quinta-feira, 5 de junho de 2014

CRIMES & CULINÁRIA - CEM GRAMAS DE CENTEIO FICAM MELHOR NA MASSA DOS BOLINHOS!

PRATO DO DIA: 

UM CRIME AMARGO 

com BOLINHOS AZEDINHOS



bolo de limão


Quando me lembro de Cem Gramas de Centeio (A Pocket Full Of Rye, 1953), mais precisamente daquele versinho selecionado por Agatha Christie para esta sua obra, sobre as vinte quatro aves negras assadas em uma torta; quando a torta foi aberta, as aves começaram a cantar, eu tenho arrepios e fico enojada. Penso imediatamente no maravilhoso Edgar Allan Poe e suas estórias que misturam o mistério com o suspense, com o fantástico e com o macabro.

Quando o rico empresário Rex Fortescue encontrou os corvos mortos colocados maldosamente em sua torta, também ele fica enojado e com muita raiva. Mal poderia saber que morreria algum tempo depois, envenenado de outra forma, muito estranha e misteriosa. Mas não impossível de ser descoberta, não por Miss Marple! Em todo caso, urgh! Que torta horrorosa!






Mas é claro que neste novo artigo da série Crimes & Culinária, nem em sonho eu falaria e passaria aqui uma receita de torta de corvos ou urubus! Jamais! Muito pelo contrário: observando melhor o livro Cem Gramas de Centeio, podemos encontrar umas tantas delícias espalhadas por ele. Afinal, a Rainha do Crime – e de alguns quitutes – não nos decepcionaria. Uma vez que Rex Fortescue morreu pouco tempo depois de tomar o café da manhã, muitas perguntas são feitas sobre o conteúdo da refeição matinal servida na mansão, aos empregados, especialmente à cozinheira, e aos outros moradores. Como, por exemplo, nesta passagem, onde parte das guloseimas que integram o famoso chá inglês é descrita:


Miss  Marple acrescentou: — Mrs. Fortescue não tinha comido nada?

— Tinha, sim. O chá foi suculento.

— Bolo, imagino? Pão com manteiga? Bolinhos, talvez? Geléia?
Mel?

— É, havia mel e bolinhos, bolo de chocolate, pãezinhos suíços e
uma  variedade  de  outras  coisas.  — Olhou-a com  curiosidade.  — O cianureto de potássio estava no chá, Miss Marple.

—  Sim,  sim,  claro.  Entendi perfeitamente.  Só estava  tentando
visualizar o quadro, por assim dizer. Muito significativo, não acha?

Ele olhou para  ela,  meio  intrigado.  As faces de Miss  Marple
estavam rosadas, os olhos brilhavam.







Hum, os bolinhos que fazem parte do café da manhã e também do famoso chá inglês!... De tantos sabores e recheios e coberturas com tantos formatos diferentes!! 

Há algum tempo eu publiquei um artigo sobre o cerimonial do tradicional chá inglês realizado no campo, como na Vila de St. Mary Mead, por exemplo, onde habita Miss Marple, e falei das muitas guloseimas que o acompanham, como os sanduiches, bolos, pães, manteigas, geleias, queijos, biscoitos, etc. (http://agathachristieobraeautora.blogspot.com.br/2013/07/cha-e-bolinhos-com-miss-marple-hum-ate.html). 

Em Cem Gramas de Centeio, várias são as passagens envolvendo as pessoas tomando o chá enquanto dialogam. Mas agora, vou me concentrar apenas em um dos meus quitutes preferidos e típicos do chá inglês: os bolinhos. E, para variar um pouco do chocolate, bolinhos de limão, bem doces, mas com aquele azedinho no final.








BOLINHOS DE LIMÃO



Ingredientes:

# 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
# 1 colher de sopa de fermento em pó
# ½ colher de chá de sal
# 8 colheres de sopa de manteiga gelada em cubos
# raspas de 1 limão orgânico
# 1/ 4 de xícara de açúcar granulado
# 2/3 xícara de leite
# 2 colheres de chá de suco de limão
# 2 colheres de sopa de açúcar em pó






Preparo:

Aqueça o forno a 200 ° C/400F. Coloque a farinha, o fermento e o sal em uma tigela grande e mexa para misturar bem. Adicione a manteiga e corte com um misturador da pastelaria ou esfregue com os dedos, até que a mistura se parece com grânulos finos . Adicione as raspas de limão e açúcar, misture para distribuir uniformemente. Despeje o leite sobre a mistura de farinha e mexa com um garfo até obter uma massa macia.Vire a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha e sove de 10 a 12 vezes. Corte a massa ao meio. Amasse cada metade brevemente em uma bola e amasse na forma de um círculo.Corte em 6 fatias, mas não as separe.

Em uma tigela pequena , misture o açúcar de confeiteiro com o suco de limão e lambuze a parte superior de cada bolinho com ele. Transfira os dois círculos para uma assadeira. Asse cerca de 12 minutos até o topo é levemente marrom . Deixe esfriar sobre uma gradinha antes de servir.


Os bolinhos já são deliciosos assim, mas você pode espalhar o creme e geleia ou mel sobre eles também. Ou, se preferir, não corte os bolinhos, mas faça um bolo inteiro para ser fatiado ao servir, e cubra-o com merengue. Hum, fica uma delícia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário