sexta-feira, 27 de junho de 2014

MISS MARPLE: CHÁ & BOLINHOS - OS VIZINHOS DE MISS MARPLE


SOMOS   MUITO   PACATOS   EM   ST.   MARY   MEAD 



A casa de Miss Marple em St. Mary Mead


Como é tão adorável e tranquila a Vila de St. Mary Mead! A aldeia onde mora Miss Jane Marple, localizada em algum lugar no interior da Inglaterra, exala perfume de flores e soa ao chiado de besouros e a brisa suave, passeando pelos galhos dos arbustos. Suas casas, separadas por sebes verdejantes ou as cercas de madeira pintadas de branco, com janelinhas coloridas, telhados avermelhados e chaminés, os canteiros e jardins, as ruelas de terra batida por onde quase não passam automóveis, a vida cotidiana de seus moradores, ocupados com os afazeres domésticos, e somente interrompidos aos domingos para a missa: tudo parece tão calmo e simples, e as pessoas tão amigáveis e comuns. Hum, será mesmo?


mapa da vizinhança de St. Mary Mead

Sobre seu vilarejo, disse Miss Marple certa vez:

Somos todos muito pacatos em St. Mary Mead, mas as pessoas pacatas são capazes às vezes de fazer as coisas mais surpreendentes!

Com absoluta certeza! – E  a começar por ela mesma, a surpreendente e esperta velhinha detetive criada por Agatha Christie.

E quanto aos outros moradores pacatos – porém muitas vezes surpreendentes – desta simpática vila do interior britânico? Em muitas de suas aventuras, Miss Marple está acompanhada por algum de seus vizinhos, especialmente, é claro, quando os crimes e mistérios ocorrem na própria nem sempre tão tranquila St. Mary Mead. Eis os vizinhos de Miss Jane Marple:



Mrs. Dolly Bantry


 Joanna Lumley como Dolly Bantry

Ela é sem dúvidas a melhor amiga de Miss Marple. Era casada com o Coronel Arthur Bantry, que vem a falecer, e que também era um bom amigo de Miss Marple. Moravam em Gossington Hall, mas após ter ficado viúva, Dolly Bantry vende a mansão e muda-se para uma pequena casa bem próximo, enquanto que a famosa estrela do cinema Marina Gregg vai morar lá e acaba se envolvendo em um assassinato. Dolly Bantry é apaixonada por jardinagem e nutre profunda admiração pela inteligência de sua amiga. Juntas, envolvem-se na solução de vários mistérios.


Coronel Arthur Bantry

James Fox como Coronel Arthur Bantry

Marido de Dolly Bantry, morava com a esposa na mansão Gossington Hall. Como eram ambos fãs de estórias de mistério, organizavam em sua casa a reunião do Clube Noturno de Terça Feira, quando o grupo compartilhava mistérios e tentava resolvê-los. Até que certa vez, o corpo de uma mulher assassinada de verdade foi encontrado em sua biblioteca!



Reverendo Leonard Clement

Tim McInnerny como Reverend Leonard Clement


O pastor de St. Mary Mead, um solteirão convicto, acaba encontrando o amor e se casando com Griselda, vinte anos mais nova do que ele, e com quem tem dois filhos. Ele é amigo e confidente de Miss Marple, um marido devotado e muito querido por todos no vilarejo.



Griselda Clement

Rachael Stirling como Griselda Clement

A esposa do pastor de St. Mary Mead, vinte anos mais nova, muito bonita e cheia de vida, e apaixonada pelo marido. Após seu falecimento, Griselda continua morando no Vicariato e com o tempo torna-se uma grande amiga de Miss Marple, a quem convida todos os Natais para o jantar.


Dr. Haydock

Michael Browning  como Doctor Haydock

Um dos moradores mais antigos de St. Mary Mead, Dr. Haydock é não apenas o médico de Miss Marple, como da maioria dos habitantes do vilarejo, além de ser o médico da polícia local. Ele acedita que o comportamento criminoso é o resultado de uma desfunção física. Quando está para se aposentar, ele passa seu trabalho para seu assistente, Dr. Sandford, o qual é recebido com desconfiança pelos pacientes, inclusive Miss Marple.


Mrs. Martha Price-Ridley

Miriam Margolyes como Mrs Price-Ridley

Todos os rumores tem que começar com alguém, não é mesmo? Em St. Mary Mead, eles geralmente vêm de Mrs. Price-Ridley e de sua língua venenosa e afiada. A viúva rica e fofoqueira não se preocupa com quem poderá ofender ou  prejudicar: seu único compromisso é com a intriga, e quanto mais maldosa, melhor!


Miss Caroline Wetherby


Kathleen Bidmead como  Miss Wetherby

Todo vilarejo que se preze precisa possuir um pequeno grupo de fofoqueiras. Miss Wetherby integra este time, juntamente com sua compnaheira de intrigas, Miss Amanda Hartnell. Frequentemente, elas são vistas falando sobre os assuntos e as pessoas de St. Mary Mead, ainda que não tenham nada a ver com o caso. Eventualmente, Miss Wetherby falece e sua casa passa a ser ocupada pelo gerente do banco e sua família.


Miss Amanda Hartnell

Barbara Hicks  como Miss Hartnell

Vizinha da esquerda de Miss Marple, Miss Hartnell tem na fofoca sobre os habitantes de St. Mary Mead seu passatempo predileto, especialmente se puder conjecturar sobre os assuntos alheios com sua amiga, Miss Wetherby. Falar da vida dos outros lhe deixa especialmente excitada, e mesmo após o falecimento da amiga, Miss Hartnell não pôde evitar continuar fazendo suas intrigas, ainda que velha e já quase sem fôlego.


Lawrence Redding

Jason Flemyng  como Lawrence Redding

O jovem pintor mudou-se para St. Mary Mead em busca de uma nova vida. Atraente, ele se envolve com as jovens mulheres de modo leviano, o que acaba lhe trazendo problemas. O bondoso Reverendo Clement cede a Mr. Redding uma pequena casa na propriedade do vicariato para que utilize como estúdio e possa trabalhar.


Estelle Lestrange


Norma West como Mrs Lestrange

A misteriosa mulher de atitudes enigmáticas mudou-se para St. Mary Mead por um motive o qual ninguém sabe direito qual é. Mas é claro que Miss Marple descobriu! E, como não era lá uma razão muito honesta, Estelle Lestrange acaba indo embora.



Coronel Lucius Protheroe


Robert Lang como Colonel Protheroe

Proprietário de Old Hall e o magistrado do vilarejo, o Coronel era um homem desagradável e cheio de inimigos. Não é a toa que aparece morto no escritório do vigário! Anos depois, Old Hall foi dividida em quatro apartamentos, e quando as joias de um deles foram roubadas, coube a Miss Marple solucionar o crime. 


2 comentários: