terça-feira, 3 de agosto de 2021

HOMENAGEM À AGATHA CHRISTIE: MOEDA COMEMORATIVA DE 100 ANOS DE MISTÉRIOS



 


Colecionadores e apaixonados, atenção!

Sabemos que o ano de 2020 não foi fácil para ninguém no planeta, à sombra da pandemia do covid-19. Muitos planos para celebrações do centenário de Hercule Poirot e da publicação do 1º livro de Agatha Christie, “O Misterioso Caso de Styles”, tiveram que ser cancelados. Mas um projeto persistiu e se tornou realidade!

Em setembro de 2020, foi lançada uma belíssima moeda de £2 em edição limitada, comemorativa dos 100 anos de mistérios de Agatha Christie pela Royal Mint do Reino Unido, a Casa da Moeda da Rainha da Inglaterra (fundada em 886 a. D – sim, há 1135 anos!). Essa foi a primeira vez que a Rainha do Crime foi homenageada em uma moeda oficial do Reino Unido.




A moeda comemorativa dos 100 anos de mistérios de Agatha foi produzida em quatro tipos diferentes de acabamento: em ouro polido (250 exemplares), prata polida piedfort (duas vezes mais pesada que a normal – 2250 moedas), prata polida (800 peças) e o assim denominado brilliant uncirculated (consulte link abaixo sobre explicações sobre as diferenças).




Conforme o tipo de moeda, elas são adornadas com imagens alusivas aos livros de Agatha Christie e de objetos típicos de suas histórias, como o frasco de veneno e o revolver, além da caneta-tinteiro clássica, símbolo de Agatha, e uma réplica exata de sua assinatura.

A inscrição da borda traz a frase icônica “little grey cells” (pequenas células cinzentas), usada pela primeira vez pelo personagem Hercule Poirot em “O Misterioso Caso de Styles”.

Elas também apresentam peças de um quebra-cabeças, aludindo aos enredos de suas histórias, difíceis de se premeditar, repletos de pistas, reviravoltas e surpresas. O design reverso habilmente apresenta uma peça faltando no quebra-cabeça, que é um símbolo de uma narrativa de Agatha.

 




 

*  * *  * *  * *  * *  *

 

Links:

* Sobre os diferentes polimentos das moedas comemorativas:

https://collectgram.com/blog/diferencas-de-moedas-proof-uncirculated-bullion/

* Agatha Christie site oficial:

https://www.agathachristie.com/news/2020/the-royal-mint-release-an-agatha-christie-2-coin

* The Royal Mint

https://www.royalmint.com/our-coins/ranges/a

 

 


2 comentários:

  1. Muito legal! Pena que duas libras aqui no Brasil custam quase 20 reais! rsrs

    ResponderExcluir
  2. Pois é... Mas, quem sabe um dia? Seja sempre muito bem-vinda à minha Blogazine!

    ResponderExcluir