terça-feira, 27 de agosto de 2013

Link Legal - Uma Nova Viagem no Expresso do Oriente


De Londres a Istambul em grande estilo!





Recentemente, publiquei um breve resumo da história de uma dos mais famosos trens de todos os tempos: o Expresso do Oriente, e que serviu como palco para diversos filmes e livros, especialmente aquele em que Poirot resolve mais um caso misterioso: Assassinato no Expresso do Oriente (Murder on the Orient Express), de Agatha Christie.  (veja em:
 http://agathachristieobraeautora.blogspot.com.br/2013/07/curiosidades-o-expresso-do-oriente.html ),

Para quem gostou – do livro e da história do luxuosíssimo trem – trago hoje na edição da seção Link Legal 3 dicas.


Dica nº 1:






A 1ª delas, atendendo a pedidos, o principal link (em documento pdf) no qual pesquisei sobre a história do Expresso do Oriente para escrever a postagem anterior. Nele, você pode encontrar muitos mais dados e curiosidades.



Dica nº 2:



David Suchet

A 2ª dica é o programa especial da BBC no qual o ator David Suchet, que interpreta Hercule Poirot na recente série de sucesso da TV britânica, nos conduz em uma viagem fascinante pelo Expresso do Oriente. Ele embarca em Londres e segue até Istambul, fazendo várias escalas pelo trajeto. Como apresentador do especial, Suchet vai nos mostrando todo o interior do glamoroso trem em detalhes, seus vagões, a tripulação, os funcionários em cada estação, além de partes das operações e do manejo do comboio, as quais são restritas aos funcionários - tudo isso enquanto narra fatos interessantes acerca da história do trem.







Além disso, no documentário, a câmera não fica voltada apenas para o interior do Expresso do Oriente. As paisagens belíssimas, e por vezes exóticas, por onde passa o trem à medida que se vai aproximando de seu destino final, na Turquia, também são mostradas e têm uma participação especial no programa. Afinal, admirar a vista confortavelmente recostado em uma poltrona constitui parte fundamental de uma viagem de trem! É como define muito bem David Suchet, ao final do documentário:


“O importante não é chegar ao destino, mas como se chega a ele.”



Dica nº 3:






Podemos nos sentir como se também fôssemos um dos passageiros desfrutando desta jornada maravilhosa. Vale realmente a pena assistir. Nesta versão, cujos links disponibilizo abaixo, o especial foi dividido em 4 partes:




parte 4) http://www.youtube.com/watch?v=fQMyHujuVW4


Obs: Ah, que pena! Parece que o YouTube bloqueou os links para o vídeo. Bem, eu consegui assistir e lembro-me que havia links em diferentes idiomas do mesmo documentário. Vou procurar algum em outra língua qualquer para postar: se não conseguir entender, pelo menos dá para ver as cenas que são belíssimas.



Em todo caso, seguem abaixo outros Links Legais sobre o Orient Express:

1) Outro programa especial da BBC sobre "Coisas que você deve fazer antes de morrer". É claro que viajar no Expresso do Oriente é uma delas!

http://www.youtube.com/watch?v=dzYu6DT9AuA

2) Um pouco sobre a história do Expresso do Oriente enquanto viajamos nele, produção da Pegasus Entertainment:

http://www.youtube.com/watch?v=7Ky4ic_di50

3) Vídeo promocional da British Pullman United Kingdom: tem fotos lindas!

http://www.youtube.com/watch?v=NyY_Nl5SoSM

cena de Assassinato no Expresso do Oriente (1974)

Para completar esta edição de Link Legal sobre o Expresso do Oriente, a 3ª dica é o vídeo com o making-of do filme clássico de 1974, de Sidney Lumet, baseado na obra homônima de Agatha Christie, Assassinato no Expresso do Oriente (Murder on the Orient Express).
Albert Finney como Hercule Poirot


O filme britânico traz no elenco um grupo de atores consagrados e largamente premiados, como Albert Finney, interpretando Hercule Poirot (uma das – senão a melhor – interpretação de Poirot de todos os tempos); Lauren Bacall, como Sra. Hubbard; Sean Connery, como Cel. Arbuthnott; Jacqueline Bisset, como Condessa Andrenyi; Anthony Perkins, como Hector McQueen; Vanessa Redgrave, como Hildegarde Schmidt; Michael York, como Conde Andrenyi, só para citar alguns. Não preciso nem dizer que quem se considera fã da obra de Agatha Christie tem que assistir esta produção! O link do making-of deste filme é o seguinte:


Espero que se divirtam bastante com as dicas e,  mais uma vez, que façam uma ótima viagem!

2 comentários: