sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

PERSONAGENS que também AMAMOS - ARIADNE CONTA TUDO (parte 2) sobre ASSASSINATOS, ASSASSINOS e suas VÍTIMAS


Muitos estudiosos acreditam que, através das falas de sua personagem Ariadne Oliver - a também escritora de romances policiais - Agatha Christie ia nos revelando suas próprias ideias sobre temas da vida e do ofício de escritora. Hum...


Caricatura de Agatha Christie



ARIADNE  CONTA  TUDO  (parte 2) 


Através das falas de Ariadne Oliver podemos obter algumas das mais divertidas e/ou irônicas tiradas escritas por Agatha Christie. Mas não é só isso...

O fato é que a personagem de Mrs. Oliver fala sobre o que sabe, sobre suas experiencias. E o que ela sabe e vivencia? Bem, Ariadne Oliver é uma famosa escritora inglesa de livros de crime e mistério, adoradora de maçãs e criadora de um detetive estrangeiro e meio excêntrico, também muito famoso e dono de uma legião de fãs. Lembra alguém? Claro: a própria Agatha Christie! Ou seja, muita coincidência. Hum...

Com base nisso, muitos estudiosos acreditam que Agatha Christie transmitia suas próprias ideias através da personagem Mrs. Oliver. Dá o que pensar, não é mesmo? Abaixo estão algumas dessas falas de Ariadne Oliver. Tirem suas próprias conclusões!


* Na parte 1 da série Ariadne conta tudo: 

As possíveis ideias de Agatha Christie sobre A ÁRDUA ARTE DE ESCREVER 

 http://agathachristieobraeautora.blogspot.com.br/2014/09/o-metodo-christie-as-confissoes-veladas.html




O que (possivelmente) Agatha Christie pensava sobre...


ASSASSINOS,  ASSASSINATOS  E SUAS  VÍTIMAS


Zoe Wannamaker como Ariadne Oliver


Os homens são assassinados e ninguém se importa quero dizer, ninguém a não ser suas mulheres e namoradas e filhos, gente assim. 
Ariadne Oliver em A Extravagância do morto


Eu  não  acho possível uma pessoa cometer um crime e não ser preso. Em minha opinião, assim que se comete um crime todas as pistas apontam para o culpado. 
Ariadne Oliver em O Cavalo Amarelo


Para começar, não é natural que cinco ou seis pessoas estejam no local do crime quando B é assassinado; além do mais, para o cúmulo das coincidências, todas essas pessoas têm um motivo para querer eliminar B... a não ser que B seja um homem tão desagradável que qualquer um gostaria de se ver livre dele...  mas  neste  caso ninguém vai  se  preocupar  em  achar  o assassino e sim soltar um profundo suspiro de alívio. 
Ariadne Oliver em O Cavalo Amarelo


 —  A  parte  do assassinato é fácil, o difícil é encobrir as pistas. O culpado passa a brilhar que nem gás néon. 
Ariadne Oliver em O Cavalo Amarelo


Zoe Wannamaker como Ariadne Oliver


Sua  última  obra-prima  vai chamar-se Morte por Sugestão?
— De jeito algum. Sou fã do arsênico e do veneno contra ratos. Ou uma boa faca. Não simpatizo com revólver, porque as armas de fogo são geralmente imprevisíveis. 
Ariadne Oliver em O Cavalo Amarelo


 — Minhas estórias só têm crimes normais — desculpou-se a
Sra. Oliver, como uma cozinheira que só faz bem um tipo de prato.
— Limito-me a falar de pessoas que querem afastar seus inimigos
e tentam fazê-lo de uma forma inteligente 
Ariadne Oliver em O Cavalo Amarelo



 "O  que  realmente  importa  é  uma  porção  de  cadáveres!  Quando  a coisa  começa  a  ficar  enfadonha,  um  pouco  de  sangue  anima  tudo. Alguém  está  prestes  a  revelar  uma  coisa...  e  aí  morre  primeiro!  
Ariadne Oliver em Cartas na mesa




Nenhum comentário:

Postar um comentário