sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Poirot: Bigodes & Bengala - Paródias de Poirot (3ª parte): Outras mídias


Um jogo, um livro ou uma cerveja?
 Faça sua escolha!

David Suchet como Poirot
Recentemente, publiquei dois artigos mostrando algumas paródias feitas a Hercule Poirot: no primeiro, alguns filmes de cinema, e no segundo, alguns episódios de seriados de TV, ambos satirizando o detetive criado por Agatha Christie (consulte o marcador: Pelos bigodes de Pirot! para ler as postagens). Porém, além da dramaturgia, Poirot foi celebrado no mundo todo quase tanto como foi parodiado. Hoje, trago outras formas de inspiração que o baixinho belga de bigodes suscitou: três produtos que apresentam uma referência óbvia a Hercule Poirot, porém, como uma homenagem ou como um simples reconhecimento de sua importância no cenário cultural mundial: um jogo, um livro e uma cerveja.



1. Poirot ainda um garotinho:


Diversos são os jogos existentes que retratam personagens ou o universo de mistério e investigação desenvolvido por Agatha Christie, sejam em forma de tabuleiro, como o famoso Clue ou Detetive, em forma de revistas impressas, de palavras-cruzadas, de mídia de computador, etc. Escolhi apenas um destes para ilustrar como Poirot influencia até os dias de hoje o que há de mais moderno no mundo da diversão eletrônica.

Em 2006, a Microsoft Windows lançou o jogo de aventura denominado Sherlock Holmes: The Awakened, desenvolvido pela Frogwares. No jogo, semelhante ao enredo básico das estórias originais, Sherlock Holmes e seu amigo Dr. Watson investigam uma série de crimes estranhos. Em um determinado momento do jogo, em um trem onde viajam Sherlock e Watson, lá está Poirot, mas não o homem idoso, de ventre avantajado, com seus indefectíveis bigodes. Não! Poirot aparece como um menino que é ajudado por Holmes a abrir uma daquelas caixinhas-enigma, e a quem finalmente Watson dá um preciosismo conselho: para que o menino Poirot utilize suas células cinzentas. Eu particularmente achei bem legal o cruzamento dos personagens, respeitando a idade que teriam a época de tal encontro, e, especialmente, o fato de que foi um médico, Dr Watson, quem inspirou Poirot sobre suas células cinzentas.



2. Influenciando outros detetives:


Rupert Croft-Crook (1903-1979) adotava o pseudônimo de Leo Bruce para publicar livros de mistério. Em Case for Three Detectives, de 1936, um assassinato é cometido em circunstâncias bizarras, e três detetives amadores assumem o caso. Um deles chama-se Monsieur Amer Picon, que é uma clara paródia a Hercule Poirot. Os outros dois detetives também são paródias de Lord Peter Wimsey e do Padre Brown.

3. Um brinde a Hercule Poirot!


Destes três, o que eu acho mais bacana é o tributo que a renomada cervejaria belga (Brasserie) Ellezelloise (link abaixo) presta ao seu outro compatriota famoso: Hercule Poirot. Eles produzem uma cerveja clássica e robusta, que não apenas é denominada de Hercule, mas também seu rótulo traz como símbolo uma caricatura de um homem de cabelos pretos com bigodes, ensejando uma clara homenagem ao detetive Poirot.






Close-up do rótulo da cerveja acima




Outra versão do rótulo da Hercule Stout

******************



Um joguinho eletrônico, um livro de detetive (que não é de Agatha Christie) ou uma cervejinha belga? Eu, sem sombra de dúvidas, desligo o computador ou a televisão, pego um bom livro da própria Agatha Christie, sento-me em minha poltrona predileta e escolho uma boa garrafa da cerveja escura belga.

Sendo assim, brindemos àquele que é sem sombras de dúvida o maior detetive de todos os tempos: Hercule Poirot. Tin, tin!



Nenhum comentário:

Postar um comentário