quinta-feira, 14 de abril de 2016

LIVROS & ENTRELINHAS - OS TOP 5 VENENOS FAVORITOS DE AGATHA CHRISTIE




AGATHA CHRISTIE: RAINHA DOS VENENOS 
(parte 1)



Posso inventar a qualquer hora um crime melhor do que qualquer coisa tirada da realidade. Nunca me faltaram ideias pra uma trama. E as pessoas que leem meus livros gostam de venenos que não deixam vestígio.

(Mrs. Oliver em Cartas na Mesa)







Agatha Christie matou suas vitimas de diversas formas diferentes, mas nenhuma delas foi tão frequente a ponto de ficar eternamente associada à imagem da escritora como a morte por envenenamento. Também pudera! Agatha trabalhou durante a guerra em um dispensário médico, organizando e anotando remédios e outras substâncias químicas, o que aguçou sua curiosidade acerca de venenos e seus usos e origens.

Em seus livros, os assassinos lançam mão de venenos com certa facilidade. Quando não são substâncias disponíveis em seu trabalho, são facilmente encontrados na dispensa da casa ou no armário de material de limpeza, ou ainda no jardim. Além disso, Agatha era uma dama e, convenhamos: a morte através de envenenamento é, digamos, muito mais elegante – sem sujeira, sangue, membros decepados e coisas horrorosas assim.







Lançado recentemente, o livro A is for Arsenic (“A” de Arsênico) da Dra. Kathryn Harkup elenca um veneno utilizado por Agatha Christie em suas obras para cada letra do alfabeto. Porém, nós sabemos que a Rainha do Crime utilizou muito mais venenos do que as 26 letras do alfabeto inglês.

Assim, me lancei na pesquisa sobre todos os elementos envenenadores utilizados por Agatha Christie em sua obra. Dividi o resultado de minha pesquisa em 5 artigos:



Parte 1 – Os TOP 5 venenos mais utilizados por Agatha Christie



Parte 2 – Os venenos que não são comuns de serem usados como arma de assassinato e os venenos curiosos ou inusitados
http://agathachristieobraeautora.blogspot.com/2016/04/curiosidades-inusitados-ou-incomuns-os.html


Parte 3 – Os medicamentos que podem ser mortais
http://agathachristieobraeautora.blogspot.com/2016/04/livros-entrelinhas-os-remedios.html


Parte 4 – As plantas perigosamente venenosas e a polêmica dos venenos que teriam sido inventados por Agatha Christie 
https://agathachristieobraeautora.blogspot.com/2016/05/curiosidades-o-jardim-de-venenos-de.html

Parte 5 – Os demais venenos utilizados por Agatha Christie e as histórias em que o veneno não foi informado
http://agathachristieobraeautora.blogspot.com/2016/05/livros-entrelinhas-o-fascinante-e.html




Nesta 1ª parte, apresento os 5 venenos prediletos de Agatha Christie para liquidar suas vitimas, uma vez que foram os mais frequentemente utilizados.





OS  5  VENENOS  FAVORITOS  DE  AGATHA  CHRISTIE:

VENENOS  CLÁSSICOS




Nº 1 – CIANURETO






 — Eu estava aturdido, quando tudo aconteceu... completamente arrasado. Simplesmente aceitei o veredicto, no inquérito. Rosemary havia tido uma gripe, estava deprimida... Ninguém suspeitou de nada, além de suicídio — o veneno foi encontrado em sua bolsa, percebe?
Cianureto.

— Ah, sim, lembro-me agora... Ela o tomou com champanha.

(Um Brinde de Cianureto)


Cianureto ou cianeto foi o veneno favorito de Agatha Christie para matar suas vitimas: acabou com a vida de personagens em 13 histórias, chegando, inclusive, à honra de constar no título de uma delas – Um Drinque de Cianureto. Derivado das sementes de plantas da família Prumus, pode constar na forma de acido prússico ou como potássio. É muito eficaz, pois em alta concentração o veneno leva à morte em poucos minutos.

Foi utilizado em: Noite sem Fim; A Maldição do Espelho; Cem Gramas de Centeio; Um Drinque de Cianureto; A Mão Misteriosa; O Caso dos Dez Negrinhos; Morte nas Nuvens; Os Quatro Grandes; O Estranho Caso de Sir Arthur Carmichael; O Gerânio Azul;  Ninho de Vespas; A Iris Amarela; Acidnte.






Nº 2 – ARSÊNICO









— Está certo de que foi alguma coisa que ela comeu? Comida envenenada? — indagou Susan. O médico lançou-lhe um olhar penetrante. Então pareceu chegar a uma decisão.

— Foi arsênico — afirmou ele.

— Arsênico? — espantou-se Susan. — Quer dizer que alguém lhe deu arsênico?

— É o que parece.

(Depois do Funeral)



Não é de origem vegetal nem animal: o arsênico é um semimetal – um elemento químico encontrado no grupo 15 da Classificação Periódica dos Elementos, cujo símbolo é As, com número atômico 33 e massa atômica de 75 u. Trata-se de um pó branco, sem gosto e sem cheiro, que não se dissolve na água fria, porém se mistura bem em líquidos quentes – perfeito para colocar no chá, no chocolate quente ou no café.

Agora, uma pergunta: você usaria um vestido feito de arsênico? Ou decoraria sua sala ou banheiro com papel de parede feito de arsênico? Pois saiba que era moda no séc. XIX e milhares de pessoas obviamente morreram envenenadas! Confira e se surpreenda com o artigo que publiquei em:



Foi utilizado em (embora nem sempre fatal): O Clube de Terça à Noite; É Fácil Matar; A Hydra; Um Passe de Mágica; Depois do Funeral; A Testemunha Ocular do Crime; A Maldição do Espelho; Aventura em Bagdá; O Mistério da Cornualha.






Nº 3 – ESTRICNINA




strychnos nux vomica - planta de onde se extrai a estricnina



O caso é que a Sra. Inglethorp morreu de envenenamento por estricnina que foi, eu presumo, adicionada ao seu café.

(Poirot em: O Misterioso Caso em Styles )


Alcaloide derivado das sementes da árvore Strychnos nux vomica, age sobre receptores de pós-sinapse na espinha dorsal, causando espasmos, convulsões e levando à morte, a qual ocorre cerca de 3 horas após a ingestão do veneno. A estricnina é uma das favoritas dos escritores pela dramaticidade de seus efeitos. Guarda o status de ter sido o 1º veneno utilizado por Agatha Christie e a 1ª forma de assassinato em O Misterioso Caso em Styles.

Foi utilizada em: O Misterioso Caso em Styles; Morte no Nilo (conto); Passageiro para Frankfurt; As Aventuras da Tumba Egípcia; A Hydra; Como Floresce o seu Jardim?; A Volta de Mr. Quin.






Nº 4 – DIGITALIS


 
dedaleira - planta de onde se extrai a digitalina



 Mas Mistress Boynton sofria do coração...

 Sofria. Por sinal, até tomava um remédio que continha Digitalis.

 Isso é interessantíssimo - observou Poirot.

 Quer dizer que a morte podia ser atribuída a uma dose excessiva do seu próprio medicamento? - perguntou o coronel.

 Podia...

(Encontro com a Morte)

Digitalis ou digitalina é extraída de uma planta herbácea que dá belas flores arroxeadas, conhecidas no Brasil como campainha, dedaleira, erva-dedal entre outros nomes. O nome cientifico da planta é Digitalis purpúrea, e o veneno pode ser obtido de qualquer parte da dedaleira, bastando apenas 3 folhas ou 5 flores para se conseguir uma dose mortal. A digitalina é muito usada como medicamento tônico para o coração, bem como em urgências de complicações cardíacas, porém, mal administrada ou em doses excessivas, leva ao infarto e à morte.

Foi utilizado em: Os Treze Enigmas; Um Corpo na Biblioteca; A Casa Torta; Encontro com a Morte; Portal do Destino; Problemas no Mar; A Erva Mortal.





Nº 5 – MORFINA



bulbo e flor da papoula do oriente - de onde se extrai o opium e depois a morfina


— Não sabem como a morfina foi parar na cerveja?

— Não. Interrogaram o pessoal do bar onde eu a comprei e abriram outras garrafas. Estava tudo em ordem.

— Então alguém deve ter colocado a morfina na cerveja enquanto você dormia...

— Deve ter sido isso Lembro-me que o selo da garrafa não estava bem colado.

(Por que não pediram a Evans?)


Narcótico com alto poder analgésico, a morfina é largamente utilizada com fins medicinais para o tratamento de dores severas. Seu nome se origina em Morfeu, o deus grego mitológico dos sonhos, e a diacetilmorfina, popularmente conhecida como heroína, é uma droga derivada da morfina. Denominadas de drogas opiaceas, a morfina é extraída a partir do ópio, que por sua vez é obtido da planta Papaver somniferum, mais conhecida como papoula do Oriente.

Foi utilizada em:  Assassinato no Campo de Golfe; O Mistério dos Sete Relógios; Por que não pediram a Evan?; Cipreste Triste; E no final a morte; Morte na Rua Hickory; Um Pressentimento Funesto.




3 comentários:

  1. interessantíssimo, vou reler as obras de veneno e conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Serginho. Seja sempre bem vindo à minha Blogazine!

      Excluir
  2. Tem um livro em que um personagem corta as unhas da vítima, porque suspeita de envenenamento, e leva a amostra para análise e ter a confirmação. Você se lembra qual obra da Agatha Christie é está?

    ResponderExcluir