sábado, 21 de junho de 2014

PERSONAGENS que também AMAMOS - O INSPETOR JAPP


O SIMPÁTICO COLEGA DE POIROT

Philip Jackson como o Inspetor Japp

Extrovertido, imprudente, de voz grave e ressoante, alguém que fala alto e em bom tom aquilo que deseja, o Inspetor da Scotland Yard possui larga experiência em seu ofício. Os caminhos do Inspetor Japp se cruzam com os de Hercule Poirot em diversas estórias, cujos casos ambos estão tentando resolver, desde o primeiro livro de Agatha Christie, O Misterioso Caso de Styles (The Mysterious Affair at Styles, 1920).

Mas estes encontram remontam a um passado não muito distante, quando Poirot ainda não vivia na Inglaterra, mais exatamente desde 1904, quando investigaram um caso de falsificação em Bruxelas. Aparentemente, ambos compartilharam de agradáveis momentos trabalhando juntos anteriormente, como Japp deixa bem claro já em seu reencontro em Styles:

Você se lembra então do Barão Altara? Foi um ladino bem esperto para você! Ele escapou das garras de metade da polícia na Europa. Mas nós o pegamos em Antuérpia – graças ao M. Poirot aqui.



OS COLEGAS ADMIRAM JAPP,

QUE ADMIRA POIROT,

QUE ADMIRA O MÉTODO!



David Suchet como Hercule Poirot e Philip Jackson como o Inspetor Japp

O Inspetor Japp é considerado pelos colegas e pelos seus superiores um detetive muito eficiente – porém, está sempre um passo atrás do grande Hercule Poirot. Em vez de se melindrar com isso, Japp nutre uma grande admiração pelo colega belga, expressa diversas vezes nas estórias que compartilham, desde a primeira delas, Misterioso Caso de Styles:

Eu e o Monsieur já nos encontramos antes, e não nenhum homem cujo julgamento eu aceitaria mais rapidamente do que o dele.

Infelizmente, a recíproca não é verdadeira. Não que Poirot não tenha em Japp um amigo de confiança. Mas o detetive belga não o admira; na verdade, lhe faz constantes críticas, como:

Estou bastante desapontado com Japp. Ele não tem método!

Sendo um perfeccionista inveterado, não há qualidade maior em uma pessoa que Poirot possa admirar se não o método e a ordem.



DAVID SUCHET UM DIA TAMBÉM FOI

 O INSPETOR JAPP

David Suchet como Inspetor Japp e a atriz Faye Dunaway em 1985

Na série para TV Poirot, que consagrou David Suchet como Hercule Poirot, o Inspetor Japp é brilahtemente interpretado por Philip Jackson. O Curioso é que, em 1985, no filme Treze à Mesa, no qual Poirot é interpretado pelo ator Peter Ustinov, quem fez o papel do Inspetor Japp foi justamente David Suchet! A respeito de sua interpretação de Japp, Suchet declarou que provavelmente foi o pior desempenho de toda sua carreira. Será?



2 comentários:

  1. Soy fanática de Poirot, esta información no la conocía, muchas gracias muy interesante!

    ResponderExcluir
  2. Gracias, Ariadneapple, muy amable. Es siempre bienvenida!
    Christy Siqueira

    ResponderExcluir