sexta-feira, 21 de junho de 2013

Poirot: Bigodes & Bengala - Onde mora Poirot?


A residência de Hercule Poirot




Florin Court, também conhecido como Poirot's Whitehaven Mansions


Nos livros de Agatha Christie, Hercule Poirot reside na Farraway Street nº 14, Londres, enquanto que a popular série de TV inglesa Poirot, apresenta Whitehaven Mansions como a residência do famoso detetive belga. Na verdade, trata-se do prédio residencial denominado Florin Court, que acabou tornando-se mais conhecido como as Mansões Whitehaven de Poirot. 

De qualquer modo, a ideia geral do apartamento onde Poirot mora foi mantida no seriado. Basta lembrarmos de sua descrição feita por Agatha Christie em A Morte da Senhora McGinty:

Ele tinha orgulho de sua casa. Um edifício esplendidamente simétrico! O elevador levou-o até o terceiro andar, onde tinha um apartamento grande e luxuoso, com impecáveis objetos cromados, poltronas quadradas e ornamentos severamente retangulares. 




Charterhouse Square, Londres


O imponente edifício situa-se-se na Charterhouse Square, em Londres, na parte Leste da praça, em uma área verde e tranquila, embora seja cercado por vários outros prédios. Perto dali, um pouco mais ao Norte, na região conhecida como London Wall, ficam o Museu de Londres e o Barbican Centre, que é a casa da Orquestra Sinfônica de Londres e da Royal Shakespeare Company
  






Um detalhe, porém, se diverge daquela descrição acima do apartamento de Hercule Poirot:

Podia-se dizer sem susto que não havia uma só curva em todo o local.

O detetive, metódico ao extremo, não apreciava muito as curvas ou o excesso de arte. Todavia, o Florin Court foi construído no melhor estilo art deco, e suas formas arredondadas se sobressaem em sua estrutura. Internamente, a paleta de cores suaves, típica deste estilo de época, muito provavelmente agradariam e muito ao gosto de Hercule Poirot, entretanto. 

O teto abriga um jardim com simpáticas mesinhas para o chá da tarde nos dias mornos de verão. Já em seu porão há uma bela piscina, como se pode ver na foto abaixo. Hum... será que você consegue imaginar Hercule Poirot banhando-se nela?  






Ou ainda, o detetive vivendo por ali, por vezes caminhando pelos arredores, pelos gramados da praça em frente, por outras, em seu apartamento, totalmente absorto em resolver seus casos, colocando suas famosas células cinzentas para trabalhar. Bem, estas duas últimas cenas me são mais fáceis de imaginar do que Poirot tomando um banho de piscina, confesso!

   

Charterhouse Square, Londres
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário