sábado, 5 de abril de 2014

PERSONAGENS que também AMAMOS - O Elegante Guarda Roupa de Miss Lemon


INCRIVELMENTE ELEGANTE!


Pauline Moran como Miss Felicity Lemon
Hercule Poirot descreve sua secretária, Miss Felicity Lemon, como sendo uma mulher:

inacreditavelmente feia e incrivelmente eficiente.

Ainda bem que a série britânica de TV Poirot corrigiu esta injustiça para sempre!

Uma das coisas que mais me chamam a atenção nos episódios de Poirot – e olha que há neles muitas coisas ótimas e merecedoras de destaque – é o elegantérrimo guarda roupa de Miss Lemon. Através do talento da bela atriz Pauline Moran e com a ajuda de uma ótima equipe de criação de figurino, a eficiente secretária esbanja charme e estilo através de lindos modelitos.




Estes modelos são típicos dos anos de 1930, época em que os episódios da série são situados (apesar de as aventuras de Poirot, nos originais, terem se iniciado no fim dos anos de 1920 e se estendido até a década de 1960)
 
Eu fico simplesmente encantada com todos aqueles trajes e acessórios, bem como com a maquiagem e os penteados de Miss Lemon, todos feitos com perfeição e simetria, exatamente como ditava a moda e os costumes daquela época. Além disso, são tão femininos e até sensuais, muito embora bastante recatados, que eu tenho a sensação de sentir até o perfume doce e forte de Channel nº5 no ar!
 



 


VESTUÁRIO  X  CRISE DE 1929:

FAÇA VOCÊ MESMA E REMENDE!





Os anos de 1930 foram marcados pela Grande Depressão: a terrível crise econômica que sucedeu a quebra da Bolsa de Wall Street em 1929. Como sempre acontece, as classes trabalhadoras foram as que mais sofreram, porém a crise foi tão devastadora que acabou atingindo a todos.

No que diz respeito ao vestuário, este período ficou conhecido como a época do faça você mesma e remende. Assim, todos os tipos de roupas eram reutilizadas, roupas gastas dos adultos eram cortadas e o tecido aproveitado para se fazer roupas para as crianças, botões e elásticos eram removidos para serem aproveitados em outras peças, e quando um item não mais podia ser reutilizado como roupa ou como outra coisa útil, o tecido era transformado em trapos para limpeza.

Este aspecto histórico em particular não é mencionado diretamente nos episódios. Em todo caso, imagino que Miss Lemon fazia como faziam todas as mulheres naquela época, a fim de continuarem vestindo-se bem ou adequadamente: costuravam elas mesmas, remendavam, reutilizavam. Seja como for, ela aparecia sempre impecável!
 


 
 

ROUPAS  &  (MUITOS) ACESSÓRIOS




Luvas, bolsas, carteiras, broches, lenços, fitas e laçarotes, xales, echarpes, boleros, lábios bem vermelhos, chapéus, casquetes, presilhas, ondas e cachinhos brilhosos e perfeitamente alinhados nos cabelos: a montagem da personagem de Miss Lemon foi feita com todo o esmero, e os números de seu guarda roupa são os seguintes:

·        26 vestidos

·        9 blusas

·        5 saias

·        6 cardigans

·        6 terninhos

·        7 casacos e jaquetas

EMBELEZANDO A CABEÇA: CHAPÉUS



Começando pelos chapéus, os quais eu particularmente adoro, notaram que todos os casacos e sobretudos de Miss Lemon possuem um chapéu na mesma cor? Tratava-se de uma necessidade naquela época que as tonalidades dos acessórios, como chapéus e luvas, sempre combinassem com a dos casacos.


Miss Lemon tem preferência por dois estilos de chapéu: aquele com um topo macio e achatado, o qual ela frequentemente usa no verão; e aquele mais clássico, de aba estreita, estilo fedora.




Ocasionalmente ela usa uma boina ou um turbante também. Em todos os casos, Miss Lemon aprecia muito os enfeites, como flores, botões ou grandes alfinetes de chapéu, ou ainda, a dobradura alinhada do topo do chapéu.



NAS ONDAS DOS CABELOS


Por baixo dos chapéus estão os cabelos! Os penteados de Miss Lemon na série Poirot podem não parecer muito atraentes para o gosto da atualidade, mas nos anos de 1930, era assim mesmo a moda. E as mulheres, naturalmente, eram consideradas lindas e arrumadas se estivessem penteadas desse jeito.


Arrumados em ondas delicadamente achatadas sobre a cabeça, presos cuidadosamente com presilhas, com cachinhos igualmente grudados sobre a testa, muitas vezes com um coque baixo na altura da nuca, e sempre com muito, mas muito gel, para que nenhum fiozinho sequer se desprenda: assim são arrumados os cabelos de Felicity Lemon.



OS MODELITOS DE MISS LEMON


Finalmente, os lindos modelos vestidos por Miss Lemon nos episódios de Poirot. São tantos os looks desfilados pela secretária ao longo da série, com tantas montagens e combinações de peças a partir do conjunto básico, que foi difícil separar apenas umas poucas para este artigo. Vários eu já fui publicando desde o início, mas agora aproveite para observar também as joias, broches, casquetes, e especialmente os lábios com batom bem vermelho.



Sempre priorizando o recato e o decoro, como convinha a uma mulher séria e eficiente como Miss Lemon, as roupas cobrem praticamente todas as partes do corpo a exceção da cabeça e das mãos - se não estiverem dentro de luvas. Ainda assim havia espaço para algumas estampas:


Os cintos, geralmente largos, marcando muito bem e definindo a cintura, bem como os pesados laçarotes sobre o peito constituíam uma de suas marcas:




O vestidinho básico de poá – aquelas bolinhas brancas sobre o fundo azul marinho – representava um ícone da mulher séria e honesta, porém sem posses ou renda e precisando trabalhar. Na verdade, o poá nunca saiu de moda e pode ser facilmente visto até hoje, em modelos mais adequados e contemporâneos, é claro, mas sempre o tradicional fundo azul com bolinhas brancas. Eu mesma tenho um vestido desses!



Para mostrar que não só de golas altas e recatados vivia Miss Lemon, um modelo acrescido do curioso acessório denominado Victoria’s shame ou recato de Vitória, que é um pedaço de tecido bem fino e rendado sobre o peito e debaixo do vestido, justamente para esconder tudo aquilo que o decote mostraria. A propósito, dizem que o nome da famosa marca de lingerie Victoria’s Secret, a qual, como sabemos, não tem nada de recatada ou tímida, foi cunhado a partir da ideia de se fazer um trocadilho com o antiquado acessório Victoria’s shame.


Por último, um elegante modelo com as luvas até os cotovelos, no melhor estilo vestido de noite. Afinal, depois de um longo dia trabalhando com alto grau de eficiência para o exigente Hercule Poirot, bem que Miss Lemon merece!




4 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada, Gabriel. Estou sempre procurando temas variados para meus artigos, porém todos dentro do universo de Agatha Christie. Este é o 1º no qual trato de moda. Logo escreverei outros.
      Abraços,
      Christy Siqueira.

      Excluir
  2. Achei as roupas dela fabulosas. Mas acho que nos livros ela aparece bem menos do que na série, aliás nunca notei ela muito nos livros, mas adoro na série. Muito bom o seu texto e as fotos escolhidas também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Carla: Miss Lemon ganhou mais importância mesmo na série. Por isso seu guarda-roupa me chamou tanto a atenção. Que bom que gostou do texto, fico muito agradecida pelos elogios!

      Excluir