sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

LIVROS & ENTRELINHAS - Agatha como Mary Westmacott


A Descoberta de  MARY   WESTMACOTT 




Neste blog, eu me dedico a escrever crônicas e a compartilhar informações sobre a obra e o universo de Agatha Christie, especialmente em relação aos romances de crime, detetives e mistério.

Porém, todos nós sabemos que Dame Agatha também publicou outros 6 livros, envolvendo temas diferentes daqueles policias, sob o pseudônimo de Mary Westmacott, também muito bons, por sinal.

Ora, se uma pessoa lança mão de um pseudônimo é porque deseja ficar incógnita, certo? No caso de Agatha Christie, então, que não apenas já era muito famosa pelos romances de crime e mistério e tinha seu nome intimamente ligado eles, mas também, que era uma pessoa tímida, avessa a entrevistas e holofotes, tenho certeza de que este anonimato em especial lhe era muito importante e grato.


NÃO se PODE GUARDAR um SEGREDO

para SEMPRE


Porém, nós sabemos muito bem como são os fãs, não é mesmo? Imagine que coisa fantástica seria descobrir que aquela escritora tão conhecida e celebrada possuía uma segunda identidade literária!

E foi exatamente isso que aconteceu. Depois de 20 anos nos quais o pseudônimo de Mary Westmacott permaneceu em segredo, um jornalista do Sunday Times de Londres causou um certo furor em 1949 ao descobrir, por acaso, que ela era na verdade a grande e famosa Rainha do Mistério. Naquela época, Mary Westmacott já havia publicado 4 romances, e, apesar de ter sua verdadeira identidade revelada ao público,  Agatha Christie ainda escreveu mais 2 livros sob o pseudônimo.



UMA VEZ TALENTOSA, SEMPRE TALENTOSA! 






É fato largamente conhecido que Dame Agatha domina com maestria a arte de escrever, sejam romances de crime e mistério ou outros gêneros. Prova disso é que seu livro Absent in the Spring (Ausente na Primavera), sob o nome de Mary Westmacott, foi muito bem recebido pela crítica. E note que àquela época, o segredo de sua verdadeira identidade ainda não tinha sido descoberto. Curioso sobre este livro é que ele foi escrito em apenas 3 dias, durante um final de semana.












Outro livro de Mary Westmacott apresenta um fato curioso. Trata-se de Unfinished Portrait (Retrato Inacabado), publicado em 1934, por está ligado ao famoso desaparecimento de Agatha Christie por 11 dias poucos anos antes, em 1926. (Para saber mais sobre o estranho desaparecimento neste blog, clique em: http://agathachristieobraeautora.blogspot.com.br/2013/06/segunda-e-dia-de-noticias-novidades.html )

Especula-se que a estória narrada no livro oferece pistas relevantes acerca do abalo emocional pelo qual a escritora passou na vida real no período anterior ao seu desaparecimento. No romance, a personagem Celia, uma escritora fortemente abalada pelo pedido de divórcio de seu marido, chega a pensar em cometer suicídio.

Pura coincidência? Ninguém sabe ao certo, mas muitas teorias a respeito já foram tecidas.




Você já leu algum de seus livros como Mary Westmacott? O que achou? Compartilhe sua opinião!

Lista dos livros de Agatha Christie sob o pseudônimo de Mary Westmacott:




Giant’s Bread

Unfinished Portrait

Absent in the Spring

The Rose and the Yew Tree

A Daughter’s a Daughter

The Burden


2 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog, também sou fã da Agatha, estou lendo os livros dela na ordem de lançamento!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada! E seja sempre muito bem-vinde à minha Blogazine!

    ResponderExcluir