sábado, 6 de dezembro de 2014

PERSONAGENS que também AMAMOS - HASTINGS: UM GENTLEMAN MUITO CHARMOSO


Dos chapéus e ternos cinza às boinas e coletes coloridos, do sobretudo à jaqueta de couro: o Capitão Hastings sabe se vestir com elegância em qualquer ocasião, formal ou esportiva.


Hugh Fraser como Capitão Arthur Hastings


Todos sabemos como o guarda-roupa de Hercule Poirot é impecável. Afinal, com todas as suas manias e apreço pela perfeição, este quesito não poderia ser diferente. E a excelentemente bem produzida série de TV Poirot cuidou para que esta verdade se mantivesse. Porém, alguém já notou como o Capitão Hastings também é um homem muito e elegante - e além de ser bem charmoso?  



Hugh Fraser como Capitão Arthur Hastings


O Capitão Arthur Hastings, interpretado na série de TV Poirot por Hugh Fraser, amigo e companheiro de Hercule Poirot em diversas investigações, não fica atrás do detetive quando se trata de se vestir bem. Diferente do detetive, porém, Hastings apresenta um guarda-roupa bem mais versátil e atualizado. 



JOVIALIDADE COM ESTILO



Hastings: descontraído e jovial

Enquanto Poirot mantém um estilo muito próprio, baseado na perfeição dos detalhes e nas peças tradicionais de que gosta e das quais não pretende abrir mão ou mudar, Hastings, por sua vez, gosta de variar e se mostra atento ao estilo jovial e à moda vigente na ocasião. Se o calça de linho ficou um pouco amassado, tudo bem: isto faz parte do estilo. Se está calor, por que não tirar o paletó e dobrar um pouco a manga da camisa, em vez de ficar desconfortavelmente suado? E, por favor, cores claras e tecidos leves nos dias quentes!


Apesar do terno acinzentado, podemos ver um pouco de cor no guarda-roupa de Hastings


O chapéu era um item indispensável ao vestuário masculino daquela época. Indispensável? Bem, se a ocasião não o exigisse maiores formalidades e se assim fosse de sua vontade, o chapéu podia ser trocado por uma boia ou boné, ou até mesmo ocasionalmente esquecido. E quanto ao colete, bem, este também cumpria uma série de postulados conforme os costumes, desde o tecido até o formato, passando pelos níveis de formalidade. Se a ocasião fosse mais descontraída, nada como dar um pouco mais de vida e alegria trajando um colete colorido de lã.



SE ADAPTANDO À OCASIÃO


Hastings em seu terno básico diário

Hastings também se adapta ao local e à ocasião com mais facilidade que Poirot. Quando na cidade, ele traja ternos em cores e tecidos mais fechados e austeros, chapéus e gravatas, assim como o sobretudo.



O chapéu básico


Mas se está no campo, muda rapidamente para os tecidos mais leves, os tweeds e as roupas mais informais. E , é claro, se vai praticar algum esporte ou simplesmente passar algum tempo em companhia de outros desportistas, ele também se adapta e se veste de acordo.


Hastings em uma caçada no campo, com chapéu, casaco, cachecol e luvas adequados


Hatings contrastando com Poirot: na praia, elegante mesmo de camisa de mangas curtas e bonè.


Ir à praia de terno completo ou de sobretudo pode parecer uma loucura nos dias atuais. Bem, mas naquela época, este era o costume, de modo que nem Poirot nem o Inspetor Japp estão fazendo nada de se causar estranhamento. Era o costume, mas não era uma obrigação, e Hastings sabia disso. Tanto que preferiu se adaptar melhor ao evento e ao local, vestindo-se de modo mais descontraído. Na verdade, esta é uma das raras ocasiões que vemos um dos personagens masculinos de camisa de mangas curtas - e só mesmo o Capitão Hastings poderia vesti-la e manter a mesma elegância masculina.



Hastings no campo de golfe e Poirot, de costas, com seu tradicional terno.



EM ROMA COMO OS ROMANOS



Hastings em paletó de linho claro sob o sol do Oriente


O mesmo acontece se a aventura se passa em um lugar completamente diferente, como no Oriente, por exemplo, a altas temperaturas e umidade. Sem perder a elegância jamais, Hastings troca os pesados ternos por um vestuário mais leve e adequado à situação e ao local . Ah, sim: e as camisas de mangas curtas sem paletó. Além, é claro, de não dar mais importância aos vincos e amassados do que eles realmente merecem.


Hastings em camisa de manga curta sob o sol do Oriente



UM GENTLEMAN, SEM DÚVIDAS!


Hastings vestido para um jantar formal



Agora, o que ninguém pode dizer é que Arthur Hastings não sabe se vestir com estilo. Se a ocasião exige formalidade absoluta, Hastings responde à altura em seu traje formal completo. Atente para a echarpe da mais fina lã e para as luvas branquíssimas. Simplesmente um gentleman! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário