quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

AGATHA & HISTÓRIA - A Importância do Cel. Archibald Christie


Quem foi Archibald Christie, o 1º marido de Agatha Christie e pai de sua única filha, Rosalind?


Archibald Christie em 1915


Não sei quanto a vocês, mas à medida que fui conhecendo a história de Agatha Christie e gostando dela, eu fui também paralelamente desenvolvendo uma – eh, como direi – antipatia pelo Coronel Archibald Christie, seu primeiro marido. Será que sou a única?

Todavia, a verdade é que Archie Christie teve seu valor na vida de Agatha – e não estou falando apenas por ter-lhe dado o sobrenome com o qual ela se tornou mundialmente famosa, ou de ser o pai de sua única filha, Rosalind. A própria Agatha reconhece sua importância na Autobiografia. Sendo assim, por que, então, nós não podemos ser só um pouquinho compreensivos com ele?


AFINAL, QUEM FOI ARCHIBALD CHRISTIE?



Grand Hotel, em Torquay, Riviera Inglesa, onde Agatha e Archie passaram a lua de mel.


Um homem alto, de cabelos louros e encaracolados, com um nariz bastante interessante, voltado para cima, não para baixo, e uma grande dose de autoconfiança descuidadaassim descreve Agatha Christie o jovem Archibald, um oficial bem arrojado da Royal Flying Corps. Archie e Agatha se conheceram em um baile para os jovens do exército estacionados em Exeter, e, é claro, dançaram várias vezes e se divertiram muito no baile.

Eles se viram diversas vezes depois disso, e, após alguns meses, se casaram em dezembro de 1914, na véspera de Natal. Porém, pouco depois ele teve que ir para a França a serviço e Agatha ficou em sua casa em Torquay, juntando-se ao Volunteer Aid Detachment e trabalhando como voluntária de guerra no dispensário do hospital.



CASADA  E  FELIZ


Agatha Christie e sua filha Rosalind


Algum tempo depois, em 1919, nasceu Rosalind, sua filha. Agatha dizia que o marido era louco por Rosalind, e que os dois pareciam se entender melhor do que Agatha e a filha.

Por ocasião da publicação de seu segundo livro, O Inimigo Secreto, em 1922, Archie estava trabalhando em uma firma em Londres e os livros publicados por Agatha começavam a fazer sucesso. O casal vivia então uma vida boa e harmoniosa. Agatha se descreve neste período como casada e feliz.



VIAJANDO  PELO  MUNDO


Archie e Agatha em viajem pelo Havaí


Em 1924, Archie recebeu um convite de seu ex-professor, o Major Belcher, então diretor do British Empire Mission, para viajar a diversos países como seu gerente de negócios. Foi então que o casal Christie embarcou numa viagem de 10 meses pelo mundo, passando pelo Canadá, Havaí, Nova Zelândia, Austrália e África do Sul.

Foi uma das coisas mais excitantes que jamais aconteceu comigo, disse Agatha sobre esta viagem. Ela aprendeu a surfar no Havaí, vivenciou os costumes locais e exóticos da Oceania e da África, conheceu dezenas de pessoas interessantes e locais inesquecíveis. De fato, os dois se divertiram muito nesta época!



A  STYLES  PARTICULAR  DE  AGATHA



casa de Agatha e Archie - batizada como Styles


Em 1925, eles compraram sua primeira casa, a qual deram o nome de Styles House, é claro, em homenagem à casa de seu 1º livro. O que mais agradou a Archie foi que a casa localizava-se próxima a um campo de golfe, o East Croydon

Ambos gostavam muito de jogar golfe, e Agatha chegou a ganhar uma competição certa vez, embora se descrevesse como menos apreciadora do jogo que seu marido. Seu livro Assassinato em um Campo de Golfe, publicado em 1923, traz a seguinte dedicatória feita a Archie: Para meu marido, um grande entusiasta das estórias de detetive, e com quem eu estou em divida por tanta ajuda com conselhos e criticas.



GOLFE – JOGO  OU  RELIGIÃO?





O golfe era religiosamente praticado por Archie nos finais de semana. Agatha chegou a comentar sobre a obsessão do marido dizendo que ele a levava tão a sério que poderia ter sido sua religião. Ela começou a achar que Archie se interessava mais pelo jogo do que pela família, e a paixão do marido pelo glofe a perturbava.

O relacionamento do casal estava começando a ser abalado, e o golfe recebeu boa parcela da culpa.



DESENTENDIMENTOS,  VIAGEM, DOENÇA  EM  FAMÍLIA


Clarissa Miller, a mãe de Agatha Christie

Agatha viajou para a Córsega sem Archie a fim de pensar e de se afastar daquela atmosfera de animosidade entre o casal. Mas sua mãe, Clara, ficou gravemente doente com bronquite e Agatha voltou para ficar ao lado da mãe até seu falecimento, pouco tempo depois.

Mas Archie, como descreveu Agatha, detestava doenças, mortes e problemas, e preferiu não participar em nada da enfermidade ou dos cuidados com a sogra, deixando Agatha sozinha cuidando da mãe doente. Ele chegou a sugerir que todos viajassem para a Espanha, mas Agatha se recusou a ir e Archie ficou em Londres.



AMOR: QUE SEJA ETERNO ENQUANTO DURE


Agatha e Archibald Christie



É por causa da atitude de Archie por ocasião da doença e morte de Clara, a mãe de Agatha, reforçada pelo próprio relato de Agatha na Autobiografia, que eu – e imagino que muitas outras pessoas – antipatizamos com Archie. 

É claro que nossa antipatia é proporcional ao nosso amor por Agatha Christie. Mas o fato é que, por um bom período de tempo, Archie Christie fez nossa querida Agatha feliz. E, no final das contas, é isso que importa, não é mesmo? Afinal, ninguém é perfeito! 


3 comentários:

  1. Eu particularmente não tenho nenhuma antipatia pelos maridos da Agatha, nem muito interesse em sua vida pessoal, grande parte do que dizem sobre ele não passam de suposições e uma boa dose de ódio infundado. O que eu gostaria de entender é porque muitas pessoas se envolvem tanto na vida de seus ídolos, odeiam pessoas que não conheceram, ameaçam escritores que ousaram utilizar seus personagens após sua morte e etc, esquecem até dos problemas que tem em casa, muitas vezes iguais ou piores que o do seus ídolos, acho muito estranho mesmo. Parabéns pelo texto e que Archibald descanse em paz e não tenha sua memória insultada e sua reputação manchada por pessoas que nem o conheceram.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Dio Xavier! Sua participação e seus comentários enriquecem minha blogazine. Seja sempre bem vindo!

    ResponderExcluir
  3. De fato, Mr. Christie me é tremendamente antipático!

    ResponderExcluir