domingo, 23 de junho de 2013

Notícias & Novidades - O Prêmio The Agatha


A Esperteza Doméstica e
 
os Crimes Aconchegantes
 
Criada em 1989, a organização norte-americana de fãs de literatura tradicional de crime e mistério, The Malice Domestic® (algo como A Malícia Doméstica, sendo que a palavra malícia aqui tem a conotação de esperteza), concede a escritores um prêmio anual denominado: The Agatha em homenagem à Agatha Christie.
 
                                                          The Malice Domestic®
 
A própria organização The Malice Domestic® surgiu, como ela mesma se define:
em honra aos livros tradicionais de mistério, melhor representados pelos trabalhos de Agatha Christie”.
Em vista disso, a organização descreve a si mesma como:
devotada à literatura tradicional de ficção sobre crimes ‘aconchegantes’". 
 
Mas o que são Crimes Aconchegantes afinal?
 
banner da organização The Malice Domestic® 

Bem, trata-se mais de mais um dilema de tradução do que de um tipo de crime em especial. A expressão original em inglês é cozy crimes, cuja conotação pretende aludir a estórias de crime e mistério mais elegantes, mais suaves, por assim dizer, daquelas que não causariam de forma alguma o horror, o nojo ou ainda um ruborescer envergonhado nas faces de uma senhorinha recata. Enfim, nada de sangue coagulado, corpos horrendos mutilados, sexo e nudez explícitos, atos extremos de violência, gritos agonizantes de tortura. Nada disso!  
 
A ideia por trás dos crimes aconchegantes é a de estórias policiais que o leitor possa ler, sentado confortavelmente tomando um café enquanto degusta seu livro como um delicioso biscoito, sem sobressaltos, tranquilamente. A excitação fica por conta do mistério e do suspense, que são os verdadeiros elementos envolventes deste tipo de literatura.

O Prêmio The Agatha
 
                                                                  
O troféu do prêmio The Agatha
Os principais requisitos para a concessão do importante prêmio The Agatha pela The Malice Domestic são os seguintes:

1. Quanto à autoria: somente concorrem as novas obras publicadas pela primeira vez nos EUA por um autor vivo durante o ano correspondente ao prêmio. A nacionalidade do autor não tem importância, portanto, atenção fãs e escritores brasileiros: se quiserem, podem participar! (O difícil é ter sua obra publicada nos EUA...)

2. Quanto ao texto: as regras para texto são as de seguir o gênero e a espécie aos quais a obra de Agatha Christie pertence, ou seja, deve conter um crime aconchegante. Conforme descreve a própria The Malice Domestic® no edital para a competição: o gênero que pode ser livremente definido como: mistérios que não contém sexo explícito ou excesso de sangue e violência.

Então, boa sorte aos concorrentes!    

 
Para mais informações sobre o prêmio The Agatha e The Malice Domestic® consulte: www.malicedomestic.org/agathaawards.html



 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário