sábado, 7 de março de 2015

CRIMES & CULINÁRIA – UM CREME SEM CULPA


Creme de Devonshire: uma paixão de Agatha Christie!






Quando criei esta seção da blogazine, estava pensando nos bolos, doces, pratos quentes, bebidas e todos os quitutes que aparecem na obra de Agatha Christie com uma constância tão regular quanto os próprios crimes e detetives. Além disso, vinha também demonstrando a relação entre um determinado prato, refeição ou comida qualquer com a estória.

Ocorre que a presença notável de refeições em suas estórias, das mais simples como um corriqueiro café da manhã, às mais sofisticadas, como jantares formais, além da descrição saborosa dos pratos e comidas, se devem a um fato muito simples: o de que Agatha Christie adorava comer bem!



COMA SEM MODERAÇÃO!






Sem culpa, nem pudores, Agatha Christie apreciava uma refeição bem feita ou um prato apetitoso. E o creme de Devonshire era confessadamente o seu predileto, como nos contou na Autobiografia:

Não tenho a menor dúvida: uma das coisas de que mais gostava e provavelmente sempre gostarei é creme de leite. 

Às vezes comíamos o creme de leite com fatias de pão, outras, com a colher.




MUITO MAIS AGRADÁVEL DO QUE ÓLEO DE FÍGADO DE BACALHAU





Comia creme de leite de Devonshire em grandes quantidades; era muito mais agradável do que óleo de fígado de bacalhau, costumava dizer minha mãe.

Infelizmente, hoje em dia é raro encontrar em Devon o verdadeiro creme de leite de Devonshire — pelo menos, não é como o de antigamente —, escaldado e tirado do leite às camadas, com sua nata amarela em uma tigela de porcelana.



CREME DE DEVONSHIRE

SABOREIE VOCÊ TAMBÉM!







INGREDIENTE:

3 copos de creme de leite fresco (não muito pasteurizado)

PREPARO:

Preaqueça o forno a 80°. Despeje o creme em uma assadeira e cubra com papel alumínio. Aqueça por 8 a 10 horas, até que se forme uma camada amarela escura na parte superior.
Despeje o creme em uma panela de cozimento lento (de barro, de preferência). Aqueça por mais 10 a 12 horas, até que se forme novamente uma camada amarela escura na parte superior.

 Transferira a panela com o creme para a pia e deixe até atingir a temperatura ambiente. Leve ao refrigerador durante a noite, ou pelo menos por 8 horas.

Retire a camada superior sólida e coloque em uma tigela ou um copo pequeno. Mexa bem, até que o creme atinja uma consistência lisa.


Está pronto! Coma sem moderação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário