segunda-feira, 12 de maio de 2014

ENTRE ASPAS - Dia das Mães


AGATHA CHRISTIE: 

A MÃE, A FILHA, A AVÓ.


Especial: Dia das Mães



Pensando no dia das mães e em Agatha Christie, a 1ª coisa que me vem à lembrança é uma famosa frase sua, extraída do conto A Última Sessão (The Last Séance, 1926), que consegue definir o amor de mãe com toda a propriedade:
O amor de uma mãe por seu filho não se assemelha a nenhuma outra coisa no mundo. Ele não conhece qualquer lei nem piedade. Ele ousa fazer todas as coisas e esmaga sem remorsos tudo o que se interpor em seu caminho.

NÃO QUERO SER UM BRAVO SOLDADO!


Clarisse Miller, mãe de Agatha Christie
A Rainha do Crime foi uma boa filha. Sempre fala com muito carinho e admiração de sua mãe, e todos sabemos que se mudou para ficar com ela e cuidar dela em seus últimos dias de doença e sofrimento. A importância de Clarisse Miller para Agatha Christie – e talvez a própria Agatha não tenha se dado conta disso – é tanta que, conforme narra na Autobiografia, é sua mãe quem protagoniza sua primeira lembrança, ainda na Introdução, nesta divertida passagem onde podemos ver a menininha Agatha apenas sete aninhos:

A primeira lembrança que surge na minha memória é uma visão-clara de mim mesma caminhando pelas ruas de Dinard em dia de feira, com minha mãe. Um moço que carregava um grande cesto, cheio de variadas coisas, esbarrou violentamente em mim, machucando um pouco meu braço e quase me jogando ao chão. Meu braço doeu.  Comecei a chorar. Creio que tinha então aproximadamente sete anos de idade. Minha mãe, que  gostava  de  comportamentos  estóicos  em lugares públicos, chama minha atenção:
“Pense”, diz  ela,  “em  nossos  bravos  soldados  na  África  do
Sul!”
Respondi, indignada:  “Não  quero  ser  um  bravo  soldado. Quero ser uma covarde!”

A ETERNA DÚVIDA DAS MÃES


Agatha Christie com sua filha Rosalind
O tempo passou e Agatha Christie tornou-se a mãe de Rosalind, de quem cuidou com todo amor e com todas as preocupações, como fazem todas as boas mães, a qualquer tempo e em qualquer lugar do mundo. E também como todas as boas mães, nossa querida escritora não foi poupada dos sentimentos de culpa, das dúvidas e da inseguranças ao criar seus filhos, sempre  se perguntando se as coisas que fez ou disse foram as certas e se a forma como agiu foi mesmo a melhor para eles:

Penso que posso ter errado, que a melhor coisa a fazer para ajudar Rosalind teria  sido  falar  o  menos  possível  e continuar vivendo como habitualmente. Acho que essa teria sido minha reação.  Teria gostado que  não  falassem  comigo  nem comentassem  esse  doloroso  assunto.  Espero que meu modo de agir também tenha sido confortador para ela, mas nunca podemos saber o que se passa no íntimo de outra pessoa. Talvez tivesse sido mais fácil para ela se eu fosse uma mãe do tipo decidido, que a convencesse a desabafar e a consolasse. O instinto pode não ser infalível. Nosso maior desejo é  não  ferir  a  pessoa  que  amamos muito — não fazer nada que seja ruim para ela! Eu sentia que deveria saber o que fazer, mas nunca se pode ter certeza.

AFLIÇÕES DE AVÓ


Agatha Christie com seu neto Mathew
Quando Rosalind lhe deu seu neto, Mathew Prichard, Agatha Christie ficou contentíssima. Mas os tempos não eram de alegrias, mas sim de preocupações terríveis com a guerra e temor pela vida dos entes queridos. Agatha vivenciou toda a preocupação não apenas pela vida de sua filha e de seu pequeno neto, mas também pela terrível aflição que Rosalind experimentava, sendo uma jovem mãe:

Quando soava o alarme, empurrávamos Mathew, em seu carrinho, para baixo de uma sólida mesa de papier mâché, com um grosso tampo de vidro, por ser o móvel mais pesado sob o qual podíamos colocá-lo. Era angustiante para uma jovem mãe, e eu desejava ardentemente ter de volta a Winterbrook ou a Greenway House.


Porém, o destino os poupou, a guerra acabou, o tempo passou, e Agatha Christie pode experimentar bons e felizes momentos em companhia de sua família, de sua filha e de seu neto, como muito bem merecem todas as mães zelosas.


PARABÉNS A TODAS AS MÃES!
EM ESPECIAL ÀS MAMÃES QUE SÃO FÃS
DE AGATHA CHRISTIE!



Nenhum comentário:

Postar um comentário