sábado, 10 de agosto de 2013

LIVROS & ENTRELINHAS - Capa de livro também é cultura!



Alguns livros se compram pela capa!



Você compra um livro pela capa? O ditado popular lhe avisa que esta não é uma decisão sábia. Mas, se o livro for de Agatha Christie e se a capa tiver sido criada por Tom Adams, não perca tempo: compre-o imediatamente!
Nascido em 1926, o pintor e ilustrador de origem norte-americana foi o artista responsável por mais de 100 capas de livros da escritora. Inicialmente publicados nas décadas de 1960 e 1970 pela editora Fontana na Grã-Bretanha e pela editora Pocket Books nos EUA, os livros de Agatha Christie com capas criadas por Tom Adams foram posteriormente reproduzidos em todo o mundo.

Veja se você reconhece - ou até mesmo possui algumas dessas capas:

seleção de livros de Agatha Christie  com capas idealizadas por Tom Adams

Hoje, as ilustrações do artista para as obras da escritora são mundialmente reconhecidas como ícones da arte do século XX no ramo das capas e brochuras. Além disso, Tom Adams produziu vários desenhos e telas calcados em Agatha Christie e em temas relacionados a ela, e que foram utilizados em cartazes e outros materiais, como se pode ver em alguns que reproduzo nesta publicação.


Agatha Christie: Queen of Crime  (Tom Adams)



Tom Adams também emprestou sua arte a vários filmes de ficção cientifica, como Uma Odisseia no Espaço (2001), de Stanley Kubrick, e Flash Gordon, de Mike Hodges, e teve a importância de seu trabalho reconhecida ao receber vários prêmios como ilustrador, como o da Sociedade Americana de Ilustradores, a Associação Americana de Diretores de Arte, e a Associação de Diretores de Arte e Design da Grã Bretanha. Porém, a parceria entre Tom Adams e Agatha Christie ganhou uma projeção e um reconhecimento mundial.



Mathew Pritchard (neto de Agatha Christie) e Tom Adams no Museu de Torquay

Recentemente, no final de 2012, o Museu de Torquay, em Devon, local onde Agatha Christie nasceu, sediou a exposição de uma série de pinturas originais de Tom Adams para capas de livros da escritora. A maioria dos originais destas ilustrações encontra-se dispersa entre colecionadores de todo o mundo, sendo muitos deles raros e valiosos. Porém, a curadoria do museu, com a participação do próprio Tom Adams e o apoio constante de Sir Mathew Pritchard, neto de Agatha Christie, conseguiu reunir diversos desses originais para esta exibição memorável.



Cartaz da exposiçãono Museu de Torquay


Se você perdeu a oportunidade de ver a exposição no Museu de Torquay, não fique triste. O site delicious death (cujo link disponibilizo abaixo) apresenta uma vasta coleção de fotos das capas dos livros de Agatha Christie idealizadas por Tom Adams, separadas por década de edição. Vale a pena conferir!






3 comentários:

  1. Eu estive nessa exposição! Como curiosidade, vale citar que alguns originais foram roubados há algum tempo, seis ou sete, e entre eles está esse maravilhoso de Agatha sentada no banco.

    ResponderExcluir
  2. Onde você descobre essas coisas? Achei muito legal, entrei no link e vi todas as capas e fiquei lembrando dos livros. São maravilhosas! Impressionante como tem a ver com os enredos dos livros em questão. Deu até vontade de reler alguns...Parabéns por seu trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carla! Fico feliz que tenha gostado. Bem, eu sou uma grande fã já há umas boas décadas... (Não digo quantas pra não revelar minha idade!) Além disso, minha formação acadêmica é justamente em literatura inglesa, e talvez por isso, eu conheça alguns "caminhos" de acesso ao universo literário. De qualquer forma, este é mesmo o meu propósito: compartilhar com outros fãs coisas interessantes sobre esta escritora maravilhosa. Continue participando! Beijos!

      Excluir