terça-feira, 9 de setembro de 2014

Notícias & Novidades - FESTIVAL INTERNACIONAL AGATHA CHRISTIE 2014


PARABÉNS,  AGATHA  CHRISTIE!!


Barnaby Bus, casa de Greenway e Agatha Christie


Está chegando um dos maiores eventos e também um dos mais aguardados pela legião mundial de fãs de Agatha Christie: o Festival Internacional Agatha Christie! Todos os anos em setembro, mês de aniversário da escritora nascida em 15/09/1890, centenas de seus admiradores se reúnem em Torquay, na Riviera Inglesa, sua cidade natal. (Veja várias matérias e belas fotos de Torquay e locais diretamente relacionados à Agatha Christie, sua casa, o píer onde costumava patinar quando criança, a igreja que frequentava, etc., clicando na seção Agatha & Torquay acima). O objetivo destes fãs: participarem dos vários eventos organizados especialmente para celebrar a vida e a obra da maior escritora de romances detetivescos de todos os tempos, e assim, de algum modo, poderem se sentir mais próximos a seu ídolo.  





Neste ano de 2014, o Festival se realizará do dia 14 ao dia 21 de setembro. Toda a cidade de Torquay e a região de Devon ficam envolvidas com o Festival que comemora aquela que é uma de suas mais famosas celebridades: nossa amada Agatha Christie, a Rainha do Crime!


edição anterior do Festival Internacional Agatha Christie em Torquay


Alguns eventos se repetem em todas as edições do festival – e nem por isso deixamos de esperar por eles ansiosamente! Em diversos deles, as pessoas se vestem à moda de Agatha Christie, ou melhor, da época em que ela era mais jovem, lá pelo princípio do século XX. São almoços, jantares, bailes, coquetéis e outros tantos. Independente disso, porém, é muito comum os fãs simplesmente circularem pela cidade no melhor estilo melindrosa ou caracterizados de Hercule Poirot ou de Miss Marple. Não importa! O que importa mesmo é entrar no clima dos livros de Agatha Christie e se divertir!


edição anterior do Festival Internacional Agatha Christie em Torquay


Outros eventos que não podem faltar são as palestras e sessões de autógrafo com autores e romancistas ligados ao universo das estórias de investigação e detetives. Também há os workshops, sessões de filmes, encenações teatrais especiais para o Festival, as visitações guiadas a locais diretamente relacionados à Agatha Christie ou a sua obra, as feiras literárias, os eventos infantis.


edição anterior do Festival Internacional Agatha Christie em Torquay


Há ainda os jogos de caçadas ao tesouro, que no caso, se transformam em caçada às pistas e ao criminoso, os Jantares com Mistério, que são jantares durante os quais atores encenam um assassinato e os convidados são todos suspeitos e participam da investigação,  e muito mais!


Torre Abbey

Na edição de 2014 do Festival, o ponto central dos eventos se localizará em Torre Abbey, a Abadia de Torre, hoje um museu. Localizada de frente para o mar, a abadia histórica de Torre Abbey, cuja construção remonta ao ano de 1196, guarda muitos segredos e outras coisinhas mais, como o famoso Potent Plants Garden, ou Jardim de Plantas Potentes – potentes porque são venenosas e muito uteis se você pretende sutilmente assassinar alguém...


mapa de Torre Abbey


Haverá eventos nos salões de baile da casa principal e no Celeiro Espanhol medieval, bem como nos gramados, onde serão erguidas as Tendas de Livros e o Mercado do Festival.





As novidades e os destaques do Festival Agatha Christie de 2014 ficam por conta de dois eventos. Em um deles, a primeira aparição pública de Sophie Hannah após o super aguardado lançamento de seu livro, The Monogram Murders (no Brasil: Os Crimes do Monograma, lançado pela Nova Fronteira), contendo uma novíssima e inédita estória com Hercule Poirot.



Cena de abertura dos episódios de Partners in Crime para a TV da década de 1980


O segundo destaque do Festival de 2014 vai para o debate entre o diretor de produção dramática da BBC, Ben Stephenson, e Mathew Prichard, o neto de Agatha Christie e presidente da Agatha Christie Ltda., a respeito da possibilidade de levar às telas da TV novas adaptações de Jovens Aventureiros Ltda, com meus favoritos Tommy e Tuppence Baresford, assim como uma nova produção de O Caso dos Dez Negrinhos, ambos para 2015. Oba! Tomara que acertem tudo logo. Mal posso esperar!


***************


Para saber mais sobre o Festival Agatha Christie 2014, visite o site oficial em: www.agathachristiefestival.com.




Um comentário: