sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Entre Aspas - QUANDO AGATHA CONHECEU O PRÍNCIPE EDDY DA INGLATERRA





Príncipe Edward VIII da Inglaterra



“Fui para a cama alimentando o sonho de, um dia, casar com o príncipe Eddy.”

Agatha Christie



Ah, o amor! Em especial o amor romântico e inocente no coraçãozinho de uma menina de 6 anos.

Agatha Christie teve a chance de conhecer o jovem príncipe Eddy – Príncipe Edward VIII, o filho mais velho do Rei George V e da Rainha Mary – e, é claro, se apaixonou por ele. Chegou a imaginar modos fantásticos de conhecê-lo, típicos dos mais irreais romances de aventura, no qual ela lhe salvava a vida e, assim, recebia o consentimento para se casar com ele. É o que ela nos conta no trecho da Autobiografia que destaco hoje.

A propósito, o príncipe Edward foi aquele que reinou de janeiro a dezembro de 1936, e abdicou do trono justamente por amor! Quem assumiu o trono foi seu irmão, George VI, o pai da Rainha Elizabeth e portanto o avô do Príncipe Charles e bisavô do Príncipe William.




O Príncipe Edward com sua amanda Wallis Simpson



Mas, lá no passado, o romântico Príncipe Eddy de Agatha Christie abdicou do trono porque quis se casar com a norte-americana Wallis Simpson (a mulher mais sortuda do mundo!), contrariando as regras da monarquia e as convenções sociais. Acontece que sua amada não apenas era uma plebeia de outra nacionalidade, mas era divorciada do 1º casamento e estava ainda em processo de divórcio do 2º. Mas o apaixonado príncipe não desistiu dela – desistiu, isso sim, de um reino inteiro por ela!

Ah, o amor...



* * * * * * * * * * * * * * * *



[excerto da Autobiografia de Agatha Christie]
 

Não foi em Manchester que vi pantomimas pela primeira vez. Foi no Drury Lane, aonde vovó me levou. Dan Leno fazia Mamãe- Ganso. Ainda me lembro muito bem dessa pantomima.



Passadas algumas semanas, eu ainda sonhava com Dan Leno. Achava-o a pessoa mais maravilhosa que jamais vira. E, na noite em que o vi representar, sucedeu um incidente interessante. 




Príncipe Edward VIII quando criança



Os dois principezinhos estavam assistindo à pantomima no camarote real. O príncipe Eddy*, como lhe chamávamos, deixou cair seu programa e o binóculo de teatro. Caíram na platéia, pertinho de nossos lugares e — oh!, delícia — não foi o camareiro, mas o próprio príncipe Eddy que veio apanhá-los, pedindo desculpas, muito cortês, e dizendo que esperava não ter machucado ninguém.

Nessa noite, fui para a cama alimentando o sonho de, um dia, casar com o príncipe Eddy. Primeiro, talvez pudesse salvar-lhe a vida, quando estivesse se afogando... A rainha, reconhecida, daria seu real consentimento.



 
Príncipe Edward VIII jovem


 Ou talvez acontecesse um acidente — o príncipe estaria se esvaindo em sangue e eu daria o meu para uma transfusão. Então, eu seria feita condessa — como a condessa Torby —, e o príncipe faria um casamento morganático. Mesmo aos seis anos, esse sonho era fantástico demais para poder durar...


...........................................

*Príncipe Edward VIII  (23 jun. 1894 – 28 maio 1972)





Nenhum comentário:

Postar um comentário