sexta-feira, 6 de maio de 2016

LIVROS & ENTRELINHAS – O JARDIM DE VENENOS DE AGATHA CHRISTIE (parte 4)






CUIDADO:  ESTAS  PLANTAS  PODEM  MATAR  VOCÊ!


AGATHA CHRISTIE: A RAINHA DOS VENENOS (parte 4)




"Estas Plantas Podem Matar" - inscrição nos portões do Alnwick Garden em Northumberland, Inglaterra




- Está cheia de veneno contaminante esta terra, e parece tão pacífica e inocente como um 
Jardim do Éden.

- Mesmo lá – disse Owen secamente – havia uma serpente.

(A Mão Misteriosa)





Nesta parte 4 da série sobre os venenos utilizados por Agatha Christie em sua obra apresento 2 questões:

1º - Os venenos que são extraídos de plantas, pois a grande maioria das substâncias venenosas, na verdade, provêm de belas e inocentes plantas e flores, aparentemente tão puras, mas que podem ser fatais;

2º - A polêmica dos venenos que teriam sido inventados por Agatha Christie.


Caso não tenha acompanhado a série Agatha Christie: rainha dos venenos desde o início, confira os artigos anteriores clicando nos links abaixo:

Parte 1 – Os TOP 5 venenos mais utilizados por Agatha Christie:   http://agathachristieobraeautora.blogspot.com.br/2016/04/livros-entrelinhas-os-top-5-venenos.html
 

Parte 2 – Os venenos que não são comuns de serem usados como arma de assassinato e os venenos curiosos ou inusitados:
   http://agathachristieobraeautora.blogspot.com.br/2016/04/curiosidades-inusitados-ou-incomuns-os.html
 

Parte 5 – Os demais venenos utilizados por Agatha Christie e as histórias em que o veneno não foi informado:
http://agathachristieobraeautora.blogspot.com/2016/05/livros-entrelinhas-o-fascinante-e.html




NÃO  SE  ENGANEBELAS,  PORÉM  MORTAIS!








Em artigos anteriores desta série, já mencionei os seguintes venenos que são de origem vegetal:

Cianureto – (parte 1) O nº 1: o veneno mais utilizado por Agatha Christie em sua obra. Derivado das sementes de plantas da família Prumus.


Estricnina – (parte 1) O 3º veneno mais utilizado pela escritora. É derivado das sementes da árvore Strychnos nux vômica.


Digitalina – (parte 1) O 4º veneno favorito de Agatha. Extraído da planta de flores arroxeadas, conhecidas como campainha, dedaleira, erva-dedal.


Morfina – (parte 1) Veneno de nº 5 na preferência da escritora. É extraída do ópio, que por sua vez é obtido da planta conhecida como papoula do Oriente.


Taxina – (parte 2) Derivada do teixo inglês.


Belladonna ou Datura – (parte 3) Planta altamente tóxica, tanto as folhas quanto as frutinhas.


Cocaína – (parte 3) Derivado da folha de coca.


Oubaína ou Estronfantina – (parte 3) Derivado da planta típica da África.


Fisostigmina  ou  Eserina – (parte 3) Derivada do feijão de Calabar.



Os venenos de origem vegetal que ainda faltam ser mencionados são os seguintes:
 




 ACÔNITO  ou  ACONTINA  ou  CAPUZ  DE  MONGE









- Por falar nisso, os tais bombons estavam, mesmo, envenenados?

- Os seis recheados de Kirsch na primeira camada, estavam, sim. Continham ACONITINA.

- Não é dos meus venenos favoritos, inspetor.



(Um Passe de Mágica)

O acônito possui diversos nomes: chapéu do diabo, rainha de todos os venenos, foguete azul, desgraça do lobo, desgraça da mulher, desgraça do rato, desgraça do leopardo, além do mais famoso, chapéu de monge. Também pudera: é um veneno conhecido desde a Roma antiga, quando era usado na ponta das flechas para caçar animais ferozes.

A planta que dá uma linda flor roxa possui mais de 250 espécies, e o elemento ativo, o acônito, causa enorme salivação seguida de vomito, diarreia, dificuldade de respiração e parada cardíaca. Na mitologia grega, Medeia tentou matar Teseu com um cálice de vinho com acônito, e na Europa antiga acreditavam que ele era o único veneno que mataria o lobisomem.

Apareceu em Testemunha Ocular do Crime; Um Passe de Mágica.





CONIÍNA  ou  HEMLOCK







O coronel Frere, o chefe da polícia, confiou-me o caso. O resultado da autópsia não deixou margem para dúvidas. A CONINA, ao que me foi dado entender, não deixa qualquer traço definitivo após a morte, mas os médicos sabiam o que procuravam, e foi recuperada uma boa dose do veneno. O médico foi de opinião de que tinha sido administrada duas ou três horas antes da morte.



(Inspetor Hale em Os Cinco Porquinhos)


A Conina ganhou fama eterna porque foi o veneno utilizado por Sócrates em 399 AC para suicidar, pois fora condenado à morte por ter corrompido a juventude de Athenas. Trata-se de um alcaloide poderoso, extraído da planta chamada hemlock que funciona como uma neurotoxina, causando parada respiratória.

Foi utilizada em Os Cinco Porquinhos.





RICINA  ou  MAMONA






Ele entregou-o a Tommy, que o leu.

Caro Sr. Blunt:

Tudo leva a crer que o veneno empregado foi ricina, toxalbumina vegetal tremendamente forte. Mantenha segredo por enquanto, por favor. Tommy deixou o bilhete cair mas apanhou-o rapidamente.

— Ricina — murmurou. — Sabe alguma coisa sobre isso, Tuppence? Você era muito boa nessas coisas.

— Ricina — repetiu Tuppence, pensativa. — É extraída do óleo de rícino, acho.



(Sócios no Crime)

Presente nas sementes da planta mamona, a Ricina é uma proteína inativadora de ribossomos, causando a morte das células. É considerada uma das mais potentes toxinas de origem vegetal do mundo e os sintomas do envenenamento podem aparecer de 6 a 8 horas após a contaminação. O óleo de rícino, que é benéfico à saúde, curiosamente também é extraído das sementes da mamona – daí a confusão que Tuppence faz no excerto acima. 

Apareceu em Sócios no Crime.




GELSEMIUM






Poirot mostrou um pequeno livro que estava em suas mãos.

— Meu amigo, pareceu-me uma boa ideia fazer uma investigação sobre o assunto. O que exatamente seria um jasmim amarelo? Este pequeno livro ensinou-me. Ouça:

Gelsemini Radix — Jasmim Amarelo. Composição: Alcalóides gelseminol C22H26N2O3, um veneno potente que age como coniina; gelsemina C12H14NO2, que age como estricnina; ácido gelsêmico, etc. Gelsêmico é um poderoso sedativo do sistema nervoso central. No último estágio de sua ação, paralisa os terminais dos nervos motores, e em grandes doses causa vertigens e perda da força muscular. A morte é causada pela paralisação do centro respiratório.



(Os Quatro Grandes)

Alcaloide tóxico extraído da planta Gelsemium, que apresenta três espécies: a elegans, a rankinii e a sempervirens, todas com belos lírios amarelos. A alta dosagem afeta a visão e a função respiratória, podendo levar à morte, como explicou Poirot acima.

Uma curiosidade: Conan Doyle, o criador do famoso Sherlock Holmes, resolveu fazer uma experiência e aplicou em si mesmo pequenas doses de gelsemium e foi aumentado gradativamente a dose até não conseguir mais aguentar os efeitos. Ele relatou tudo em uma carta escrita para o British Medical Journal, contando que sofreu de diarreia, fortes dores de cabeça e depressão.

Apareceu em Os Quatro Grandes.




* * * * * * * * * * * * * * * * * *




POLÊMICA:

OS  VENENOS  QUE  TERIAM  SIDO  INVENTADOS POR AGATHA CHRISTIE





CALMO







O que é essa coisa — essa Bi-ethyl-hex — ele parou.

— Há um nome mais fácil — disse o inspetor. — E vendido sob a marca de CALMO. Nunca ouviu? Arthur Badcock sacudiu a cabeça, perplexo.

— É mais usado na América do que aqui — disse o inspetor. — É receitado livremente lá.

— Para que serve?

— Induz, pelo que entendo, a um estado mental feliz e tranquilo — disse Cornish. — É indicado para quem está sob tensão: ansiedade, depressão, melancolia, insônia e muitas outras coisa. Receitado apropriadamente não é perigoso, mas não deve ser tomado em exagero.


[...]

— Não havia nada errado com o seu coração — disse Dermot Craddock.

— Era uma mulher saudável. Morreu porque tomou seis vezes a dose máxima de uma substância cujo nome oficial não tentarei pronunciar, mas que sei ser geralmente vendida sob o nome de CALMO.



(A Maldição do Espelho)

O mais interessante sobre o Calmo é que, segundo a Dra. Kathryn Harkup, autora do livro A is for Arsenic (“A” de Arsênico), esta substância teria sido um veneno inventado por Agatha Christie.

Acontece que basta uma rápida pesquisa na internet e logo descobrimos que o Calmo tem sido usado na medicina como antisséptico há mais de 100 anos! Descobrimos também que Calmo é o nome que se dá a um medicamento, cujo elemento ativo mais significativo é o chamado gentian. O Calmo Gentian é um veneno mitótico, ou seja, que mata ao duplicar as células. Porém, como remédio, é utilizado como preventivo da doença de chagas.




SERENITE





— Senhor Dyson: é certo que você toma com regularidade um medicamento denominado SERENITE?

— Completamente certo. Vem preparado em forma de pílulas de uma ligeira cor rosada.

— Você tem das mesmas a prescrição médica?

— Naturalmente. Posso lhes mostrar receitas, se o desejarem. Como tanta gente hoje em dia, tenho a pressão alta.


(Mistério no Caribe)

Serenite: outra substancia a qual a Dra. Kathryn Harkup alega ter sido inventada por Agatha Christie. Novamente, pesquisando na internet, descubro que há um medicamento natural e fitoterápico denominado Serenite-LT, recomendado para os casos de insônia. Além disso, dependendo da dosagem, o agente ativo do serenite pode ser utilizado para controle da pressão alta – exatamente como ocorre no livro de Agatha Christie.




* * * * * * * * * * * * *



O mistério agora é: Agatha Christie sabia disso? Por que a Dra. Kathryn Harkup alega que o calmo e o serenite foram invenções da escritora? Eu não sou médica: apenas fiz minhas pesquisas e disponibilizo os sites. Tirem suas próprias conclusões!





* * * * * * * * * * * * * * * *

Links:



2 comentários:

  1. Muito bom! Era isso que procurava. Bem completo e bem explicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Obrigada pelo comentário e seja sempre bem-vindo a minha blogazine.

      Excluir