sábado, 22 de junho de 2013

Poirot: Bigodes & Bengala - O Obtuário de Hercule Poirot

O Prestígio de um Personagem

Em 6 de agosto e 1975, o jornal The New York Times publicou em sua 1ª página o obituário de Poirot, como se o detective criado por Agatha Christie tivesse existido de verdade! 

Foi a primeira vez que um personagem de ficção ganhou tamanha honra no jornal.





Na manchete do The New York Times lia-se:

Hercule Poirot Morreu; Famoso Detective Belga; Hercule Poirot, o Detetive, Morre.


Diz o artigo em seu 1º parágrafo:

Hercule Poirot, o detective belga que ficou internacionalmente famoso, faleceu na Inglaterra. Sua idade era desconhecida. A notícia de sua morte, informada por Dame Agatha, não chegou a ser uma surpresa.



Hercule Poirot pintado por W. Smithson Broadhead (1888-1960) 


Junto com o artigo foi também publicado um retrato de Hercule Poirot, que fora pintado pelo britânico W. Smithson Broadhead (1888-1960) para a revista The Sketch em 1923.  

O curioso é que o livro de Agatha Christie que põe um fim a longa carreira do detective belga, Cai o Pano (Curtain), só foi lançado 2 meses depois, em 15 de outubro. 

Apesar de se tratar do falecimento de uma das figuras mais queridas e cultuadas da literature mundial, não se pode negar o bom humor por trás da iniciativa de se publicar o artigo. Além, é claro, do imenso prestígio de Hercule Poirot, que atravessou fronteiras, e, junto com ele, o reconhecimento da genialidade de sua criadora, Agatha Christie.



3 comentários:

  1. *O curioso é que o livro de Agatha Christie que põe um fim a longa carreira do detective belga, Cai o Pano (Curtain), só foi lançado 2 meses depois, em 15 de outubro. * será que Agatha comunicou ao jornal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela já havia morrido. O livro só foi publicado, a pedido dela, após sua morte. Assim, despediram-se a autora e a personagem.

      Excluir
  2. Sim, muito bem lembrado! AC escreveu a "morte" de Poirot durante a guerra. Ela temia morrer em um bombardeio a Londres e deixar seu personagem sem um fim digno. Depois de escrito o último livro, ele ficou guardado em um cofre com instruções precisas de AC par ser publicado após sua morte. Obrigada por ajudar a enriquecer meu artigo com essa informação.

    ResponderExcluir