sábado, 27 de julho de 2013

Curiosidades - A História do Verdadeiro Expresso do Oriente


Seguindo os trilhos do Orient Express




Eu simplesmente adoro trens! Ao recordar de minhas viagens de trem, imediatamente penso em Assassinato no Expresso do Oriente (1934)a obra de Agatha Christie na qual Poirot viaja no glamoroso trem e se envolve em mais uma estória de crime e mistério.

Resolvi então pesquisar um pouco mais sobre este famoso trem que emprestou seu nome ao não menos famoso livro da Rainha do Crime. Segue então um resumo da:



A HISTÓRIA do ORIENT EXPRESS
 



panfleto informativo das viagens no Orient Express



Companhia Francesa, Dono Austríaco 


Tudo começou em 1883 com a inauguração do luxuoso Express D’Orient, trem da companhia francesa Compagnie Internationale des Wagon-Lits (Companhia Internacional de Vagões-Dormitório), pertencente ao austríaco Georges Nagelmackers, que fazia o trajeto entre Paris e Constantinopla (hoje Istambul), partindo da estação Gare de l'Est, em Paris.








Belíssimas Cidades na Rota
 

No início, o trem partia duas vezes por semana e os passageiros tinham que fazer algumas escalas. Mas, a partir de 1889, três vezes por semana, bastava embarcar em Paris para seguir com destino a Istambul.

E por quantos lugares maravilhosos o trem passava conforme a rota! Inclua-se nesta lista Viena, Munique, Budapeste, Estrasburgo, Bucareste, Giurgiu (Romênia), Nis (Sérvia), Belgrado, Sofia. O Express D’Orient, cujo nome foi depois alterado para Orient Express, viveu dias de glória nos anos anteriores a 1ª Guerra Mundial, transportando com luxo e pompa membros da nobreza e pessoas da alta sociedade em seus vagões glamorosos.

Todavia, seus serviços foram interrompidos em 1914.



Cena do filme Assassinato no Expresso do Oriente ( 1974)


Onde exatamente se passou o filme: 
 
Assassinato no Expresso do Oriente?

A partir da possibilidade de ligação entre a Suíça e a Itália em 1921 através do Túnel Simplon, que cortava os Alpes, pôde ser criada uma rota alternativa para Istambul que evitasse o território alemão. Com isso, foi inaugurado o Simplon Orient Express, que partia de Paris e se juntava à linha original em Belgrado. Foi justamente no Simplon Orient Express que a estória de Assassinato no Expresso do Oriente (1934) se passou. Veja abaixo o mapa publicado pela Wagons Lit Company com as rotas originais do Simplon Orient Express e do Taurus Express para as rotas da temporada de 1930-1931:





Glória e Fama


O ápice ocorreu na década de 1930, quando três serviços distintos compunham as viagens do Expresso do Oriente: os já existentes Orient Express e Simplon Orient Express, acrescidos agora do Arlberg Orient Express, com uma rota que incluía Innsbruck, Zurique e Atenas. Todos os três comboios eram operados pela Compagnie Internationale des Wagons-Lits, através de uma complexas logística de composição e alteração de vagões a cada interseção e suas possibilidade de múltiplas rotas.

Foi neste período que o Orient Express ganhou fama e glória, com as três rotas oferecendo conforto total e serviços exclusivos aos seus passageiros refinados.




interior do Orient Express

 
 
Fatos Históricos:
 
Adolf Hitler e o Orient Express
 

Além de várias obras de ficção (livros e filmes), o Orient Express serviu de palco para importantes acontecimentos na História. 

Por exemplo, o vagão nº 2419 foi usado pelos Aliados como local para que os alemães assinassem o armistício ao fim da 1ª Guerra Mundial. Anos depois, em 1940, Hitler usou este mesmo vagão para a rendição da França e em seguida mandou que fosse destruído.

 
interior do Orient Express

A última viagem
 
Após a 2ª Guerra Mundial, muito da grandiosidade do Orient Express se perdeu. Com a Europa redesenhada em novas fronteiras, a gradual desativação das três linhas representou um triste fim anunciado.
A última viagem do verdadeiro Oriente Express ocorreu em 12 de dezembro de 2009, na linha do Euro Night nº 469, entre Strasburgo e Viena, em uma viagem cotidiana e simplória, feita por passageiros que provavelmente sequer imaginavam o passado glamoroso que aquele trem um dia possuiu.
Esta última viagem marcou o fim triste de uma era gloriosa que perdurou por 126 anos.






Um Novo Trem: Uma Nova Chance


Mas nem tudo está perdido.

Hoje, pode-se ter um gostinho do que teria sido aquela experiência. Desde 1982, o Venice-Simplon Orient Express (VSOE) - que licencia seu nome da francesa SNCF, donos verdadeiros da marca - opera entre Londres e Veneza, com vagões reformados da década de 1920 e 1930, porém, por um alto preço.

Há também outra linha, que liga Zurique a Istambul, de propriedade de empresários russos, com alguns vagões de luxo e passagens igualmente caríssimas. Faça sua escolha!




interior do Orient Express

 

Para ver cenas filmadas dentro do Orient Express:


Para viajar no novo Orient Express:


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