sábado, 5 de julho de 2014

Curiosidades - O QUE ANDAM FALANDO DE NOSSA AGATHA POR AÍ?


ALGUNS  NÃO  GOSTAM  DELA,  

MAS  A  MAIORIA  A  ADORA!


Muitos sites já se ocuparam em listar frases interessantes ou engraçadas de Hercule Poirot ou de Miss Jane Marple, ou ainda frases que seriam atribuídas à própria Agatha Christie - embora haja muitas até bem populares, mas que na verdade jamais foram ditas pela nossa Rainha do Crime. 

Bem, sob esta perspectiva de frases interessantes, eu resolvi começar por um outro viés: o que alguns outros escritores ou jornalistas conhecidos e conceituados andaram falando a respeito de Agatha Christie? Vejam só o que eu descobri:


Barbara Bothwell

Agatha Christie chamava seus livros de “estorinhas”. Uma boa estorinha pode ser uma leitura bem agradável.

Barbara Bothwell, romancista inglesa, autora de livros de mistério e suspense.






Dylan Thomas

A poesia não é a coisa mais importante na vida. Eu prefiro muito mais relaxar em uma banheira quente lendo Agatha Christie e chupando balas.

Dylan Thomas, poeta e romancista nascido no País de Gales e falecido em 1953, considerado por muito o mais influente poeta do século XX.





Alexander McCall Smith

“As mulheres são pessoas que sabem o que está acontecendo”, disse ela calmamente. “Elas são as que tem olhos. Você nunca ouviu falar em Agatha Christie?”

Alexander McCall Smith, em um trecho de seu livro: The No. 1 Ladies’ Detective Agency. Nascido no Zimbábue, é professor emérito de medicina legal na Universidade de Edimburgo, Escócia, e também romancista de mistério e suspense, literatura e ficção, e livros infantis, famoso pela série de livros The No. 1 Ladies’ Detective Agency.





Connie Willis

Aprendi tudo que sei sobre enredo com Dame Agatha.

Connie Willis, nascida nos Estados Unidos, escritora de romances de ficção científica e fantasia.





Sarah Sheridan

Quando você pensa no período em que os romances policiais de Agatha Christie foram escritos, eles são realmente bem avançados para a época.

História era minha matéria favorita na escola, e em meu tempo livre eu lia romances históricos vorazmente, de Heidi a Scarlet Pimpernel, de George Heyer a Agatha Christie.

Sarah Sheridan, nascida na Escócia, romancista de mistério e suspense, ficção histórica, e livros infantis.





Christopher Hitchens

Deve haver alguma conexão entre a nulidade da prosa de Agatha Christie e a tendência de seus detetives a associarem o judaísmo a um simtoma de crime.

Christopher Hitchens, em seu livro de memória Hitch-22: A Memoir, nascido na Inglaterra e falecido em 2011, jornalista e crítico literário, político radical de esquerda, escrevia para a revista Vanity Fair, (e obviamente detestava Agatha Christie!)



****************************



2 comentários:

  1. Eu descobrir a literatura de Agatha anos atrás, não me lembro bem,mas alguém me emprestou um livro seu para ler, fique encantada e simplesmente me apaixonei por essa maravilhosa escritora. Já tinha pesquisado sites para conhecer melhor sua trajetória,mas só tinha em inglês, infelizmente não sei muito essa língua, fiquei muito feliz ao descobrir esse blog. Meu maior sonho é poder ler todas as obras dessa divina escritora.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha! Sim, você conseguirá ler todos, pois a obra dela é bem fácil de encontrar. Há muitas edições por aí.

    ResponderExcluir