sexta-feira, 25 de outubro de 2013

LIVROS & ENTRLINHAS - Sumiram com Poirot!!


Época de Halloween
coisas estranhas que aconteceram 
no universo da obra de Agatha Christie... 



Apresentando:

Hercule Jane Poirot-Marple



Margareth Rutherford como Miss Marple



Misteriosas acontecimentos tomaram conta da obra:


A Morte da Senhora Mcginty

(Mrs. McGinty’s Dead, 1952)
 
Não me refiro apenas ao fato de seu título ter sido modificado em algumas edições estrangeiras para Blood Will Tell (algo como O Sangue Falará). Afinal, esse tipo de mudanças nos títulos já havia se tornado fatos corriqueiros na história das publicações dos livros de Agatha Christie.

Refiro-me a uma outra categoria de enigma: aquela que permeia a mente de certos produtores de filmes baseados nas obras da escritora, e que os leva a aceitarem - ou até mesmo a solicitarem - as mas estranhas adaptações das estórias originais. Por que fazem coisas assim? Isto sim é um mistério...


E este tipo de evento enigmático e muito esquisito se abateu sobe A Morte da Senhora McgintyOcorre que, como bem se sabe, na estória original o famoso detetive belga Hercule Poirot, de posse de suas igualmente famosas células cinzentas, é quem desvenda todo o mistério e soluciona o crime para a miséria do assassino e para nossa grande satisfação.


Bigodes de gomalina 
X 
Pontos de Crochê

Porém, na versão produzida para as telas, primeiro modificaram o título original novamente, desta vez para Murder Most Foul (Um Assassinato Sujo). Como se não bastasse, o magnífico detetive Hercule Poirot simplesmente desapareceu!
Eis então que surge milagrosamente em seu lugar, ela, nossa igualmente querida detive Miss Marple como a heroína que desvenda o mistério no filme! 
Tudo bem, admito, ela foi brilhantemente interpretada por Margareth Rutherford, muito embora eu não seja particularmente uma apreciadora do estilo truculenta e trapalhona desta série de versões de Miss Marple, mas entendo que naquela época, isso tinha o seu valor.
De qualquer forma, para quem está habituado com a estória, que ficou uma adaptação esquisita, ficou.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário