sábado, 18 de julho de 2015

Curiosidades - OS PSIQUIATRAS, AS ENFERMEIRAS E OS OUTROS MÉDICOS DE AGATHA CHRISTIE


Além dos médicos criados por Agatha Christie, quem são os outros profissionais da

 área de saúde que aparecem em vários de seus livros? 


Laurence Harrington como Dr. Henry Morley, Dentista, em Uma Dose Mortal

  
Em um livro típico de Agatha Christie, haverá sempre, além do detetive, do criminoso e da vítima – um médico. E ainda, além do médico, é bem frequente haver outros profissionais de saúde desempenhando papeis importantes nas narrativas, como o psiquiatra, a enfermeira, o dentista, etc.

Na 1ª parte do artigo - http://agathachristieobraeautora.blogspot.com.br/2015/07/curiosidades-os-medicos-de-agatha.html - constam somente os médicos, conforme a classificação que propus:


1- OS MÉDICOS:

- AMIGOS OU COLEGAS DE OUTRO PERSONAGEM
- PERSONAGEM PRINCIPAL OU IMPORTANTE
- SIMPLESMENTE MÉDICO

Nesta 2º parte do artigo, reúno estes outros profissionais da área médica, os quais às vezes estão lá apenas para desempenhar suas funções de trabalho, às vezes para fazerem algo mais...

2- AS ENFERMEIRAS
3- OS PSIQUIATRAS
4- OUTROS PROFISSIONAIS DA ÁREA MÉDICA



*  *  *  *  *  *  *  *  *  *



2- AS ENFERMEIRAS DE AGATHA CHRISTIE



A Hydra Lernean em Os Trabalhos de Hercule – Enfermeira Harrison

Uma mulher de  modos calmos, a Enfermeira Harrison acreditava que a Srª Oldfield exagerava em seus problemas gástricos. Também suspeitava que foi a empregada Beatrice quem começou os rumores de que o Dr. Oldfield havia envenenado sua esposa.



Marion O'Dwyer como Enfermeira Eileen O'Brien em Cipreste Triste


Cipreste Triste:

- Enfermeira Eileen O'Brien

Ela tem um sotaque tão forte que se pode cortá-lo com uma faca! – disse Elinor, a sobrinha da Srª Welman sobre a Enfermeira O’Brian. Já o Dr. Lord a descreveu como meio mentirosa. A mulher de rosto sardento cuidava da Srª Welman, uma viúva muito rica, mas foi entrevistada por Poirot sobre o assassinato de Mary Gerrard.


 - Enfermeira Jessie Hopkins

Descrita pelo Dr. Lord como uma mulher sensata e perspicaz, a enfermeira de meia idade de Maidensdorf vinha todas as manhãs ajudar Laura Welman com sua toalete matinal, além de outras coisas. Ela também comeu dos sanduiches preparados por Elinor e que foram mortais para Mary.


O Gerânio Azul - Enfermeira Copling

A velha enfermeira ficou arrasada com a morte da Srª Pritchard, mesmo após uma cartomante ter avisado à inválida senhora para tomar cuidado.


Os Crimes ABC - Enfermeira Capstick

A enfermeira Capstick era responsável por cuidar de Lady Clarke, que estava diagnosticada com um câncer incurável.



Georgina Sowerby como Enfermeira Amy Leatheran em Morte na Mesopotâmia


Morte na Mesopotâmia - Enfermeira Amy Leatheran

Narradora da estória, ela foi requisitada pelo Dr. Reilly para transcrever os eventos ocorridos no Iraque, além de ter sido contratada pelo Dr. Leidner para cuidar de sua esposa Louise. Também ajudou Poirot nas investigações dos assassinatos de duas pessoa.


Mistério em Sittaford - Enfermeira Davis

Ela era a enfermeira de Jennifer Gardner, irmã do falecido Capitão Trevelyan, e estava preocupada com o estado da Srª Gardner.


Um Pressentimento Funesto:

-  Enfermeira O'Keefe

Ela cuidava da tia de Tommy Baresford, Tia Ada, de quem ganhou um casaco de pele como presente de agradecimento.

- Enfermeira Packard

Uma mulher de seus cinquenta anos de idade, a Enfermeira Packard era a chefe do Asilo Sunny Ridge, e parecia não ter noção do mal que rondava o asilo.



3- OS PSIQUIATRAS DE AGATHA CHRISTIE



Os Crimes ABC - Dr. Thompson

Dr. Thompson, um agradável homem de meia idade,  era um famoso médico especializado no tratamento de doenças mentais, o qual acreditava que o assassino sofria de um peculiar complexo de alfabeto.


Passageiro para Frankfurt - Dr. Reichardt

Dr. Reichardt tinha o hábito de dizer Ach, so, que em alemão significa Ah, pois não. Ele era o diretor de um grande instituto para tratamento de doentes mentais, em especial aqueles sofrendo de megalomania. A ironia de Agatha Christie fica por conta de ele contar que seu hospital foi visitado pelo próprio Adolf Hitler, que escolheu um dos pacientes para ser seu substituto.


Por que não pediram a Evans? -  Dr. Jasper Nicholson

O médico canadense dirige uma clínica para adictos e pessoas com problemas nervosos. Marido de Moira Nicholson, o médico torna-se um suspeito aos olhos de Frankie Derwent e Bobby Jones porque dirige um carro suspeito: um Talbot azul escuro.


Um Crime Adormecido - Dr. Penrose

Psiquiatra de Kelvin Halliday, Dr. Penrose era o diretor da casa de repouso Saltmarsh House. Quando visitou o médico para se informar sobre o suicídio de seu pai, Gwenda Reed achou que o próprio médico parecia um pouco louco.


Um Destino Ignorado - Dr. Rubec

O médico suiço fez uma série de exames psicológicos de rotina com Hilary Craven. Quando ela perguntou sobre a Suiça, ele lhe confidenciou que não havia nascido para ser um home de família.


Um Passe de Mágica - Dr. Maverick

Psiquiatra chefe de Stonygates, clínica para meninos delinquentes fundada por Gulbrandsen, o Dr. Maverick tinha muitas esperanças de que Edgar Lawson progrediria bem e poderia retornar à sociedade.


Tragédia em três atos - Sir Bartholomew Strange

Médico especialista em distúrbios nervosos, o homem de cabelos grisalhos morreu de repente envenenado por nicotina durante um jantar com amigos em sua própria casa em Yorkshire.



4- OUTROS PROFISSIONAIS DA ÁREA MÉDICA



O Cavalo Amarelo – Farmacêutico Zachariah Osborne

Proprietário de uma farmácia próxima onde o Padre Gorman havia morrido, o farmacêutico de meia idade, careca e de óculos, forneceu informações preciosas sobre o suspeito de assassinato à polícia.


Morte nas Nuvens – Dr. Norman Gale, Dentista

Dentista à procura de novos instrumentos dentários em Paris, o Dr. Gale estava a bordo do Prometheus quando Madame Giselle foi assassinada. Dr. Gale se apaixona pela passageira Jane Grey e se junta a ela e a Poirot nas investigações do assassinato.


Uma Dose Mortal - Dr. Henry Morley, Dentista


Irmão de Georgina e sócio de Dr. Reilly, Dr. Morley era o dentista de Poirot. Ele foi encontrado morto com um tiro na cabeça.



2 comentários:

  1. Obrigado por esse blog, sou muito fã da rainha do crime e teimo em ser escritor iniciante, vou pesquisar tudo desse blog !

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Francisco! Fico feliz que tenha gostado de minha blogazine. Seja sempre bem-vindo.

    ResponderExcluir