terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Agatha & História - AGATHA TAMBÉM TEVE UM PSEUDÔNIMO MASCULINO!!






Revista A Novela nº 3, de 3 dezembro 1936


Seria um personagem de Agatha Christie? Um detetive criado por ela e esquecido no tempo? 

Nada disso: Sir Ronald MacMunn é a própria Agatha Christie! E tem mais: muito provavelmente nem ela mesma sabia disso!!

Como assim? Explico: a história de Assassinato no Expresso do Oriente foi publicada no Brasil, no ano de 1937, na forma de um romance seriado, ou seja, dividido em partes que saiam em diferentes edições da antiga revista denominada A Novela

  




A  REVISTA   A   NOVELA




Revista A Novela nº  18, de março de 1938


A Novela era uma edição mensal, publicada pela Editora Livraria do Globo, de Porto Alegre, RS, que trazia textos de ficção, alguns canônicos, outros puramente de entretenimento, e foi dirigida por Érico Veríssimo entre 1934 e 1937.
 
Ocorre que na tal publicação de Assassinato no Expresso do Oriente de forma seriada na revista A Novela não constava o nome de Agatha Christie  como a autora da obra, mas sim o nome do tal escritor Sir Ronald MacMunn. Porém, não se tratou de um caso de plágio: Sir Ronald MacMunn não existe! O nome foi inventado para esconder de propósito a identidade de Agatha Christie. Mas, por quê?






QUEM MATOU O GANGSTER CASSETTI?




Excerto da Revista A Novela nº 9, de junho de 1937



O que aconteceu foi o seguinte: a revista lançou um concurso para os leitores, no melhor estilo “descubra quem é o assassino", tendo como base a história de Assassinado no Expresso do Oriente. Assim, os leitores iam lendo as partes da história em cada edição da revista e iam tirando suas conclusões sobre quem seria o assassino, encaminhando-as à direção da Revista e automaticamente concorrendo a prêmios.

Ocorre que a pergunta título do concurso era: “Quem matou o Gangster Cassetti?” Qualquer um que já tivesse lido Assassinato no Expresso do Oriente iria associar o tema do concurso imediatamente com a obra. Portanto, como se pode deduzir, havia um forte motivo para se esconder a verdadeira identidade do autor da obra, no caso, da escritora, Agatha Christie: era para que ninguém procurasse a resposta certa em outras fontes, como na edição original inglesa por exemplo, e acertasse o concurso .  






UM  CRIME  NO  EXPRESSO  DE  ISTAMBUL





Revista A Novela nº 9, de junho de 1937



O concurso teve início no nº 5 da revista, publicado em abril de 1937, e o titulo dado à história então foi Um Crime no Expresso de Istambul, como sendo de autoria de Sir Ronald MacMunn. 9 pessoas resolveram o crime e acertaram a identidade do assassino. 
 
Quem chamou minha atenção para esse fato foi o colunista do ótimo site Marginália (link ao final), Angelo Giardini, após uma visita a um sebo, onde se deparou com o volume nº 9 da revista A Novela e acabou realizando um achado super interessante para os fãs de Agatha Christie. No volume nº 9, de junho de 1937, consta justamente o resultado do concurso, como se pode ver na foto da página da revista acima. 

Todos nós, fãs ávidos da Rainha do Crime, agradecemos a inusitada descoberta!




* * * * * * * * * * * * * * * *



LINKS:


* Para ler mais detalhes desta descoberta consulte o link do site Marginália:
 


 * Para saber mais sobre a revista A Novela:

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário