quinta-feira, 27 de junho de 2013

LIVROS & ENTRELINHAS - Assassinato e Sutileza


Para matar como uma dama



O desenho-caricatura de Agatha Christie que escolhi para ser a foto oficial do blog além de ser divertido, mostrando a escritora com sua inseparável máquina de escrever, resume bem universo de suas obras: o crime de assassinato, o veneno e a adaga.



Digno da dama que era, Agatha Christie nutria uma certa aversão a poças de sangue, pedaços de membros arroxeados separados de seus respectivos corpos, esqueletos putrefatos, olhos esbugalhados e vidrados, bem como torturas agonizantes de toda sorte. Não, nada que se aproxime do macabro pertence ao mundo criado por Agatha Christie.

 A forma como narrava os acontecimentos funestos em suas obras pode muito bem ser descrita como sóbria, sutil, clean, ou mesmo cool, como preferem os mais moderninhos. Nada escandaloso ou vulgar. Tudo em perfeita coerência com algo que foi produzido por uma Lady. Consequentemente, seus métodos favoritos de assassinato eram igualmente elegantes, breves, eficazes. Quanto menos alarde e sofrimento, melhor. E quanto mais rápido também, para que possamos passar imediatamente para o mistério e a investigação, que são, ao final de contas, o que realmente nos interessa!  

Abaixo, reproduzo a lista dos seus métodos favoritos de assassinato em ordem de preferência, conforme seu site oficial (link acima, em páginas):

1º. veneno

 
2º. tiro com arma de fogo



3º. corte ou perfuração letal com objeto pontiagudo
4º. queda de uma altura fatal
5º. golpe certeiro na cabeça

6º. enforcamento ou sufocação









Nenhum comentário:

Postar um comentário