quarta-feira, 25 de setembro de 2024

LIVROS & ENTRELINHAS - QUAL “AGATHA CHRISTIE” É O FAVORITO DE AGATHA CHRISTIE?

 

QUAL “AGATHA CHRISTIE” É O FAVORITO DE AGATHA CHRISTIE?

 


Qual é o seu livro favorito de Agatha Christie? E qual a crítica considera o melhor? Com mais de 66 romances policiais publicados e sendo um sucesso estrondoso, que se alastra por décadas e gerações, esta escolha torna-se muito difícil.

Para nos auxiliar, a própria Agatha, ao escrever uma resposta para uma fã em 1972, listou seus 10 livros favoritos. Todavia, ela admitiu que mudava de ideia de tempos em tempos, por motivos diferentes. Considerando que ela faleceu pouco tempo depois de responder à fã, podemos considerar então que esta foi sua última lista:

“Meus próprios dez certamente variam de tempos em tempos porque de vez em quando eu releio um livro antigo por algum motivo específico, para responder a uma pergunta que me foi feita, talvez, e então altero minha opinião — às vezes pensando que é muito melhor do que eu achava — ou não tão bom quanto eu pensava.”

Agatha Christie


1- O Assassinato de Roger Ackroyd (1926)




Um caso de Hercule Poirot, foi considerado, em 2013, o melhor romance policial de todos os tempos pela Associação Britânica de Escritores de Ficção Criminal (British Crime Writers’ Association).



2- Assassinato no Expresso do Oriente (1934)




Outro caso de Hercule Poirot e um dos mais famosos livros de Agatha, foi inspirado em sua própria viagem no trem de mesmo nome.



3- A Mão Misteriosa (1942)




Um caso de Miss Marple que retrata o cotidiano de uma vila do interior, exceto, é claro, pelo assassinato.



4- E Não Sobrou Nenhum (1939)




Um dos enredos mais engenhosos criados por Agatha, surpreendente e inusitado.



5- Marco Zero (1934)




Um caso com o Superintendente Battle e outro enredo muito bem engendrado.



6- A Casa Torta (1949)



Apresenta um pouco de tudo de uma história clássica de crime e mistério: a mansão, a família rica, um detetive amador e muito mistério.



7- Convite para um Homicídio (1950)



Tudo começa com um jogo que acaba dando errado...



8- Punição para a Inocência (1958)




Um thriller no qual dilemas morais são suscitados e questionados.



9- Noite Sem Fim




Outro thriller, mas este, um do tipo psicológico com uma reviravolta ao final de tirar o fôlego.



10- Os 13 Problemas




Casos de Miss Marple, narrados de forma divertida.



segunda-feira, 23 de setembro de 2024

CRIMES & CULINÁRIA - OS SUSPIROS DE SRA OLIVER

 

OS  SUSPIROS  DE  SRA  OLIVER

 


O merengue, sobremesa deliciosa, feita com ingredientes incrivelmente simples, não poderia ter recebido um nome melhor em português: suspiro. Pois é de se suspirar mesmo diante dela e mais ainda ao saboreá-la. E Sra. Oliver que o diga! Merengue é sua sobremesa favorita, como se constata nesta passagem de “Os Elefantes Não Esquecem”:

 

“Sra. Oliver estava na sobremesa, suspirando de satisfação, enquanto saboreava o merengue da torta de limão. Ela adorava merengues, principalmente depois de um almoço tão maravilhoso. (...) Portanto, foi com enorme satisfação que ela deu a última garfada na deliciosa sobremesa.”

 



Além daquele suspiro simples, pequeno e branquinho, crocante por fora e feito a base de claras de ovos batidas, há uma variedade de outros, muitas vezes mais cremosos e recheados com os mais variados sabores.

 

Como tudo que é bom pode ser melhorado, escolhi para nossa seção dedicada às guloseimas que aparecem nos livros de Agatha uma receita de suspiro um pouco mais incrementada do que aquela tradicional da vovó. Eu já fiz e garanto que fica divino!

 

 


Merengues com creme de baunilha e mascarpone e coalhada de limão

Tempo de preparo: 30 minutos


INGREDIENTES

Para o merengue:

2 claras de ovos grandes e frescas

110 g de açúcar refinado dourado

açúcar de confeiteiro para polvilhar

 

Para o recheio:

1 x 250 potes de mascarpone, gelado

1 colher de chá de extrato de baunilha puro extrato de baunilha

1 x 200 g de fromage frais francês natural

1 colher de sobremesa cheia de açúcar refinado dourado

 

Para a coalhada de limão:

raspas e suco de 1½ limão grande

110 g de açúcar refinado dourado

3 ovos grandes

75 g de manteiga em bloco

 

PREPARO

Para os merengues, coloque as claras em uma tigela grande e limpa e bata até formar picos firmes. É muito importante, no entanto, não bater demais as claras porque, se fizer isso, elas começarão a desmoronar. Comece a bater o açúcar, cerca de uma colher de sopa de cada vez, batendo após cada adição até que todo o açúcar esteja dentro. Coloque 8 colheres de sobremesa cheias da mistura na assadeira preparada, espaçando-as uniformemente. Em seguida, usando as costas da colher ou uma pequena espátula, esvazie os centros. Não se preocupe se eles não tiverem todos o mesmo formato. Em seguida, coloque-os na prateleira central do forno e deixe-os por 30 minutos. Depois disso, desligue o forno e deixe os suspiros secarem no calor do forno até que esteja completamente frio (geralmente cerca de 4 horas).

 

Enquanto os suspiros estão cozinhando, faça o creme de limão: coloque as raspas de limão raladas e o açúcar em uma tigela, bata o suco de limão junto com os ovos e despeje sobre o açúcar. Em seguida, adicione a manteiga cortada em pedaços pequenos e coloque a tigela sobre uma panela com água quase fervendo (certificando-se de que a tigela não toque na água). Bata de vez em quando até engrossar, o que deve levar cerca de 20 minutos. Depois, deixe esfriar.

 

MONTAGEM

Quando estiver pronto para servir os suspiros (ou até 20 minutos antes), bata os ingredientes do recheio juntos. Coloque uma pequena porção de recheio em cada prato e cubra com um suspiro (isso ajudará os suspiros a ficarem no lugar). Depois, divida o creme de limão entre os suspiros e cubra cada um com uma porção generosa do recheio.

Finalize polvilhando açúcar de confeiteiro.





sexta-feira, 20 de setembro de 2024

AGATHA & FILATELIA - AGATHA CHRISTIE PARA FILATELISTAS


A HOMENAGEM VEM DE LUGARES SURPREENDENTES!





Esta nova série de artigos é especialmente dedicado àqueles mais novos, da geração do correio eletrônico (e-mail), que desconhecem o imenso prazer de se receber uma carta de uma pessoa amiga – não de contas ou propagandas! – com aqueles selos carimbados, coloridos, trazendo alguma informação interessante. A filatelia – arte de colecionar selos comemorativos – ainda sobrevive, porém, em minha opinião, sem as cartas de verdade acho que perdeu bastante de seu charme. Em todo caso, ainda há muito que se aprender e curtir, simplesmente colecionando e admirando selos!

Neste 1º artigo, mostro os selos comemorativos ou alusivos à escritora ou a sua obra, os quais são oriundos dos países mais inusitados. Em próximas postagens, mostrarei, por exemplo, os selos que celebram um evento ocorrido em 1930: a participação da própria Agatha Christie em uma caça ao tesouro, com pistas codificadas escritas por ela. Mostrarei ainda os selos emitidos no Reino Unido sobre a Rainha do Crime, e outros mais com suas particularidades e curiosidades.

Colecionadores ou não de selos postais comemorativos, preparem-se para apreciar as belas homenagens feitas à escritora e à obra de Agatha Christie pelos mais diferentes – e surpreendentes países!




SIERRA LEONE:


Sobre a História do Orient Express e sua relação com a obra de Agatha Christie Assassinato no Expresso do Oriente.

Postal comemorativo com o texto:
Agatha Christie, a celebrada escritora britânica que nasceu em 1891. Ela trouxe ainda mais fama ao Simpton Orient Express com seu romance Assassinato no Expresso do Oriente, 1934, o qual foi inspirado por um incidente real quando o Orient Express ficou bloqueado pela neve.



Detalhe do selo acima, com a foto de Agatha Christie



Postal comemorativo, com alusão à história do Orient Express.



Postal comemorativo,  com alusão à história do Orient Express.



Detalhe do postal acima com o rosto de Agatha Christie.






ANTIGUA E BARBUDA:


Celebração das Estrelas do séc. XX:


Carta de selos com homenagem a:

Katharine Hepburn, Martha Graham, Eubie Blake, Agatha Christie, Eudora Welty, 
Helen Hayes – que interpretou Miss Marple nas telas - Vladimir Horowitz, Katharine Graham, Pablo Casals, Pete Seeger, Andrés Segovia, Frank Lloyd Wright



Detalhe do selo acima com o rosto de Agatha Christie.






DOMINICA:

(1996) Celebração dos 100 Anos do Cinema mostrando os Detetives Legendários das Telas.


Detalhe: Hercule Poirot interpretado por Peter Ustinov


Detalhe: Miss Marple interpretada por Margareth Rutherford.



Postal comemorativo com Miss Marple interpretada por Margareth Rutherford.



Postal comemorativo com os detetives legendários das telas:

Humphrey Bogart como Sam Spade; Sean Connery como James Bond (007); Warren Beatty como Dick Tracy; Basil Rathbone como Sherlock Holmes; William Powell como Nick Charles (The Thin Man); Sidney Toler como Charlie Chan; Peter Sellers como Inspector Jacques Clouseau; Robert Mitchum como Philip Marlowe; Peter Ustinov como Inspector Hercule Poirot






SOMÁLIA:

(2000) Comemoração da Virada do Milênio, com homenagem às Pessoas Célebres do Século XX:


Carta de selos com as Pessoas Célebres do Século XX:

Princesa Diana; Agatha Christie; Josephine Baker; Brigitte Bardot; Sophia Loren; Marlene Dietrich; Ella Fitzgerald; Golda Meir; Madre Theresa de Calcutá.


Detalhe do selo acima com o rosto de Agatha Christie.






NICARÁGUA:


(1972) Comemoração do 50º aniversário da Interpol (International Police Organization, 1923 – 1973), através dos 12 Detetives Mais Famosos da Ficção:


Postal Comemorativo: os 12 Detetives Mais Famosos da Ficção


Detalhe do selo acima mostrando Hercule Poirot, cuja imagem foi extraída da capa de uma edição de O Misterioso Caso de Styles, da PAN Books.


Livro O Misterioso Caso de Styles, edição da PAN Books.





GUINÉ BISSAU:

(1996) Celebração dos 100 anos do cinema mostrando Miss Marple interpretada por Margareth Rutherford e outros detetives clássicos do cinema.

Postal comemorativo com Margareth Rutherford como Miss Marple.


Detalhe do selo acima: Margareth Rutherford como Miss Marple



Carta de selos com os detetives clássicos do cinema:

Humphrey Bogart como Philip Marlowe; Peter Sellers como Inspector Jacques Clouseau; Basil Rathbone como Sherlock Holmes; Margareth Rutherford como Miss Marple; Warner Orland como Charlie Chan.


Carta de selos com os detetives clássicos do cinema


Postal comemorativo com os detetives clássicos do cinema





REPÚBLICA DA GUINEA:


(2001) Outra coleção de selos alusivos a trens famosos e os respectivos filmes situados ou relacionados a estes trens. Como não poderia deixar de faltar, lá estao o Orient Express e a obra de Agatha Christie Assassinato no Expresso do Oriente.


Carta de selos com trens famosos e os filmes neles situados.


Detalhe do selo acima com o Orient Express e o filme baseado na obra de Agatha Christie atrás.



**************

No próximo artigo da série Agatha & Filatelia, o jogo de caça ao tesouro do qual Agatha Christie participou: conheça as pistas que a escritora criou e tente você mesmo desvendá-las! 




terça-feira, 17 de setembro de 2024

Poirot: Bigodes & Bengala - Conheça a PLANTA e o INTERIOR do APARTAMENTO de POIROT!


ENTRE E FIQUE À VONTADE!



Cena do episódio: Seguindo a Correnteza


Você conhece o quarto de Hercule Poirot? Sua cozinha? Sua sala de estar? E seu banheiro? Quem é fã não se cansa de curtir os mínimos detalhes sobre seu ídolo, não é mesmo...?  

Em um artigo anterior, mostrei o prédio utilizado como locação para a residência de Hercule Poirot no ótimo seriado de TV Poirot, e aproveitei para mencionar a diferença entre o local da moradia do detetive, conforme escreveu Agatha Christie em seus livros, e o local onde ele vive, de acordo com o seriado, além de ter falado um pouco dos arredores do prédio, a fim de servir como dicas para um fã turista em Londres:

http://agathachristieobraeautora.blogspot.com.br/2013/06/pelos-bigodes-de-poirot-2-onde-morava.html


Porém, mesmo tendo situado o nosso adorável e bigodudo detetive em um lugar diferente, o capricho com que o cenário de seu apartamento foi decorado salta-nos aos olhos! A atmosfera imaginada por Agatha Christie como sendo a residência de seu detetive belga foi mantida nos mínimos detalhes pela produção do seriado.



Whitehaven Mansions à noite.
Cena do episódio: Tragédia em Três Atos


No desenho destas plantas baixas, criadas a partir do apartamento mostrado no seriado, podemos ter uma noção melhor do apartamento. Note, todavia, que uma pequena modificação foi realizada a partir da 6ª temporada.



planta baixa do aptº de Poirot nas temporadas 1 - 5




planta baixa do aptº de Poirot a partir da temporada 6


Uma visita virtual bem interessante também pode ser feita à locação utilizada como moradia do detetive, conforme publiquei na seção Link Legal em:



Contudo, como 1 imagem pode dizer a mesma coisa que mil palavras, que tal conhecer o apartamento inteirinho de Hercule Poirot, dividido em cômodos, como quem faz uma visitinha, através das cenas dos episódios gravados lá? Então, entre e fique à vontade!




HALL DE ENTRADA DO PRÉDIO:



cena do episódio: A Aventura do Nobre Italiano



cena do episódio: Uma Dose Mortal 



cena do episódio: Morte nas Nuvens





O HALL DO APARTAMENTO DE POIROT:




cena do episódio: O Caso do Testamento Desaparecido


cena do episódio: Tragédia em Três Atos



cena do episódio: Cem Gramas de Centeio





A SALA DE ESTAR:




cena do episódio: Tragédia em Três Atos



cena do episódio: Cartas na Mesa



cena do episódio: Morte nas Nuvens




cena do episódio: A Mina Perdida



cena do episódio: O Desaparecimento do Sr. Davenheim




A SALA DE JANTAR:



cena do episódio: Treze à Mesa




cena do episódio: Os Primeiros Casos de Poirot





cena do episódio: A Aventura da Estrela do Oriente




MESA DE TRABALHO / ESCRITÓRIO:



cena do episódio: Tragédia em Três Atos




cena do episódio: A Aventura de Johnny Waverly



cena do episódio: Morte na Rua Hickory




O QUARTO:



cena do episódio: O Roubo da Joia no Grande Metropolitan




cena do episódio: A Terceira Moça




cena do episódio: O Roubo de Um Milhão de Dólares 



O BANHEIRO



cena do episódio: Morte na Rua Hickory




cena do episódio: Pista Dupla



A COZINHA:



cena do episódio: O Desaparecimento do Sr. Davenheim



cena do episódio: Os Crimes ABC



detalhe da louça de Poirot