sábado, 23 de agosto de 2014

CURIOSIDADES - Será que ela amaria ou detestaria?


O QUE AGATHA CHRISTIE PENSARIA 

DE ALGUMAS MODERNIDADES 



Agatha Christie


O interessante site The Fertile Fact (link ao final) se descreve como: um website literário que trata os escritores famosos e os artistas enquanto personagens fictícios. Diante disso, fiquei curiosa e fui pesquisar se já haviam publicado algo sobre Agatha Christie e bingo! Lá estava este interessante artigo assinado por Laura Thompson, jornalista e escritora que já escreveu uma biografia de Agatha Christie.

No artigo, Thompson cogita sobre o que Agatha Christie acharia de 5 coisas típicas dos tempos contemporâneos, se tivesse vivido o bastante para conhecê-las. Não posso dizer que concordo inteiramente com as conclusões da jornalista. Por outro lado, a verdade é mesmo que ninguém pode saber com certeza o que a Rainha do Crime sentiria ou pensaria. Em todo caso, segundo acredita a Laura Thompson:



AGATHA CHRISTIE ADORARIA:







* A EasyJet, ou qualquer outra empresa aérea, que facilitasse tanto a viagem de uma localidade para outra.

Conforme argumenta a jornalista, apesar de Agatha Christie ter feito diversas viagens luxuosas e longas, como a bosrdo do Orient Express, por exemplo, o que a escritora amava mesmo era simplesmente viajar, conhecer novos países e culturas. Portanto, Agatha Christie provavelmente acharia maravilhosa a ideia de uma pessoa poder gastar parcos £29 para se transportar de Londres a Dakar, ainda que tivesse que carregar todos os seus pertences apertados e reduzidos a uma única mala.

Bem, concordo que nossa Rainha do Crime adorava viajar em si; tenho dúvidas, porém, se ela realmente gostaria de viajar com apenas uma mochila ou algo parecido. Hum, talvez.







* A rede de cafés Starbucks.

Hum, tenho lá minhas dúvidas se Agatha Christie de fato gostaria de estar em um lugar cheio de gente, adolescentes barulhentos, funcionários gritando seu nome quando seu pedido fica pronto, aquele ruído horroroso da máquina de café soltando vapor ou sei-lá-o-quê, que parece até um gigante escarrando antes de cuspir! Pelo menos é esta a experiência que tenho nos Starbucks do Rio de Janeiro. Acho que a jornalista estava pensando na possibilidade de se ficar sozinho, com os ouvidos plugados em alguma trilha sonora, utilizando a internet. Mesmo assim, muito barulho e movimento para o gosto de nossa Rainha!







* Assassinos de boa aparência, belos e atraentes.

A jornalista se baseia na série de sucesso da BBC The Fall, que vem sendo criticada, em contrapartida, pela caracterização do assassino em série como sendo um homem muito bonito e charmoso. Conforme alega, Agatha Christie era uma mulher realista acerca da natureza humana, e portanto sabia que o mal pode vir na forma de pessoas feias tanto como de pessoas belas e/ou aparentemente angelicais, como lindas e ricas mulheres, homens e mulheres velhinhos e frágeis e até mesmo crianças. Assim, a jornalista conclui que nossa Rainha do Crime, ainda que evitasse a violência em seus livros, teria admirado a honestidade da série.

Concordo plenamente.





AGATHA CHRISTIE ODIARIA:








* A Internet e a tecnologia contemporânea.

Laura Thompson afirma que Agatha Christie odiaria profundamente Facebook, Twitter, i-Pads and Kindles. Ela acharia perturbador ter que ler caracteres cintilantes em uma tela pequena em vez de ler sólidas palavras impressas em livros. Ela acharia ameaçador à sua privacidade compartilhar suas opiniões, e ultrajante postar na rede a quantidade de calorias de seu jantar. A tecnologia moderna lhe soaria como a concretização de todos os seus temores, uma verdadeira indignação contra o significado de ser humano.
Concordo inteiramente com a opinião da jornalista. E confesso que eu mesma não sou muito fã de tablets ou de similares. Nada substitui o cheirinho gostoso de um livro novo!








* Os festivais literários.

De acordo com Laura Thompson, a escritora ficaria desnorteada pela ideia das pessoas pagarem para ouvir um escritor falar. Agatha Christie acreditava que o trabalho de um escritor era o de se comunicar com seu público através de seus livros e ponto final.

Concordo: tímida e discreta como era, não consigo imaginar Agatha Christie de pé em um palco falando ao microfone para uma plateia.








* Pais indulgentes e crianças caprichosas.

Segundo a jornalista, Agatha Christie teria desprezado a tendência contemporânea em favor da centralização exagerada nas crianças, com a preocupação em satisfazer todas as suas vontades, a vigilância sobre suas dietas, e a necessidade de deixá-las se expressar livremente demais, mesmo que isso signifique infernizar os outros em locais públicos, serem mal educadas e mimadas.

Bem, esta deve ser uma tendência britânica atual, haja vista o sucesso de programas de TV originalmente ingleses, como a Super Nanny. Em todo caso, ressalvadas as diferenças, as crianças brasileiras não são exatamente exemplos de bom comportamento público, nem tão pouco estão livres dos mimos e caprichos exacerbados. De qualquer forma, lá ou aqui, concordo que Agatha Christie acharia um horror a forma frouxa como as crianças em geral são educadas hoje em dia. E, notem, ela teve uma infância bastante feliz!



******************


O que mais Agatha Christie adoraria e odiaria nos dias de hoje? Fico aqui imaginando...




******************


The Fertile Fact:  http://fertilefact.com/about/ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário