sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Agatha & Filatelia - ACHE AS PISTAS ESCONDIDAS, SE FOR CAPAZ!






PISTAS  (MUITO  BEM)  ESCONDIDAS  EM  SELOS  BRITÂNICOS



Quem aí entre meus leitores sabe como colocar um selo em uma carta levante a mão! Tudo bem, ninguém está vendo e você não vai revelar sua idade.

Mas, para os mais jovens e da “geração internet”, aqui vão as explicações: até bem pouco tempo, quando não havia e-mail ou WhatsApp ou facebook ou Messenger ou coisa que os valham, nós escrevíamos cartas, em um papel, e as enviávamos para o destinatário dentro de um envelope, o qual fechávamos e sobre o qual colávamos um ou mais selos. O selo continha um valor e usávamos mais de um caso necessário para somarmos o valor da correspondência.

Bem, os selos muitas vezes eram lindos e publicados para homenagear algo ou alguém. Por isso, milhões de pessoas no mundo – como eu – colecionavam selos! Muitos deles são raríssimos e valem uma pequena fortuna. A arte de colecionar e conhecer selos chama-se FILATELIA, Daí, esta seção da blogazine chamar-se AGATHA & FILATELIA.

Ocorre que os ingleses – mesmo os jovens – prezam muito as tradições. E o lançamento de séries de selos em homenagem a algo ou alguém importante continua acontecendo. A propósito, continua acontecendo no Brasil também, tá?

Assim, em 2016, para celebrar os 100 anos desde que Agatha Christie escreveu seu 1º romance: O Misterioso Caso de Styles (publicado em 1920) e deu vida ao famoso detetive Hercule Poirot, a Royal Mail Britânica lançaram uma série de selos que aludem a 6 de suas obras mais famosas.

Mas estes não são selos comuns! Desenhados pelo Studio Sutherland em colaboração com o ilustrador Neil Webb, estes selos especiais apresentam pistas escondidas relativas à obra em questão, além de aludirem à cenas e personagens-chaves.



Assassinato no Expresso do Oriente



A personagem com o kimono vermelho é uma pista falsa, que distrai a atenção do observador do assassino escondido atrás da cortina, que possui tinta sensível ao calor. Basta colocar seu dedo sobre a cortina e ela desaparece! Já os suspeitos estão com seus nomes impressos em microtexto ao longo dos trilhos do trem, e só dá pra ler com uma boa lupa – assim como os detetives clássicos faziam para investigas pistas.


O Misterioso Caso de Styles

Poirot e Hastings estão investigando a cena do crime, formando uma caveira gigante, pois o assassino usou veneno. Se você lançar mão novamente de sua lupa, vai descobrir que o selo inteiro foi reproduzido em microimagem na garrafa de veneno.




Um Corpo na Biblioteca

Enquanto Miss Marple investiga o corpo encontrado na biblioteca, você pode notar que os livros anteriores nos quais ela aparece estão na estante.




O Caso dos Dez Negrinhos

A ilha inteira desenha o perfil do assassino e anfitrião desconhecido disse. O poema, que é a chave para o enredo, é o reflexo da lua. E o misterioso Sr. U.N. Owen aparece na janela iluminada.




O Assassinato de Roger Ackroyd

A sombra do personagem principal sentado na poltrona desenha seu assassino com a faca na mão. O bilhete de suicídio de sua amante, causa de seu assassinato, está impresso em microtexto. As chamas da lareira também são pontiagudas.




Convite para um Homicídio

O assassino aparece repentinamente em uma hora previamente anunciada (6h30) para atirar na anfitriã. Ela segura o jornal onde ele havia anunciado seus planos. Miss Marple aparece na cena também. Tinta ultravioleta foi utilizada para revelar o relógio.


* * * * * * * * * *

Abaixo, fotos em close, identificando as pistas que podem ser descobertas usando-se luz ultravioleta, lupa e o calor do dedo.


















“Tentar resumir enredos complexos em  uma cena é algo difícil, mas muito recompensador”, disse o designer Jim Sutherland.


Ah! E como colávamos os selos nos envelopes? Geralmente passávamos a língua nele para umedecê-lo. Sim, meio nojento, né? 




2 comentários:

  1. Sou apaixonada por poirot, ja li e reli tds os livros de Agatha Christie, e atualmente estou vendo a série britânica legendado, é difícil achar legendado.
    Pena que só conhece o seu blog ágora, mas vou ler tudo, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então somos duas apaixonadas por Poirot e por Agatha! Fico feliz que tenha gostado de minha blogazine. Os artigos são atemporais, assim como a obra de Agatha Christie, portanto, espero que se divirta!

      Excluir