terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

MISS MARPLE: CHÁ & BOLINHOS - Quantos anos tem Miss Marple?


Jamais pergunte a uma dama

a sua idade! 



Joan Hickson como Miss Marple


Nossa querida e esperta velhinha é geralmente descrita como uma senhora idosa. Mas.... idosa quanto exatamente?

Em O Caso do Hotel Bertram (At Bertram's Hotel), Agatha Christie nos dá algumas boas pistas.


O 1º fato é que o livro foi lançado em 1965, e, supostamente, esta é também a ocasião em que sua narrativa ocorre, já que os outros personagens e os acontecimentos estão coerentes com a década de 1960.



fachada do Hotel Bertram em Londres



O 2º fato é que a história apresenta algumas lembranças de Miss Marple, que já teria se hospedado naquele hotel havia muitos anos, aproximadamente uns 60, quando ainda era só uma mocinha - lá com seus 14 anos, talvez.

Outra passagem interessante acerca da idade de Miss Marple, já nesta segunda estada no hotel, é o que diz a personagem da história, Lady Celina, uma das hóspedes habitué do Bertram:



Olhe: garanto que aquela ali é a velha Jane Marple. Pensei que tivesse morrido anos atrás.
Parece que está com cem anos! 



Com base neste comentário, podemos perceber que neste período Miss Marple está realmente bem idosa. Porém, ainda não nos revela exatamente quantos anos teria.



Todavia, se nos atermos exclusivamente aos dados matemáticos, podemos concluir que: como quase 60 anos já haviam se passado entre sua 1ª visita ao Hotel Bertram, com aproximadamente 14 anos, e a 2ª visita, Miss Marple teria então 74 anos de idade!


Mas... esta ainda não é a resposta, pois ainda restam alguns fatos a serem esclarecidos...





Geraldine MacEwan (ao centro) como Miss Marple
e o elenco do episódio O Caso do Hotel Bertram (na série: Marple)


Um fato bem estranho



Bem, ainda só pensando em dados matemáticos, fica uma dúvida, um fato estranho:

Miss Marple, desde sua primeira aparição em Assassinato na Casa do Pastor  (The Murder at the Vicarage), em 1930, já era uma senhora idosa! Ocorre que entre 1930 e 1965 lá se passaram 45 anos!


Então, duas coisas:

1) houve algum engano em sua memória, pois já teria que ter se passado bem mais de 60 anos que ela havia estado no Bertram, para que logicamente fosse só uma mocinha na 1ª visita ao hotel.

2) A observação de Lady Celina (que ela deveria ter uns 100 anos) agora sim faz sentido, pois adicionar 45 anos a uma senhora que já era idosa, realmente a faz parecer centenária!

Logo, conclui-se que...


A verdadeira idade de uma dama
é sempre um mistério... 
                                     


********************

Você quer saber o verdadeiro motivo pelo qual Miss Marple já nasceu idosa? então lei neste blog em:






2 comentários:

  1. 1930 para 1965 são 35 anos, não 45 como foi comentado acima. No livro Assassinato na Casa do Pastor, de 1930, presume-se que Miss Marple tenha passado dos 60 anos, então no livro At Bertram's Hotel ela teria uns 95. Mas como nos livros com Poirot e Miss Marple o tempo é atemporal, é melhor não nos ligarmos nesses detalhes. Os únicos personagens que tem passagem de tempo, da juventude até a velhice, são o casal Tommy e Tuppence.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, rdecribeiro! Mas, leia por favor o artigo que eu sugiro ao final deste (A idade de Miss Marple: será que isso realmente importa?). Na verdade, o artigo acima é apenas uma introdução para o outro! A idade de Miss Marple - se mais ou menos ou perto de 100 anos - não tem a menor importância! O que realmente importa é o inteligente recurso literário do qual Agatha Christie lançou mão, e sobre o qual eu falo no 2º artigo. Depois que você o ler, aí sim eu gostaria muito de ver sua opinião. Por favor, a envie!
    PS: Quanto a Tommy e Tuppence, eu costumo falar deles na seção: Last but not Least: Outros personagens. Aqui nesta, só sobre a querida Miss Marple! (A ordem e o método de Poirot me contagiaram...)
    Abraços,
    Christy Siqueira.

    ResponderExcluir