segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Crimes & Culinária - POIROT CONVIDA PARA UMA "SHERRY PARTY"



A  FESTA  DO  XEREZ  DE  POIROT  





Quando Miss Lytton Gore, em “Tragédia em Três Atos”, insiste para que Hercule Poirot tome alguma atitude, ele tem a seguinte ideia:


Os olhos de Poirot brilharam.
— A senhorita insiste que eu, também, seja ativo? Eh bien. Será como deseja. Somente eu, pessoalmente, não deixarei este lugar. Aqui estou muito confortável. Porém digo-lhe o que farei: darei uma festa... uma sherry party... está na moda, não está?


Mas o que havia de especial ou diferente em uma sherry party (ou festa do xerez), que, segundo Poirot, estava na moda? Muito mais do que podemos imaginar!



Diferentes tipos de xerez



Após algumas pesquisas, descobri, nos arquivos do jornal ‘The Guardian”, uma matéria sobre a festa do xerex ou sherry party – que realmente estava na moda na década de 1930 – publicada 1936. Eles comparam a sherry party com um típico chá inglês e apontam várias vantagens, entre elas a inclusão de homens, o horário, a possibilidade de se ingerir mais álcool sem dar na pinta etc. Vejam que bacana:



A título de curiosidade: capa da edição da HarperCollins com as taças de xerez


SHERRY PARTY

(Matéria originalmente publicada no ‘The Guardian” em 8 de fevereiro de 1036 – tradução minha.)

A festa conhecida como “um coquetel” se mantém e possui um código de vestimenta e de ambiente que a perpetuam. A festa de xerez tem ainda mais força, já que é mais ou menos para o viciado em coquetéis, ao mesmo tempo em que preserva a ideia de se consumir uma bebida um tanto branda. As festas de xerez, que já foram moda, estão começando de novo, e não é nada incomum ser convidado a duas no mesmo dia.

Uma razão para sua sobrevivência é a questão do espaço. Os copos de xerez ocupam menos espaço e são muito mais concisos do que xícaras de chá, com todos os acompanhamentos de colheres, leite e açúcar. Além disso, se alguém não se senta para o chá é quase impossível comer e beber equilibrando uma xícara de chá e pires e transportando o bolo de creme para a boca. O copo de xerez, com seu bocado de peito, é muito mais fácil e mais confortável. Além disso, enquanto você deve sentar-se para o chá, você pode ficar de pé para o xerez, com o resultado que mais do que o dobro do número de pessoas pode ser convidado de cada vez.

As festas de xerez, de fato, devem conter muitos convidados, caso contrário não há o calor da proximidade que leva às conversas. De pé, as pessoas vão se mover onde antes teriam que mudar de cadeira, e assim as apresentações são dispensadas. Além disso, a festa de xerez apresenta mais homens convidados. Ela acontece mais tarde que o chá e pode ser bem encaixado no intervalo entre o chá e o jantar. Os homens podem vir depois das seis, e a diferença é grande entre a antiga festa do chá, geralmente só para mulheres, e a festa de xerez, para todos.


* * * * * * * * * * * * * *

Para saber mais sobre festas do xerez ou sherry party:




Nenhum comentário:

Postar um comentário