sábado, 19 de outubro de 2013

MASTER QUIZ - O Caso dos Dez Negrinhos


MASTER  QUIZ – Super Desafio!

Este Master QUIZ foi criado especialmente para aqueles fãs que não se contentam em simplesmente ler e desfrutar da estória, mas que vão além do livro, pesquisam fatos a seu respeito, descobrem dados interessantes sobre a obra e suas repercussões, enfim, agem como verdadeiros especialistas.

Mas se você apenas leu o livro, tudo bem! Então leia este QUIZ como se fosse um artigo sobre a obra O Caso dos Dez Negrinhos e conheça mais fatos curiosos acerca desta fantástica obra de Agatha Christie!

 
Obs nº1: Sugiro que você primeiro tente responder TODOS os itens para depois verificar as respostas, porque em algumas delas constam também partes de respostas de outros itens que vêm em seguida.

Ah, e tem também um Link Legal para uma clássica adaptação do filme para o cinema!


!! Alerta de spoiler !!

 

MASTER  QUIZ: 
O Caso dos Dez Negrinhos
 
 
1. O Caso dos Dez Negrinhos representou um marco importante na história da literatura policial, sendo um dos livros mais populares de Agatha Christie e um dos mais aclamados pela crítica especializada. Qual o motivo que lhe concedeu este mérito?

a) O fato de ter batidos recordes de vendagem há época do seu lançamento na Inglaterra e depois nos EUA e Canadá, e de ter, portanto, angariado tantos fãs da escritora que se tornou o motivo para a criação do 1º fã clube de Agatha Christie na América.

b) O fato de ter provocado importantes questionamentos acerca da questão do preconceito racial em função de seu título original, inicialmente nos EUA, concretizada com a troca do título, depois na própria Inglaterra, se espalhando pelo mundo com o tempo.

c) O fato de ter quebrado as regras vigentes até então para o gênero policial e investigativo, quando em sua narrativa nenhum detetive soluciona o mistério e o criminoso escapa das garras da lei.

d) O fato de ter sido a obra de Agatha Christie que mais rapidamente foi transformada em uma peça teatral, sendo a adaptação feita pela própria autora, o que imprimiu a mesma qualidade narrativa à peça, tornando-se um grande sucesso de público e de crítica.

 
cena de jogo baseado em O Caso dos Dez Negrinhos


2. O título original do livro de Agatha Christie rendeu polêmicas e constrangimentos aos editores e produtores de adaptações. Quantos e quais são estes títulos?

a) 4: Ten Little Indians; The Nursery Rhymes Murder; Ten Little Niggers; And Then There Were None.

b) 3: Ten Little Niggers; Ten Little Indians; And Then There Were None.

c) 4: Ten Little Indians; Ten Little Soldiers; Ten Little Niggers; And Then There Were None

d) 3: And Then There Were None; The Nursery Rhymes Murder; Ten Little Indians.

 

3. Já no Brasil, o livro foi lançado com o título O Caso dos Dez Negrinhos, e recentemente, em 2008, como E não sobrou nenhum. Em Portugal, porém, a obra teve dois outros títulos diferentes. Quais são eles?

a) As Dez Figuras Negras e Convite para a Morte.

b) Os Dez Índios Negros e Morrer ou Morrer.

c) O Misterioso Assassino da Ilha e As Dez Mortes Misteriosas.

d) Morte na Ilha Negra e Dez Vezes: Matar.

 

4. Ainda sobre títulos, a clássica adaptação do livro para o cinema em 1945, com direção de René Clair e roteiro de Dudley Nichols, lançado pela 20th Century Fox, teve seu título modificado na versão brasileira para:

a) O Caso dos Dez Indiozinhos

b) Vingança na Ilha Negra

c)  O Assassino Implacável

d) O Vingador Invisível


Cena da peça de 1945



5. Um leit motif, ou simplesmente motif, diz respeito à utilização de estruturas recorrentes para ajudar a desenvolver os temas principais da estória narrada.

Dois motifs utilizados por Agatha Christie na obra são:

a) O poema sobre Os Dez Negrinhos em todos os quartos, os objetos que os personagens possuíam ou carregavam consigo, e as roupas que trajavam durante o jantar.

b) As roupas que os personagens trajavam durante o jantar, os objetos que possuíam e carregavam consigo, e os seus eventuais sonhos e alucinações.

c) As roupas que os personagens trajavam durante o jantar, os pratos servidos na refeição, e o desaparecimento de uma das estatuetas na sala de jantar a cada morte.

d) O poema sobre Os Dez Negrinhos em todos os quartos, o desaparecimento de uma das estatuetas na sala de jantar a cada morte, e os sonhos e alucinações dos personagens.

 

6. Quando foi lançado nos EUA com o título de Ten Little Indians, o livro causou confusão no público, que o associou a uma canção folclórica muito popular na América, que por sua vez falava de dez indiozinhos.

O poema / canção infantil inserida originalmente no livro por Agatha Christie, denominada Ten Little Niggers, é de autoria de quem, origina-se de que país e pertence a que época?

a) Foi composta nos EUA no século XIX por Septimus Winner.

b) Foi composta na Irlanda no século XVIII por Hugh MacFarland.

c) Foi composta na região da Alemanha no século XVII pelos irmãos Grimm.

d) Foi composta na Inglaterra no século XIX por Frank Green.

 
Livro e disco com a canção folclórica infantil Ten Little Indians




7. Um tema literário é uma questão fundamental e (geralmente) universal, tratada em uma obra, isto é, algo que diz respeito a nossas vidas e ao nosso cotidiano, inclusive, naturalmente, aqui no Brasil. Assim sendo, três temas literários importantes tratados por Agatha Christie no livro podem ser facilmente vistos sendo também explorados em novelas da Rede Globo, por exemplo.

Dentre as opções abaixo, quais são três exemplos de temas literários existentes em O Caso dos Dez Negrinhos?

a) o machismo caracterizado por associar a histeria e a carência intelectual a características exclusivamente femininas; a busca pela justiça e punição do malfeitor; o efeito da consciência pesada nas ações das pessoas.

b) A busca pela justiça e punição do malfeitor; o perigo da crença na superioridade moral das pessoas das classes sociais mais altas; o efeito da consciência pesada nas ações das pessoas.

c) O medo do desconhecido; o perigo da crença na superioridade moral das pessoas das classes sociais mais altas; o preconceito contra as pessoas menos abastadas.

d) O efeito da consciência pesada nas ações das pessoas; o preconceito contra as pessoas menos abastadas; o machismo caracterizado por associar a histeria e a carência intelectual a características exclusivamente femininas.




8. Você é um super fã da obra de Agatha Christie e se considera, nem que seja só um pouquinho, um verdadeiro Poirot ou uma verdadeira Miss Marple? Então, desvende este  último mistério: 

Qual item acima contém um erro na própria formulação da pergunta (não na resposta!) e qual é este erro?

Esta pergunta não possui opções de resposta! Mas, assim como fazia Dame Agatha, eu inseri algumas pistas no próprio QUIZ acima: use seu poder de observação e descubra!  

 

***************************************

 









 

1. C

Esses são os principais motivos pelos quais O Caso dos Dez Negrinhos é aclamado pela crítica especializada como um marco importante na história da literatura policial: até então, o padrão seguido era o de algum detetive, profissional ou amador, desvendando o crime e, como epílogo clássico, o mistério sendo revelado para o leitor e o criminoso preso ou morto, sendo, em ambos os casos, uma punição dada pela justiça. Agatha Christie infringiu esta regra tácita e rompeu este padrão com sua criativa e engenhosa estória.

Quanto aos fatos da resposta na letra B, veja que eu não estou perguntando na história da sociedade! Nem estou perguntando pela crítica comum, mas sim, pela especializada – obviamente, a especializada em literatura! Já os dados das outras opções, eu acabei de inventá-los agora mesmo....

 

2. B

Confira a foto dos livros com os títulos em em:


 

3- A

Veja a foto dos livros em questão: 

 


 

 
4- D

Este é o cartaz promocional do filme em questão:
 
 

Assista o filme em:
 
http://www.youtube.com/watch?v=kCowduFJca4&list=PL5bznncb0pLfxlqjtzly2tJOKoh4cwzUh

 

5. D

O poema/canção infantil sobre os Dez Negrinhos dependurado em todos os quartos é tão recorrente e relevante para a estória que não só lhe deu o título como também é uma das coisas mais comentadas e lembradas por seus leitores. Os assassinatos são tramados de modo a coincidirem ou a se aproximarem o mais possível dos versos, e, além disso, a cada morte, uma das dez estatuetas desaparece misteriosamente da sala de jantar.


Cena do filme de 1965: as estatuetas dos indiozinhos
A combinação destes dois eventos que se repetem ao longo de toda a narrativa gera, tanto no leitor como nos personagens, uma expectativa nervosa e macabra sobre a próxima morte – e a identidade de quem vai morrer. Os personagens têm uma clara ideia de como será o próximo assassinato, porém, ainda assim, não conseguem escapar de seu destino.

A repetição dos versos combinada com o sumiço das estatuetas também funciona como um mantra hipnótico que afeta Vera Claythorne mais do que a todos os outros, de modo que, ao final, quando ela se suicida, ela está agindo sob o forte efeito do poder de sugestão do último verso do poema, e também como se estivesse sob o efeito de uma alucinação poderosa e irresistível.

Os sonhos e alucinações ocorrem repetidamente ao longo da estória, de forma a refletir o quanto os vários personagens sofrem de consciência pesada. Deste modo sutil, Agatha Christie vai dando pistas aos leitores sobre o passado de cada um deles, e, consequentemente, sobre os motivos de seus assassinatos e de todo o enredo.

Por exemplo, Dr. Armstrong tem um sonho no qual ele opera uma pessoa, que tem primeiro a face de Emily Brent e depois de Tony Marston. Mais tarde descobrimos que ele de fato acidentalmente matou uma mulher enquanto a operava.

Emily Brent parece entrar em transe alucinógeno enquanto escreve em seu diário, e, em uma ocasião, ela acordou do transe e descobriu que escrevera: “O nome da assassina é Betrice Taylor.” Mais tarde sabemos que Betrice Taylor era o nome de sua antiga empregada, que se matou após ser demitida porque ficou grávida.

Embora o revólver que Lombard possuía tenha desempenhado um papel importante para o suspense quando foi utilizado para matá-lo, nenhum objeto possuído pelos personagens foi recorrente e importante para a trama, nem tampouco suas roupas ou os pratos servidos no jantar. 



6. A

Sim, pasmem: é de origem norte-americana! Só depois é que foi adaptada na Inglaterra. Para quem acompanha a Revista-blog, essa foi fácil. Confira em: 

 

7. B

As mortes na ilha são, sem sombra de dúvidas, atos de justiça praticados pelo assassino, que julgou e condenou as vítimas pelos crimes que cometeram no passado e dos quais tinham se livrado, punindo-os, finalmente, com a sentença máxima. Veja que, embora a polícia não pegue o assassino, que é o malfeitor da estória, ele mesmo também se puniu e se matou!

O General Macarthur repele bruscamente a acusação de que ele teria matado sua esposa. No dia seguinte, porém, o sentimento de culpa e sua consciência pesada são tão grandes e atormentadores que ele resignadamente espera pela morte.  Os efeitos da consciência pesada são explorados também através dos sonhos e das alucinações, já comentadas acima.


cena do filme da década de 1980
A crença na superioridade moral de algumas pessoas em detrimento de outras devido à classe hierárquica social a qual pertence é um dos erros mais estúpidos da humanidade. Sem querer entrar muito no mérito desta discussão aqui, exemplifico:

Roger continua a desempenhar seu papel de mordomo, mesmo depois de ficar claro que há um assassino a solta na casa e de sua própria esposa ter sido uma vítima!

Além disso, Dr. Armstrong cometeu um erro crasso e influenciou outros personagens com sua crença de que um profissional respeitável como o juiz Wargrave jamais poderia ser o assassino! Eu particularmente adoro quando Agatha Christie, sutil e elegantemente, dá umas boas alfinetadas no status quo da sociedade inglesa da época.

Qual novela brasileira não busca punir o malfeitor no final e separa as pessoas entre núcleo rico e núcleo pobre? E quantas não giram em torno de pessoas com a consciência pesada por algum ato do passado?

O medo da morte também é um tema do livro, mas não o medo do desconhecido! Pelo contrário, todos queriam descobrir a identidade do assassino desconhecido para supostamente poderem se livrar da morte.

Já o machismo através de rotular a histeria como característica eminentemente feminina pode até ser considerado um tema da obra, mas a estupidez genética das mulheres, claro que não! Tampouco o preconceito contra as pessoas menos abastadas foi temático em O Caso dos Dez Negrinhos.




8 - Resposta: o item nº 4.

Ocorre que o filme mencionado é de 1965, e não de 1945, conforme consta na formulação da pergunta!

A pista está na foto que publiquei logo abaixo: é uma foto da peça teatral baseada na obra de Agatha Christie, e a peça, sim, é de 1945, conforme consta na legenda.

Ora, o filme e a peça teatral são duas obras diferentes, e as mencionadas foram realizadas em datas diferentes!



**************************************


Espero que tenham gostado e se divertido! Estou preparando mais QUIZES de outros livros para as próximas semanas. Fiquem atentos e visitem sempre a Revista-blog: ela é feita com carinho para vocês!

Christy Siqueira.
 
 
 

5 comentários:

  1. Orgulho-me em afirmar que acertei a 8ª! Não sabia de fato que o filme tinha sido lançado 20 anos depois, mas quando vi a legenda da foto estranhei, não batiam as datas, fui atras e descobri que a data estava errada! Adorei o Quiz, estou ansioso para os próximos!

    ResponderExcluir
  2. Que legal, Viny.M! Sinal de que você é de fato um discípulo de Poirot e Miss Marple! Que bom que gostou: eu também adorei preparar. O próximo (que já estou quase finalizando) será sobre "Assassinato no Expresso do Oriente", e no mesmo estilo: 2 quizes mais fáceis, sobre a obra em si, e o 3º, um MASTER QUIZl. Aguarde! E envie sempre comentários, críticas e o sugestões para esta minha modesta Revista-blog, que eu escrevo sozinha e com o maior prazer. Abraços,
    Christy Siqueira.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!! Adorei a postagem e o blog. Estou começando um projeto sobre romance policial. Se der certo, mandarei notícias. Parabéns pela iniciativa .

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!! Adorei a postagem e o blog. Estou começando um projeto sobre romance policial. Se der certo, mandarei notícias. Parabéns pela iniciativa .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da blogazine. Aguardo notícias, então. Se preferir, meu e-mail é agathachristieobraeautora@gmail.com

      Excluir