quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Entre Aspas - AGATHA, O TREM E O RIO



VIAJAR:  INSPIRAÇÃO  PARA  AGATHA



Rio Nilo, Egito



O trem Expresso do Oriente e o Rio Nilo, no Egito  famosos elementos turísticos que serviram de inspiração para dois dos mais conhecidos e celebrados livros de Agatha Christie.




Trem Expresso do Oriente



Mathew Prichard, o neto de Agatha Christie, escreveu uma série de belos ensaios que trazem algumas das lembranças que tem de sua avó, de seus hábitos, gostos, ideias, momentos engraçados e outros em família etc., publicados no site oficial de Agatha Christie Ldta (link ao final).




Mathew Prichard, neto de Agatha Christie



Neste artigo, apresento o trecho em que Mathew fala sobre algumas das memórias de Agatha Christie sobre sua viagem a bordo do famoso trem Expresso do Oriente e da inspiração para seu igualmente famoso livro “Assassinato no Expresso do Oriente”, assim como de suas viagens ao Egito e a inspiração para outra obra icônica: “Morte no Nilo”.


************************************


INSPIRADA  PELAS  VIAGENS



Escrito por Mathew Prichard


Todos que tomam como certo a facilidade, a velocidade e o conforto das viagens modernas deveriam ler a carta de minha avó a respeito de seu retorno a bordo do Expresso do Oriente para a Inglaterra em 1931:

A viagem começou com uma tempestade de trovões, enchentes, mal funcionamento do aquecimento, atrasos nas fronteiras e dificuldades de todo tipo, e, finalmente, a chegada na quarta-feira em vez de na segunda-feira... Nunca a palavra dificuldade foi tão bem empregada.

Os personagens a bordo do trem, e o próprio trem Expresso do Oriente, se transformaram em uma das estórias mais evocativas que ela escreveu. O que eu mais admiro nisso? Duas coisas: primeiro, a precisão meticulosa do enredo, forjada em torno do layout do trem e das pessoas se movimentando nele; depois, a tolerância e compreensão com as quais cada personagem é tratado, sendo eles membros da realeza ou condutores do vagão restaurante. De algum modo, isso torna o desfecho muito mais plausível.

“Assassinato no Expresso do Oriente” é um clássico e, em diversos aspectos, “Morte no Nilo” foi concebido de forma semelhante, exceto, é claro, que desta vez a cena do crime ocorreu em um barco – aliada ao pano de fundo do esplendor egípcio. Mais uma vez, o layout a bordo do barco é meticulosamente observado e torna-se crucial para um entendimento correto do enredo.


************************************



Fascinada como sou pelo universo que rodeia Agatha Christie, fiz uma pesquisa sobre a história – origem, curiosidades, destino e fim – do trem Expresso do Oriente, a qual publiquei em um artigo neste blog, acessível pelo link:



Outros artigos que escrevi acerca do trem Expresso do Oriente:

* O coquetel Agatha Christie servido a bordo do trem:



* Rápidos fatos sobre o trem hoje em dia:




É claro que o livro “Assassinato no Expresso do Oriente” não poderia me passar despercebido. Artigos a respeito da obra, do filme e do mundo que o cerca nos links:


* Quizes com diversas curiosidades sobre a obra e o filme:





* Selos comemorativos:




***********************


Link para o site oficial de Agatha Christie Ltda.:







Nenhum comentário:

Postar um comentário