sexta-feira, 11 de outubro de 2013

ENTRE ASPAS - Dia das Crianças


LEMBRANÇAS  da  INFÂNCIA



Quadro de Agatha Christie quando criança com sua boneca
 
AUTOBIOGRAFIA:  INTRODUÇÃO

Nimrod, Iraque, 2 de abril de 1950.

A primeira lembrança que surge na minha memória é uma visão-clara de mim mesma caminhando pelas ruas de Dinard em dia de feira, com minha mãe. Um moço que carregava um grande cesto, cheio de variadas coisas, esbarrou violentamente em mim, machucando um pouco meu braço e quase me jogando ao chão. Meu  braço  doeu.  Comecei  a  chorar.  Creio  que  tinha  então aproximadamente sete anos de idade.

Minha mãe,  que  gostava  de  comportamentos  estoicos  em lugares públicos, chama minha atenção: “Pense”,  diz  ela,  “em  nossos  bravos  soldados  na  África  do Sul!” Respondi,  indignada:  “Não  quero  ser  um  bravo  soldado. Quero ser uma covarde!”

Que  fatores  governam  a  escolha  de  nossas  recordações? Viver é como estar sentado em um cinema. Clique! Aqui estou eu, criança  ainda,  comendo  doces  de  creme  no  dia  de  meu aniversário. Clique! Passaram-se dois anos, e estou nos joelhos de minha avó, no ato de ser solenemente amarrada com um barbante como um frango chegado da loja do sr. Whiteley, e quase histérica de tanto rir com essa brincadeira.

(...)
Hoje, sou a mesma pessoa que era, a menina solene com cachos  louros,  de  um  louro  muito  claro,  que  desciam  até  os ombros  como  salsichas...
Agatha Christie
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário