terça-feira, 20 de agosto de 2013

ENTRE ASPAS - Destino ou Coincidência?


Sinais de terra
 


Agatha Christie nos revelou diversas vezes jamais ter ambicionado ou planejado tornar-se escritora. Bom, na vida, há quem acredite em destino, e há quem acredite em pura coincidência. Seja como for, o fato é que, mesmo muito antes de se dar conta disso, Agatha Christie já trilhava o caminho da popularidade através de seus escritos. Ela mesma nos conta como isso aconteceu quando teve seu poema impresso no jornal quando ainda era uma garotinha:

(Terceira parte: Entrada na Adolescência)

Por acaso apareci impressa com a idade de 11 anos. Sucedeu da seguinte maneira. Chegaram os bondes elétricos a Ealing – e a opinião pública logo irrompeu em fúria. (...) Simplesmente nós não necessitávamos de bondes; eles porém chegaram. Inexoravelmente chegaram e houve choro e ranger de dentes – e Agatha viu o seu primeiro esforço literário publicado, o qual constitui num poema. (...) Era composto de quatro estrofes (...) e lembro-me ainda da primeira:

When first the eletric trams did run
In all their scarlet glory
‘Twas well, but ere the day was done
It was another story.


Quando começaram a correr os primeiros bondes elétricos
Em seu escarlate glorioso
Foi bom, mas assim que findou o dia
Foi uma outra estória.

 
Esta história me faz lembrar muito daquela passagem bíblica, do Velho Testamento, quando Noé, após um longo tempo solitário navegando em sua arca, avista uma ave (alguns dizem que uma pomba branca) com um raminho de planta no bico, anunciando-lhe, assim, que havia terra nas proximidades e que sua pesarosa jornada estava chegando ao fim. Convencionou-se chamar a este episódio de bons presságios como sinais de terra.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário