sábado, 8 de março de 2014

MISS MARPLE: CHÁ & BOLINHOS - Os Muitos Rostos de Miss Marple



DIFERENTES  VERSÕES
DA  MESMA  SENHORA  IDOSA



ilustração de Miss Marple na edição do The Royal Magazine (1927, por Gilbert Wilkinson)


Conversando com um amigo sobre Miss Marple, lembrei-me de um fato, muito conhecido pelo pessoal que lida com crítica literária: não importa como ou com qual nível de detalhamento o autor descreve seu personagem – este só existirá plenamente daquele jeito imaginado pelo autor na própria mente do seu criador. 

O leitor, por sua vez, na privacidade de seu contato com o texto, irá criar para si mesmo uma versão totalmente própria, pessoal, particular daquele personagem, com base em suas experiências, em suas impressões, em seus sentimentos, e principalmente, em suas projeções sobre aquela pessoa descrita

E o resultado desse fenômeno nem sempre irá necessariamente coincidir com a ideia original do personagem imaginada pelo autor.



 ilustração de Miss Marple no 20º volume de Case Closed (Caso Encerrado)


É por isso que muitas vezes há tantas versões distintas de um personagem famoso: a base, a essência é a mesma, mas o produto final pode ser bem variado. E é por isso também que os fãs de Miss Marple tendem a fazer uma leitura diferenciada entre si de como seria esta simpática velhinha. Assim sendo, em função das várias produções teatrais, em filmes ou em séries das aventuras da esperta velhinha detetive, bem como em função das muitas atrizes que encarnaram Jane Marple, os fãs se dividem em grupos de preferência por esta ou aquela Miss Marple.



MISS MARPLE: ESCOLHA A SUA!








Levando isso em conta, resolvi apresentar aqui um apanhado de algumas das Misses Marple do cinema, da TV e do teatro (oportunamente, falarei mais sobre cada atriz, os filmes, os livros correspondentes, as curiosidades acerca da produção, etc.) e lhe perguntar:



Qual destas é a sua Miss Marple?


Margareth Rutherford 
(11 de maio de 1892 – 22 de maio de 1972)

A atriz inglesa e vencedora de um prêmio da Academia, figura na 1ª versão de Miss Marple para as telas, em 1961, no filme: Murder, she Said, uma produção norte-americana dos estúdios da MGM, em uma leitura cômica e livremente (Mas, muito livremente mesmo!) da obra de Agatha Christie. Outros filmes com Margareth Rutherford: Murder at the Gallop (1963); Murder Most Foul (1964); Murder Ahoy! (1964).


Em minha opinião, um verdadeiro horror! Estórias loucas, próximas da comédia pastelão. Um deboche. Uma afronta. Uma Miss Marple ... que é muita coisa, mas de jeito nenhum é Miss Jane Marple! Observação: nada contra Margareth Rutherford, tudo contra a adaptação, o roteiro, a direção, etc.



Angela Lansbury
(16 de outubro de 1925)

A bela Angela Lansbury, quando jovem (vide O Retrato de Doryan Gray, 1945), embora seja frequentemente considerada uma atriz norte americana em função de sua atuação em Hollywood, nasceu em Londres em 1925. Na década de 1980, ela interpretou Miss Marple em uma versão para o cinema de A Maldição do Espelho (The Mirror Crack'd from Side to Side, 1962), ao lado de um elenco de famosos, como Elizabeth Taylor, Kim Novak, Rock Hudson, e Tony Curtis. Não se deixou ofuscar, porém, pelo brilho dessas estrelas!

Uma grande atriz, sem sombras de dúvidas. Uma Miss Marple fofa, aquela vovó de antigamente. Porém, tudo certinho demais, uma caracterização ou direção bastante tradicional, muito óbvia. Poderia ser Miss Marple, mas também poderia ser qualquer outra velhinha. É boa, mas não é minha Miss Marple.



Helen Hayes
(10 de outubro de 1900 – 17 de março de 1993)

 


Sob a alcunha de A Primeira Dama do Teatro Norte-Americano e duas vezes ganhadora do Oscar, Helen Hayes teve uma longa carreira de sucesso que perdurou por mais de 80 anos. Quando tinha 83 anos de idade, ela deu vida à Miss Marple em uma versão para a TV de Mistério no Caribe (A Caribbean Mystery, 1964). Dois anos depois, portanto com 85 anos de idade, ela voltou às telas da TV como Miss Marple em uma versão de Um Passe de Mágica (They Do It With Mirrors, 1952), ao lado de grandes nomes como Bette Davis, Leo McKern, John Mills, Frances de la Tour, e Tim Roth. (Ou deveria eu dizer que estes atores é que trabalharam ao lado de um dos maiores nomes das artes cênicas?)

Uma dama, sem dúvidas. Elegante, altiva, um ar nobre, ainda assim, muito simpática. Mas não é Miss Jane Marple. Miss Marple é uma senhora idosa e solteirona de uma pequena vila no interior da Inglaterra vitoriana, é uma velhinha rural, meio fofoqueira, meio enxerida: nada tem de elegância ou altivez ou nobreza.




Joan Hickson
(5 de agosto de 1906 – 17 de outubro de 1998)


A atriz inglesa Joan Hickson atuou no teatro, cinema e TV, em papeis de variados estilos, chegando a fazer sucesso com sua interpretação de personagens cômicos e excêntricos nos palcos londrinos. Mas foi sua atuação no teatro representando Miss Pryce em uma adaptação de Encontro com a Morte (Appointment with Death, 1938), que chamou bastante a atenção da própria Agatha Christie. A Rainha do Crime escreveu-lhe então dizendo que esperava que ela interpretasse sua querida Miss Marple, o que ela acabou fazendo magistralmente, nas três primeiras temporadas da série para a TV Marple, entre 1984 e 1992. Alguns episódios que já se tornaram clássicos são as versões de Convite para um Homicídio (A Murder is Announced, 1950) e de Nemesis (Nemesis, 1971).


Perfeita: esta é a Miss Marple! Olhar severo e crítico de uma velhota solteirona e mexeriqueira, tipicamente vitoriana, como a versão inicial de sua personalidade descrita por Agatha Christie. Ao mesmo tempo, instantes de empatia pelos outros, ares de velhinha fofa e compreensiva, mais próxima da segunda versão feita pela autora. E, em todos os momentos, esperta, inteligente, com clara agilidade mental. Minha favorita!
(Obs.: Para se inteirar melhor sobre a 1ª e a 2ª versões da personalidade de Miss Marple as quais mencionei acima, leia ao artigo deste blog Adocicando Miss Marple: http://www.agathachristieobraeautora.blogspot.com.br/2013/07/domingo-e-dia-de-cha-e-bolinhos-com_6.html )




Geraldine McEwan
(9 de maio de 1932)

 

Vencedora do prêmio BAFTA como melhor atriz em 1991, a atriz inglesa Geraldine McEwan começou sua carreira aos 14 anos como assistente de palco no Teatro Royal de Windsor. Atuou e também dirigiu peças teatrais, assumindo o papel de Miss Marple na série para a TV Marple em 2004, onde se manteve até 2007. Dentre os episódios encontram-se a versão de O Caso do Hotel Bertram (At Bertram’s Hotel, 1965) e a do último caso de Miss Marple escrito por Agatha Christie: Um Crime Adormecido (Sleeping Murder, 1976).

É curioso como tantas pessoas criticam a Miss Marple encarnada por Geraldine McEwan. Eu adoro! A forma como aperta seus olhinhos pequenos ao perceber alguma coisa ou a ter um insight, o modo como lança aquele olhar esperto, matreiro, quase semelhante ao de uma criança prestes a fazer uma traquinagem, é para mim a essência da própria Miss Marple. Para não falar de seus ares mexeriqueiros e de seu figurino: aquele colar com uma pequena lupa no lugar da medalha, o chapéu e o xale super antiquados e até meio gastos, tão típicos de pessoas de idade cheias de personalidade e em especial das velhinhas vitorianas, como é a Miss Marple de Agatha Christie. Minha 2ª predileta.



Julia McKenzie
(17 de fevereiro de 1941)


A atriz inglesa, cantora e diretora teatral Julia McKenzie passou a interpretar Miss Marple na série para a TV Marple a partir de 2008. Os episódios incluem adaptações de Por que não pediram a Evans? (Why didn’t they ask Evans?, 1934) e de O Cavalo Amarelo (The Pale Horse, 1961).

Muita apreensão recaiu sobre o anúncio de que Julia McKenzie encarnaria Miss Marple, especialmente porque seu último papel foi uma pequena participação no drama/thriller Notes on Scandal, de 2006, estrelado por Judi Dentch e Cate Blanchett. De ares muito, muito doces, sorriso tímido, olhar meigo, voz macia como um de seus xales de tricô, Julia McKenzie dá conta do recado, como se diz, porém eu sinto muito falta de poder utilizar adjetivos comuns à Miss Marple dos livros como esperta, de olhar aguçado, sábia, com a mente ágil. Ela mais me parece uma coadjuvante nas estórias, uma personagem quieta e meio escondida nas sombras, do que a própria personagem principal. E seus enormes olhos azuis, muito bonitos por sinal, me fazem pensar o tempo todo naqueles desenhos japoneses, os mangás – e não na inglesa vitoriana Miss Jane Marple!



*************


Algumas pessoas são mais visuais: basta uma imagem para que identifiquem sua Miss Marple. Sendo assim, aqui vão algumas outras atrizes que interpretaram a velhinha detetive, em filmes muito antigos, ou estrangeiros, ou no teatro:



Inge Langen
(21 de maio de 1924 – 23 de novembro de 2007)
Atriz alemã, encarnou em 1970 Miss Marple em uma adaptação de Assassinato na Casa do Pastor (The Murder at the Vicarage, 1930).



Gracie Fields
(9 de janeiro de 1898 – 27 de setembro de 1979)
Atriz inglesa que deu vida à Miss Marple em uma adaptação para a TV na década de 1950 de Convite para um Homicídio (A Murder is Announced, 1950).




Dulcie Gray
(20 de novembro de 1915 – 15 de novembro de 2011)
Atriz inglesa que interpretou vários papeis em filmes de mistério e suspense para a TV, e que deu vida à Miss Marple em 1977 em uma adaptação para o teatro de Convite para um Homicídio (A Murder is Announced, 1950).




Ita Ever
(1º de abril de 1931)
Atriz da Estonia que interpretou Miss Marple em um filme em russo baseado em Cem Gramas de Centeio (A Pocket Full of Rye, 1953)




Judi Farr  
(18 de julho de 1940)
Atriz australiana que interpreta desde 2013 Miss Marple no teatro a versão de Convite para um Homicídio (A Murder is Announced, 1950) e que é muito cotada para futuras atuações encarnado a velhinha detetive criada por Agatha Christie.

Não assisti a peça na Austrália, mas a julgar pelas fotos, Judi Farr se tornou minha Miss Marple número 3!


6 comentários:

  1. Geraldine McEwan, sempre!!
    E meu filme - e livro - favoritos: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Nemesis
    Miss Marple é a melhor, hehe! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nêmesis é maravilhoso mesmo, Violeta! Obrigada pela participação. Seja sempre bem vinda!

      Excluir
  2. A minha favorita é Helen Hayes;já Júlia McKenzie se encaixa perfeitamente na descrição ¨doces olhos azuis e bochechas rosadas¨.Infelizmente perdemos Geraldine Mcewan;incrivelmente tinha acabado de assistir ¨Um corpo na biblioteca¨com ela quando soube da notícia.

    ResponderExcluir
  3. Adorei, Cris, quantas Misses Marple... Vc acredita que já li todos com ela? Inclusive os contos... Valeu, parabéns, amiga querida, seu blog é tudo...

    ResponderExcluir