Seguindo os trilhos do Orient Express
Eu simplesmente adoro trens! Ao recordar de minhas viagens de trem, imediatamente penso em Assassinato no Expresso do Oriente (1934), a obra de Agatha Christie na qual Poirot viaja no glamoroso trem e se envolve em mais uma estória de crime e mistério.
Resolvi então pesquisar um pouco mais sobre este famoso trem que emprestou seu nome ao não menos famoso livro da Rainha do Crime. Segue então um resumo da:
A HISTÓRIA do ORIENT EXPRESS
panfleto informativo das viagens no Orient Express |
Companhia Francesa, Dono Austríaco
Tudo começou em 1883 com a inauguração do luxuoso Express D’Orient, trem da companhia francesa Compagnie Internationale des Wagon-Lits (Companhia Internacional de Vagões-Dormitório), pertencente ao austríaco Georges Nagelmackers, que fazia o trajeto entre Paris e Constantinopla (hoje Istambul), partindo da estação Gare de l'Est, em Paris.
Belíssimas Cidades na Rota
No início, o trem partia duas vezes por semana e os passageiros tinham que fazer algumas escalas. Mas, a partir de 1889, três vezes por semana, bastava embarcar em Paris para seguir com destino a Istambul.
E por quantos lugares maravilhosos o trem passava conforme a rota! Inclua-se nesta lista Viena, Munique, Budapeste, Estrasburgo, Bucareste, Giurgiu (Romênia), Nis (Sérvia), Belgrado, Sofia. O Express D’Orient, cujo nome foi depois alterado para Orient Express, viveu dias de glória nos anos anteriores a 1ª Guerra Mundial, transportando com luxo e pompa membros da nobreza e pessoas da alta sociedade em seus vagões glamorosos.
Todavia, seus serviços foram interrompidos em 1914.
Onde exatamente se passou o filme:
Assassinato no Expresso do Oriente?
A partir da possibilidade de ligação entre a Suíça e a Itália em 1921 através do Túnel Simplon, que cortava os Alpes, pôde ser criada uma rota alternativa para Istambul que evitasse o território alemão. Com isso, foi inaugurado o Simplon Orient Express, que partia de Paris e se juntava à linha original em Belgrado. Foi justamente no Simplon Orient Express que a estória de Assassinato no Expresso do Oriente (1934) se passou. Veja abaixo o mapa publicado pela Wagons Lit Company com as rotas originais do Simplon Orient Express e do Taurus Express para as rotas da temporada de 1930-1931:
Glória e Fama
O ápice ocorreu na década de 1930, quando três serviços distintos compunham as viagens do Expresso do Oriente: os já existentes Orient Express e Simplon Orient Express, acrescidos agora do Arlberg Orient Express, com uma rota que incluía Innsbruck, Zurique e Atenas. Todos os três comboios eram operados pela Compagnie Internationale des Wagons-Lits, através de uma complexas logística de composição e alteração de vagões a cada interseção e suas possibilidade de múltiplas rotas.
Foi neste período que o Orient Express ganhou fama e glória, com as três rotas oferecendo conforto total e serviços exclusivos aos seus passageiros refinados.
interior do Orient Express |
Fatos Históricos:
Adolf Hitler e o Orient Express
Além de várias obras de ficção (livros e filmes), o Orient Express serviu de palco para importantes acontecimentos na História.
Por exemplo, o vagão nº 2419 foi usado pelos Aliados como local para que os alemães assinassem o armistício ao fim da 1ª Guerra Mundial. Anos depois, em 1940, Hitler usou este mesmo vagão para a rendição da França e em seguida mandou que fosse destruído.
interior do Orient Express |
A última viagem
Após a 2ª Guerra Mundial,
muito da grandiosidade do Orient Express
se perdeu. Com a Europa redesenhada em novas fronteiras, a gradual desativação
das três linhas representou um triste fim anunciado.
A última viagem do verdadeiro Oriente Express ocorreu em 12 de
dezembro de 2009, na linha do Euro Night nº 469, entre Strasburgo e Viena, em uma viagem cotidiana e simplória, feita por passageiros que provavelmente sequer imaginavam o passado glamoroso que aquele trem um dia possuiu.
Esta última viagem marcou o fim triste de uma era gloriosa que perdurou por 126 anos.
Mas nem tudo está perdido.
Hoje, pode-se ter um gostinho do que teria sido aquela experiência. Desde 1982, o Venice-Simplon Orient Express (VSOE) - que licencia seu nome da francesa SNCF, donos verdadeiros da marca - opera entre Londres e Veneza, com vagões reformados da década de 1920 e 1930, porém, por um alto preço.
Há também outra linha, que liga Zurique a Istambul, de propriedade de empresários russos, com alguns vagões de luxo e passagens igualmente caríssimas. Faça sua escolha!
Um Novo Trem: Uma Nova Chance
Mas nem tudo está perdido.
Hoje, pode-se ter um gostinho do que teria sido aquela experiência. Desde 1982, o Venice-Simplon Orient Express (VSOE) - que licencia seu nome da francesa SNCF, donos verdadeiros da marca - opera entre Londres e Veneza, com vagões reformados da década de 1920 e 1930, porém, por um alto preço.
Há também outra linha, que liga Zurique a Istambul, de propriedade de empresários russos, com alguns vagões de luxo e passagens igualmente caríssimas. Faça sua escolha!
interior do Orient Express |
Para ver cenas filmadas dentro do Orient Express:
Para viajar no novo Orient Express:
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