quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Poirot: Bigodes & Bengala - Paródias de Hercule Poirot - 2ª parte: na TV


Quem desdenha quer comprar.

David Suchet como Hercule Poirot
É o que consta no dito popular. Assim, quando a dramaturgia mundial satiriza Hercule Poirot, o implacável detetive criado por Agatha Christie, na verdade, estão demonstrando o quanto o admiram – ou se incomodam com ele. Como disse o próprio Poirot certa vez:

Realmente, eu não consigo sentar-me em uma cadeira e passar o dia todo refletindo o quão verdadeiramente admirável eu sou.

Sem dúvidas, nutrindo simpatias ou não por ele, não se pode negar que Hercule Poirot é verdadeiramente notável, não é mesmo? Bem, indiscutível é o fato de que o famoso detetive belga impactou muita gente no mundo todo, de uma forma ou de outra. Na última postagem sob o marcador: Pelos bigodes de Poirot!, falei de alguns filmes que trouxeram paródias do nosso amado detetive. Conforme prometido, nesta 2ª parte apresento algumas outras referências caricatas a Hercule Poirot que circularam pela TV.

Quem se lembra daqueles bonecos de Muppets Show, o sapo, a porquinha e os outros? Pois bem, na reedição do seriado, o Muppets Tonight, que foi ao ar entre 1996 e 1998, Poirot aparece em seu 8º episódio, interpretado por Jason Alexander. Eu não sou particularmente fã dos bonecos comandados pelo sapo Caco, e, por isso, em minha opinião, a graça aqui fica mais mesmo por conta do nome do episódio, que faz um trocadilho de grande inteligência cômica com o título do livro original de Agatha Christie: Murder on the Desorientated Express, algo como Assassinato no Expresso Desorientado. Eu achei bem adequado para os  constantemente desorientados bonecos.

Mais conhecido pela sigla: MST3K, o seriado cult norte americano, criado por Joel Hodgson, Mystery Science Theater 3000, que foi ao ar de 1988 a 1999, apresentou o que eu considero uma homenagem bem bacana a Hercule Poirot. Trata-se de um seriado de ficção científica onde, no episódio intitulado The Rebel Set, o personagem Tom Servo, interpretado então por Kevin Murphy, veste-se de Hercule Poirot e o personifica na tentativa de descobrir a identidade do ator de filmes classe B, Merritt Stone, conforme o mistério que envolvia a trama da estória. Dentre dezenas de detetives que povoam o universo da ficção, para este caso especialmente enigmático ele resolveu personificar Poirot, o único detetive que julgou ser capaz de resolver o mistério. Muito bom!

Os ingleses tem mais senso de humor do que se imagina - ainda que o bom gosto deste tipo de humor possa ser questionado. No programa britânico de sketchs (cenas pequenas e breves de comédia) chamado That Mitchell and Webb Look, no ar desde 2006, Poirot, sempre encarnado por David Mitchell, já foi parodiado diversas vezes. Em uma cena, ele se encontra com o Capitão de um navio, sendo que o Capitão é interpretado simultaneamente pelo mesmo David Mitchell, o que provoca alguma confusão e algumas gargalhadas. Na outra cena, Poirot consegue a proeza de identificar uma assassina através de uma única evidência: sua terrível voz maligna. Ocorre que aquele seria o tipo de voz que somente mulheres assassinas são capazes de usar... Hum, sei... Bem, meio embaraçado, ele depois também admite que, exceto pela voz maligna da mulher, ele não conseguiu encontrar mais nenhuma outra evidência.

Além da dramaturgia, Poirot também aparece com bastante frequência, explicitamente ou como uma referencia icônica, em outras formas midiáticas e nos mais variados produtos comercializados pelo mundo. Na próxima postagem de Pelos bigodes de Poirot!, eu trarei alguns outros exemplos de por onde o mais famoso e celebrado detetive criado por Agatha Christie andou perambulando e deixou sua inconfundível marca. Até lá! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário