sábado, 29 de junho de 2013

MISS MARPLE: CHÁ & BOLINHOS - O Método Miss Marple de Investigação


Ela pode até perder um ponto de tricô,

 mas não perde uma pista!




Joan Hickson como Miss Marple

Quando Agatha Christie nos apresenta Miss Marple pela primeira vez, em Assassinato na Casa do Pastor (Murder at the Vicarage), em um certo momento ela a compara com outra mulher idosa, dizendo que:
Miss Marple é uma velha senhora de cabelos brancos, modos gentis e atraentes. – Miss Wetherly é uma mistura de azedume e entusiasmo. Das duas, Miss Marple é sem dúvida a mais perigosa.





Visão Aguda da Natureza Humana




Geraldine McEwin como Miss Marple


Ora, como poderia uma velhinha tão doce e pacata ser assim tão perigosa? De que modo assustaria alguém esta senhora, como também a descreve Agatha Christie:

alta, magra, de olhos azuis e face enrugada, toda cor de rosa e branca. (?) 

 A resposta é tão simples e pacata quanto ela mesma: está em sua visão aguda da natureza humana – tão diametralmente oposta a sua visão verdadeira- aquela que usa para fazer seu tricô, mas que muitas vezes lhe falha e lhe faz perder um ponto.  




Uma Senhorinha Inglesa do Campo



Julia Mackenzie como Miss Marple

Na verdade, Miss Marple é apenas uma senhorinha inglesa do campo, que se ocupa com jardinagem e se encanta com a plantação de cenouras muito mais do que com belos ornamentos de cristal para a mesa de jantar em formato de cachos de uva.

De uma localidade para outra, ela tem que fazer longas caminhadas, e por isso valoriza sapatos fortes, confortáveis e úteis, muito mais do que belos saltos altos forrados de cetim para combinar com vestidos brilhosos. Ela carece da vivência luxuosa e movimentada das cidades.

Mas será que isso lhe faz mesmo alguma falta?



Chá e Sabedoria na Vida Campestre





Certa vez, seu sobrinho Raymond West, que não se importa muito com a vida no campo, disse-lhe que St. Mary Mead, localidade onde Miss Marple mora, era como uma poça estagnada.
Na verdade, - respondeu Miss Marple calmamente, - esta metáfora não é muito boa. Eu creio que nada é tão cheio de vida quanto uma pequena gota d’água de uma poça estagnada debaixo do microscópio.

Sua grande vantagem é justamente a vida campestre. Miss Marple percebe de um modo singular que a natureza humana é exatamente a mesma em todo lugar, de forma que as probabilidades de ocorrer um crime na cidade são equivalentes as de ocorrer um crime em St. Mary Mead. Ou em qualquer outra parte habitada do mundo. A vantagem, como ela bem observa, é que fica bem mais fácil observar os caprichos da natureza humana na relativa calmaria do campo do que no agito da cidade.

E, além disso, após uma revigorante soneca no meio da tarde, ainda sobra tempo para um agradável chá com bolinhos. Estão servidos?





Nenhum comentário:

Postar um comentário