sábado, 13 de junho de 2015

PERSONAGENS que também AMAMOS - O AMOR de TOMMY & TUPPENCE


COMO  NASCEU  O  AMOR  DOS   ÚNICOS  DETETIVES   CASADOS  – E APAIXONADOS – DE  AGATHA  CHISTIE




Especial:  DIA dos NAMORADOS



Francesca Annis como Tuppence e James Warwick como Tommy


Eu simplesmente adoro Tommy e Tuppence! As estórias são leves, despretensiosas, repletas de aventuras – e de romance! Elas estão recheadas de sutis declarações de amor de um pelo outro, daqueles breves momentos de cumplicidade e admiração mútua que somente os casais que se amam de verdade podem compartilhar.


Tommy e Tuppence são os únicos detetives criados por Agatha Christie que são casados, e, ainda por cima, trabalham juntos. Os leitores vão acompanhando o desenrolar de suas vidas, o amadurecimento, os filhos e novas responsabilidades, todavia, ainda muito apaixonados um pelo outro tanto quanto pela aventura e pelo mistério. E tudo em apenas 5 romances e uma coleção de contos: O Inimigo Secreto; N ou M?; Um Pressentimento Funesto; Portal do Destino; Sócios no Crime.


No artigo Tommy e Tuppence: opostos que se atraem (http://agathachristieobraeautora.blogspot.com.br/2013/07/last-but-not-least-os-outros-que-tambem.html ), apontei para diferença na personalidade dos dois: ela, dinâmica e ousada, ele, racional e prudente, mas que, justamente por isso, se complementam e formam um par romântico adorável.


Mas eles não começam sua estória já casados: primeiro se reencontram, passam um tempo juntos, se apaixonam e decidem se casar. Sendo assim, como tudo começou?




COMO   SE   CONHECERAM   E  SE  APAIXONARAM 



Jessica Raine como Tuppence e David Walliams como Tommy


Tommy e Tuppence haviam se conhecido quando criança, mas perderam o contato completamente durante o conflito mundial. A jovem Prudence Cowley, conhecida como Tuppence, abandonou os encantos (e o lufa-lufa) da vida doméstica no começo da guerra e veio para Londres, onde se empregou num hospital para oficiais, como ela mesma relata em O Inimigo Secreto. Já o jovem Thomas Baresford, ou Tommy, seguia a carreira militar como tenente, tendo viajado para a França, para a Mesopotâmia e para o Egito, até ser dispensado.


Um belo dia, pouco depois do fim da 1ª guerra mundial, na estação do metrô na Dover Street, Tuppence dá de cara com seu velho amigo Tommy:


-Tommy!
-Tuppence!
Os dois jovens cumprimentaram-se com efusão e, por instantes, interromperam o trânsito à saída da estação de Dover Street.
-Há séculos que não a vejo - prosseguiu o rapaz.


Era uma época difícil, como sempre é após o fim de uma guerra, e os empregos estavam difíceis, como nos conta o próprio Tommy:


E durante dez longos e fatigantes meses tenho andado à cata de emprego! Não há empregos de espécie alguma! E mesmo que houvesse não seriam para mim. Que valho eu? Que entendo eu de negócios? Nada!


Para Tuppence, as coisas também não estavam fáceis depois do da guerra:


Já resisti o mais que pude. Bati a muitas portas. Respondi a anúncios. Tentei toda a sorte de expedientes. Poupei, economizei, comprimi. De nada valeu. Vou regressar à casa do meu pai.


Ela tem então a ideia de juntos fundarem uma firma de investigações, ou algo parecido, denominada Jovens Aventureiros Ltda. O inusitado anúncio de seu novo negócio dizia:


Prontos para fazer qualquer coisa. Ir a qualquer lugar. Nenhuma oferta razoável será recusada.


Os dois acabam se envolvendo em uma perigosa e misteriosa trama de espionagem, correndo riscos juntos e tudo o mais.




CASAMENTO:   UM   DIVERTIMENTO  ESPANTOSAMENTE   BOM!



Sarah Punshon como Tuppence e Johann Hari como Tommy


Começam como bons amigos que, embora com personalidades bem distintas, possuem interesses em comum. E, o melhor: bons amigos que muito se admiram mutuamente. Então, é claro que se apaixonam!


Querida! - Exclamou Tommy, apertando-a nos braços. (...) Você não pode deixar de casar comigo.


O casamento foi só uma questão de tempo. E até sobre esse assunto, Agatha nos brinda com certo humor e leveza através do diálogo entre Tuppence e Tommy:


(Tuppence) - Dão ao casamento toda a sorte de denominações: um abrigo, um refúgio, uma coroa de glória, um estado de servidão e inúmeras outras. Mas sabe o que penso que seja o casamento ?
- O quê?
- Que é um divertimento!
- E um divertimento espantosamente bom! disse Tommy





E  VIVERAM  FELIZES  E  SE  DIVERTINDO  PARA  SEMPRE!



Jessica Raine como Tuppence e David Walliams como Tommy


As aventuras de Tommy e Tuppence não se destinam apenas aos leitores que buscam pura e simplesmente estórias de mistério e investigação. São para aqueles leitores que, além das estórias de mistério, também nutrem o gosto pelas estórias divertidas e com uma pitada de romance.



Afinal, bem que se pode afirmar que Tommy e Tuppence  se casaram e viveram felizes para sempre – como deve ser ao final de toda estória essencialmente romântica. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário