domingo, 27 de outubro de 2013

Poirot: Bigodes & Bengala - O que Poirot tem a ver com St.Mary Mead?


Época de Halloween
algumas coisas estranhas que andaram acontecendo
no mundo de Agatha Christie...



O que Poirot tem a ver com a St. Mary Mead de Miss Marple?

Muito mais do que se imagina!


Coisas estranhas andaram acontecendo com St. Mary Mead. Além dos crimes obscuros narrados nos livros protagonizados por Miss Marple, outros fatos enigmáticos envolvem o pacato vilarejo criado por Agatha Christie.



David Suchet como Poirot
Antes mesmo do 1º livro no qual somos apresentados à Miss Marple, Assassinato na Casa do Pastor (Murder at the Vicarage), publicado em 1930, o vilarejo de St. Mary Mead já havia aparecido furtivamente em outras estórias. Até aí, nada de muito especial... exceto por um detalhe muito peculiar:  eram estórias que protagonizavam ninguém mais, ninguém menos que Monsieur Hercule Poirot!


Para começar, em O Mistério do Trem Azul (The Mystery of the Blue Train), publicado 2 anos antes de Assassinato na Casa do Pastor, o vilarejo de St. Mary Mead é mencionado algumas vezes. Em uma dessas vezes, por exemplo, lá no Capítulo 7, consta no envelope da carta endereçada à heroína da estória, Katherine Grey: em Little Crampton, St.Mary Mead, Kent. 


Já em O Assassinato de Roger Akroyd (The Murder of Roger Ackroyd) de 1926 (portanto, 4 anos antes de Miss Marple dar início as suas aventuras), a personagem Caroline Sheppard havia trabalhado como acompanhante de uma viúva idosa. Esta senhora morava em um pequeno vilarejo do interior, onde todos se conheciam pelo nome. E como se chamava o tal vilarejo? St. Mary Mead!



Porém, o fato mais curioso diz respeito a outra cidade, chamada de Market Basing. Trata-se de um local que aparece em diversas estórias diferentes protagonizadas por Hercule Poirot. E qual seria a localização de Market Basin? Pois ela se encontra a 12 milhas a oeste – novamente – do vilarejo de St. Mary Mead!


Muito embora estas coincidências e proximidades, todos sabemos que - a princípio e oficialmente - Hercule Poirot e Miss Jane Marple jamais se encontraram. Nem sequer tomavam conhecimento um da existência do outro. Certo? Hum.... será mesmo? 

Como diria sabiamente Miss Marple:
muitas coisas estranhas acontecem
em e com St. Mary Mead...


Joan Hickson como Miss Marple


2 comentários:

  1. Acho muito interessante essas conexões, embora as vezes sejam mínimas, entre os personagens. Mas confesso, que essas eu não havia notado, só tinha visto as mais óbvias como entre O Segredo de Chimmeys e O Mistério dos Sete Relógios, O Mistério do Caribe e Nemesis, só para citar alguns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Carla, as conexões que você mencionou são mais famosas. Por isso, eu fico procurando outras menos conhecidas, para que sejam também novidades. Primeiro eu descobri, bem por acaso, uma de St. Mary Mead, e anotei. Anos depois, descobri outra, e depois outra! Então, resolvi reuni-las aqui. Abraços,
      Christy Siqueira.

      Excluir