quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

RÁPIDOS FATOS: O INSPETOR JAPP - 9 FATOS





Philip Jackson como Inspetor Japp



1. Inspetor-chefe Japp da Scotland Yard e Hercule Poirot se conheceram antes do detetive belga ter migrado para a Inglaterra: foi em Bruxelas, Bélgica, em 1904, quando investigaram um caso de falsificação.


2. Nos livros de Agatha Christie, o Inspetor Japp aparece somente até meados dos anos de 1930, desaparecendo, depois disso. Nas adaptações para TV, porém, o papel do Inspetor Japp foi aumentado, ou seja, ele figura em diversos episódios, em cuja história original não existia.



 
David Suchet como Poirot e Philip Jackson como Inspetor Japp



3. Embora nutram admiração mútua e cada um considere o outro um bom amigo, o Inspetor Japp costuma acusar Poirot de “gostar de dificultar as coisas” durante a investigação de um crime, ao passo que Poirot se decepcione com Japp porque acha que o Inspetor “é um homem sem métodos”.


4. Seu 1º nome é James, mas, como disse Poirot em O Misterioso Caso em Styles, ele também é conhecido como Jimmy; seu nome do meio é Harold.


5. Inspetor Japp é mencionado em uma historia de Tommy e Tuppence Baresford, O Inimigo Secreto, quando, no meio de um almoço com Tuppence, Julius Hersheimmer recebe seu cartão profissional.




Richard Hope como Superintendente Albert (ou Harold) Spence




6. O Superintendente Spence, cuja personalidade se assemelha a do Inspetor Japp, apareceu diversas vezes como um personagem recorrente em casos protagonizados por Poirot depois que Agatha Christie não mais inseria Japp nas histórias ao lado do detetive belga.


7. A Srª Japp nunca aparece, mas é mencionada algumas poucas vezes, como em A Casa de Marimbondos, conto de Os Primeiros Casos de Poirot, quando o Inspetor Japp se desculpa por seu atraso, explicando que ela se distrai e perde a noção do tempo quando toma chá. 





David Suchet como Inspetor Japp




8. David Suchet, o ator inglês que ficou consagrado por interpretar Hercule Poirot na série da BBC, interpretou o Inspetor  Japp anteriormente, em 1985, no filme Treze à Mesa, tendo Peter Ustinov feito o detetive belga.



9. Na série animada de TV japonesa Os Grandes Detetives Poirot e Marple, da NHK, o nome do Inspetor  Japp é trocado para Inspetor Sharp. A produção não explica o motivo, mas o fato é que Japp é uma gíria não muito elogiosa para japonese, japonês em inglês. Então, tirem suas próprias conclusões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário