segunda-feira, 24 de junho de 2013

PERSONAGENS que também AMAMOS - Capitão Hastings: um grande romântico



Quem é a Dona do Coração de Hastings?



Hugh Fraser como Capitão Hastings


! Cuidado: ending spoiler!

No texto abaixo eu “fofoquei” só um pouquinho. Acho que não dá pra estragar as surpresas da estória, mas devo avisar mesmo assim. 
 
O simpático Capitão Arthur Hastings, o fiel amigo de Hercule Poirot e também seu companheiro em várias aventuras, me passa um ar doce, típico de um homem um pouco tímido, meio, digamos, atrapalhado quando o assunto é mulheres. E, em função disso, ele também parece muitas vezes ser um homem solitário. Mas ele não é! Na verdade, existe uma história secundária e até romântica sobre a vida do Capitão Hastings. Ela é a seguinte:  

Em 1923, Hastings conhece Dulcie Duveen no expresso de Calais, conforme lemos em Assassinato no Campo de Golfe (The Murder On The Links, 1923). Dulcie é muito jovem, tem por volta de 17 anos, e é bonita e vivaz como qualquer garota de sua idade, e Hastings já passava dos 30 anos de idade naquela época. Toda uma estória acontece então no livro, envolvendo mentirinhas e nomes falsos, mas o fato é que Hastings se apaixona perdidamente por ela! Prova disso é que ele guarda consigo uma carta escrita por Dulcie há anos! Veja neste trecho do livro, narrado por Hastings:


A Bella nem sequer quis esperar para ver como as coisas corriam.

Estou muito cansada, não posso escrever mais. Começara a assinar com o nome de «Cinderela», mas riscara e escrevera antes Dulcie Duveen.

Era uma carta mal escrita e confusa, mas ainda hoje a guardo.


Poirot a chama de Mademoiselle Dulcie e Hastings, devido a uma confusão contada na estória, passa um bom tempo a chamando de Bella


CINDERELLA  e o PRÍNCIPE  HASTINGS



Hugh Fraser como Capitão Hastings

É claro que no começo Hastings nega tudo até para si mesmo, alegando que ela não era seu tipo. Insegurança devido à diferença de idade, talvez? Bem, quando o trem pára, Dulcie lhe diz que seu nome é Cinderella, e é assim que Hastings vai chamá-la pelo resto do livro – e de suas vidas. Sim, porque (e aqui vem o spoiler) ao final eles se apaixonam e ficam juntos.

Veja que romântico é o trecho final do livro, ainda narrado por Hastings, com direito a beijo apaixonado e tudo:

Não lhe posso chamar Bella, visto não ser esse o seu nome, e Dulcie parece-me muito pouco familiar, não estou habituado. Portanto, tem de ser Cinderela. Cinderela casou com o príncipe, como se lembra. Eu não sou príncipe, mas. .
Ela interrompeu-me:

- Tenho a certeza de que ela o avisou! Compreende, ela não se podia transformar numa princesa, afinal era apenas uma moça de cozinha...  


É a vez de o príncipe interromper. - Sabe o que ele disse?
- Não.
- Diabo  disse o príncipe, e beijou-a!


E juntei o gesto à palavra.



Hastings e Dulcine (ou Dulcie) acabam se casando e em seguida se mudam para longe, porém, para nossa sorte, Agatha Christie inventa uma série de pretextos para que Hastings retorne e se reencontre com Poirot em vários casos misteriosos.  



Hugh Fraser como Hastings


Como é mesmo o nome dela?

Depois do casamento de Hastings, Agatha Christie acabou criando uma certa confusão em relação ao nome da esposa do Capitão, pois, em Os Crimes ABC - The ABC Murders, Hastings se refere a ela como Bella. Todavia, nossa hábil escritora corrigiu posteriormente sua pequena falha em Cai o Pano – Curtain, onde Hastings sempre se refere a sua amada como Cinders, que é um diminutivo carinhoso de Cinderella.

********************
Romântica como eu sou, prefiro acreditar que quando Hastings a chamou de Bella, se tratava apenas de um nome carinhoso com o qual ele costumava tratar Dulcine, sua Cinderella ou simplesmente Cinders, o eterno amor de sua vida.

5 comentários:

  1. Por acaso Bella não era o nome da irmã gêmea da Dulcie? Foi o primeiro livro que li, então posso estar enganada. Me lembro que existe uma carta enviada por Bella no início do Livro e gera uma confusão. Hastings acha que Dulcie é Bella e não Dulcie e tudo mais... Posso estar enganada, hahaha.

    ResponderExcluir
  2. Sim, Evelyn, há uma confusãozinha sim com os nomes. Já até escrevi uma postagem falando nisso. Por favor, aguarde só mais um pouquinho, tá?
    Abraços,
    Christie Siqueira.

    ResponderExcluir
  3. Adoro todas as histórias em que o Capitão Hastings aparece e Assassinato no Campo de Golfe é uma das minhas favoritas.

    ResponderExcluir