terça-feira, 25 de junho de 2013

Curiosidades - O Mistério do Quarto nº 411


Um Quarto Muito Especial







O maior dos mistérios envolvendo o quarto nº 411 trata-se de como conseguir se hospedar na famosa suíte do Pera Palace Hotel - Jumeirah, em Istambul, Turquia. Motivo: de acordo com o hotel, Agatha Christie se hospedou exatamente neste quarto por diversas vezes, entre 1926 e 1932. 


Como se não bastasse tamanho destaque, segundo o hotel, teria sido ali que ela escrevera Assassinato no Expresso do Oriente (Murder on the Orient Express), um de seus mais celebrados livros. Entretanto, a verdade é que no hotel, Agatha escreveu outra história: O Triângulo de Rhodes (O Assassinato no Expresso do Oriente ela teria escrito em sua própria casa). De qualquer forma, o gênio criativo da escritora se manisfestou, sim, entre aquelas quatro paredes.




teto do saguão do Pera Palace Hotel



Assim sendo, já imaginou que emoção se hospedar no mesmo local que serviu de inspiração para nossa querida autora conceber um de seus mais famosos romances policiais?! Seria de fato um dos acontecimentos fantásticos como nas estórias de Sherazade e das mil e uma noites...  






The Agatha Christie Room









Rebatizado com o nome de Agatha Christie Room em sua honra, o quarto parece relativamente simples a primeira vista, em face a toda a opulência típica dos hotéis do Oriente - e do próprio Pera Palace em suas outras dependências. Como se pode ver na foto, as camas são de ferro pintado de dourado, as cores das cortinas e colchas são escuras, um armário de madeira muito alto e com um espelho ao centro, e uma escrivaninha com cadeira completam o ar sóbrio e tradicional do cômodo. 

Mas, para mim, isto faz todo o sentido, uma vez que Agatha Christie não era muito dada a luxos grandiosos. Naturalmente, há uma bela foto da escritora na parede e outras peças que aludem a ela.






As descrições do Agatha Christie Room, conforme o site do hotel (link ao final), são:





Tamanho: 46 metros quadrados



Ocupação máxima: 2 adultos


Especificações especiais:


* uma vasta coleção de livros de Agatha Chrisite

* uma máquina de escrever clássica

* banheiro com chuveiro e banheira

* visa de Tepebasi

* mobília histórica

* moderna tecnologia















O Pera Palace Hotel - Jumeirah possui outros quartos batizados em homenagem a pessoas famosas que teriam se hospedado lá. Todavia, o quarto 411, embora não seja nem de longe o mais vistoso, é um dos mais concorridos e portanto mais difíceis de reservar. Assim, pelo menos para mim, o mistério de como conseguir passar uma temporada desfrutando dele permanece...







Entrada do Pera Palace Hotel



Para você começar a desvenda-lo, visite o site do hotel em:

https://www.jumeirah.com/en/hotels-resorts/istanbul/pera-palace-hotel-jumeirah/



 




Nenhum comentário:

Postar um comentário