sexta-feira, 11 de abril de 2014

Agatha & História - O Memorial: The Book


THE BOOK  IS  ON  CRANBOURN STREET

 

 


The Book é o nome de um belíssimo memorial permanente erguido em homenagem à Agatha Christie e à sua obra, e que foi inaugurado no dia 18 de novembro de 2012.
 

 

O memorial, obra do escultor Ben Twiston-Davies, fica localizado na (rua) Cranbourn St, próximo à estação de metrô Leicester Square, em Convent Garden. Mas, se você não viajará a Londres tão cedo para apreciá-lo pessoalmente, então curta esta linda homenagem à obra de nossa Rainha do Crime através das fotos que publico neste artigo.
 

 

O encerramento do memorial (veja o link para o vídeo da cerimônia ao final) também comemorou o 60° aniversario de encenação de sua peça teatral A Ratoeira, cuja estreia ocorreu em 25 de novembro 1952 no Teatro Ambassadors, e permanece em cartaz, sendo encenada atualmente no Teatro St. Martin (mais informações a respeito nos links ao final). Ambos os teatros, que são vizinhos, ficam nas proximidades do memorial.
 


 

A escolha do formato de um livro gigante se deve ao fato de Agatha Christie, de acordo com o Livro de Recordes Guinnes (Guinness Book of World Records), ser a romancista best-selling em todo o mundo, com mais de 4 bilhões de livros vendidos.
 

 

Alusivos à careira e à obra da maior escritora de crime e mistério de todos os tempos, o memorial The Book reúne vários símbolos que representam o universo criado e vivido por Agatha Christie, como, por exemplo:
 

Hercule Poirot, o magnífico detetive belga.



Detalhe de Hercule Poirot no The Book 
 


Miss Jane Marple, a esperta velhinha detetive amadora.
 
O trem Expresso do Oriente, simbolizando um de seus mistérios mais engenhosos e, consequentemente, um dos seus livros mais famosos: Assassinato no Expresso do Oriente.
 
 
Uma ratoeira servindo para prender cortinas de palco, simbolizando sua mais famosa peça teatral: A Ratoeira.
 

Uma mansão, representando uma das localizações mais recorrentes em suas obras, onde os misteriosos assassinatos ou outros crimes aconteciam, em meio a aristocracia, e onde as investigações ocorriam.
 

Uma máquina de escrever, representando a que era inseparável de Agatha Christie, e na qual se materializavam em palavras e papel as ideias fantásticas que brotavam em sua mente para os enredos de seus livros.
 

O título de vários livros de sucesso de Agatha Christie, em diferentes línguas, aludindo ao fato de suas obras serem traduzidas em dezenas de línguas e para dezenas de países.
 
 


 
 
 
 
 
 
A assinatura do escultor Ben Twiston-Davies
 
 
Informações contidas no monumento.
 

As datas de nascimento e falecimento de Agatha Christie, a Rainha do Crime.
 


O céu de Londres sobre o The Book.
 

Para saber mais:

vídeo da cerimônia de encerramento do The Book:

A Ratoeira: 60 anos – Encenação de gala (artigo deste blog)  


Nenhum comentário:

Postar um comentário