sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Poirot: Bigodes & Bengala - COMO INTERPRETAR POIROT segundo DAVID SUCHET


Hábitos e manias, bigode impecável, andar peculiar, olhos de escrutínio: David Suchet resume algumas de suas técnicas para se interpretar o inigualável detetive em seis etapas. 



David Suchet como Hercule Poirot


Interpretar Hercule Poirot definitivamente não é uma tarefa fácil! O ator David Suchet, considerado por muitos o Poirot definitivo, explicita algumas das estratégias que adotou durante o árduo processo de encarnar o detetive belga na aclamada série de TV Poirot, em um artigo assinado por Charlotte Runcie (link ao final).

Suchet, após tantos e minuciosos estudos acerca dos maneirismos, hábitos e peculiaridades do famoso personagem criado por Agatha Christie, além, é claro, de 24 anos e 70 episódios na pele do detetive, acabou se tornando um especialista em Hercule Poirot. Vamos às suas dicas:



1. Prepare-se bem antes de começar


David Suchet como Hercule Poirot

Antes de interpretar Poirot pela primeira vez, David Suchet compilou dos livros de Agatha Christie e dos contos mais de 90 fatos sobre o detetive. Ele passou então a consultar esta lista a cada episódio que filmava. Além disso, ele também assistia todos os episódios anteriores os quais tinha estrelado antes de partir para a filmagem de um novo, a fim de mergulhar novamente no personagem. Fazendo as contas, isso significa que David Suchet assistiu a si mesmo interpretando Poirot 2.450 vezes.



2. O Andar



David Suchet como Hercule Poirot


A descrição original que Agatha Christie faz do andar de Poirot diz que ele é

rápido, marchado em passos curtos, com os pés firmemente e dolorosamente fechados dentro de suas botas de couro patenteado.

Para dar vida ao andar de Poirot, Suchet se inspirou na interpretação feita por Laurence Olivier de um almofadinha:

Notoriamente, ele colocava uma moeda presa entre as nádegas, depois andava sem deixá-la cair. Se voce fizer isso, voce não consegue andar rapido, então eu fiz uma coisa parecida. Quando eu queria andar como Poirot, eu apertava minhas nádegas. Isso te obriga a andar em passos bem curtos.




3. O Bigode



David Suchet como Hercule Poirot


Assim que coloco o bigode, eu começo a falar como ele, conta Suchet. O bigode altera a flexibilidade do meu lábio superior, e funciona como um catalisador que imediatamente me transforma no homenzinho. E, uma vez que a voz está lá, cada pequena parte dele toma seu lugar.

Suchet não interpreta Poirot a menos que ele coloque o bigode. Em uma gravação, quando os atores estavam dublando algumas de suas falas, Suchet, desanimado, descobriu que o famoso bigode tinha desaparecido. Embora a dublagem não estivesse sendo filmada, ele se recusou a fazê-la até que o bigode fosse encontrado e recolocado em seu lugar certo: acima de seu lábio superior.

Todavia, o bigode tem suas variações. Como nos conta Suchet, Christie descreveu o bigode em aproximadamente 12 modos diferentes, então nós tínhamos alguma margem de manobra.




4. A Pança



David Suchet como Hercule Poirot


Para interpretar o pequeno e corpulento belga, durante muitos anos Suchet teve que vestir camadas de enchimento por baixo das roupas imaculadas de Poirot. Eu sempre a chamei de minha roupa de tatu, conta ele. Porém, para o último caso de Poirot, vemos o detetive com uma aparência idosa e doente. Suchet dispensou o enchimento e ainda perdeu alguns quilos, tudo para parecer autenticamente tão frágil quanto Poirot se tornou.


David Suchet como Hercule Poirot em Cai o Pano



5. O "Zotaque"


Suched escutou rádios francesas e belgas para encontrar o sotaque que fica em algum lugar entre as duas línguas para poder representar Poirot. O resultado está mais para o francês, com alguns fonemas guturais ocasionais do flamenco, mesmo quando as câmeras não estão ligadas.

Suchet levou o hábito de não sair do personagem a extremos. Quando uma visitante ao set de filmagens em Paris ficou alarmada ao perceber que sua bolsa tinha sido roubada de verdade mais cedo naquele dia, Suchet foi ao seu auxílio – como se fosse Hercule Poirot, lançando-se em uma longa análise do crime e no aumento do número de trombadinhas em Paris, e formando uma lista de suspeitos em potencial. Poirot acalmou os nervos abalados da visitante, mas infelizmente a bolsa jamais foi recuperada.



6. Um torrão de açúcar ou dois?



David Suchet como Hercule Poirot


Em uma cena, Suchet se esqueceu quantos torrões de açúcar Poirot coloca em seu chá. Sem conseguir prosseguir, ele pediu a interrupção das filmagens, telefonou para sua esposa do set de filmagem e lhe pediu que consultasse seu famoso dossier a fim de descobrir esta informação crucial. 

A propósito, a resposta foi: quatro, as vezes três, ocasionalmente cinco torrões de açúcar.


**********************





Um comentário:

  1. Agatha Cristie, uma das melhores senão a melhor autor(a) de contos e obras policiais. David Suchet é um ator notável que se dedicou a cem por cento ao desempenhar seu papel de Poirot ao mais ínfimo pormenor respeitando não só, o notável e ficcional personagem, o competente detetive, Hércule Poirot como também as descrições e narrações da autora,Cristie sobre Poirot. Sou fan incondicional das obras de Agatha Cristie e aprecio muito o talento do ator, David Suchet. Agatha Cristie antes de ter falecido veio a Lisboa (donde nasci) e disse que iria escrever uma obra policial com ação em Lisboa....mas isso não aconteceu porque acabou por falecer antes disso. Que descanse em Paz e que Deus abençoe uma das maiores autoras de sempre na literatura policial, senão a maior de todos os tempos !

    ResponderExcluir