quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Poirot: Bigodes & Bengala - Paródias de Poirot em filmes


Falem bem, falem mal, mas falem de mim!


desenho de Hercule Poirot


Não, não, Hercule Poirot jamais pronunciou esta frase. Pelo menos, não que eu saiba. No entanto, modéstia não chega a ser exatamente uma palavra com a qual possamos definir o caráter de nosso querido detetive belga, não é mesmo? Agora, isto sim, como se fala sobre Poirot! Para além disso: como se copia Poirot! Muitas são as paródias – caricatas, satíricas – e as referências explícitas àquele que é um dos mais famosos personagens criados por Agatha Christie.

Começando pelos filmes, várias são as comédias onde Poirot figura. Às vezes, apenas uma paródia leve, daquelas que se pode considerar até uma homenagem bem humorada. Outras vezes, porém, mais ácidas, de gosto duvidoso. Portanto, vale logo um aviso: se você não tem bom humor ou é do tipo que não consegue rir de si mesmo e nem de seu personagem favorito, é melhor respirar fundo antes de continuar lendo. Em todo caso, é bom recordar as próprias palavras de Poirot, repetidas em vários livros:



Eu pertenço ao mundo, mon ami.




Peter Sellers como o Inspetor Closeau


Em O Retorno da Pantera Cor de Rosa (1978), o sexto filme da série clássica, o Inspetor Closeau, interpretado por Peter Sellers, vai parar em um asilo para doentes mentais. Lá ele encontra Poirot, interpretado por Andrew Sachs: um interno que, no melhor estilo do clássico personagem cômico, o maluquinho Napoleão Bonaparte, repete insistentemente ser o maior detetive de toda a França, o maior do mundo! Hum, interessante, porque Poirot é belga, mas Napoleão é francês, então fica tudo misturado e por conta da pantomina.  

Já a comédia O Estranho Caso do Fim da Civilização Como a Conhecemos (1977) é uma sátira a Sherlock Holmes e ao gênero detetivesco em geral, onde um caricato Poirot faz uma breve aparição, representado por Dudley Jones.





Poirot, o 6º Spice.  (Hãn ??!!)


The Spice Girls



Hercule Poirot (Quem diria!) interage com as cantoras britânicas do grupo Spice Girls na comédia musical Mundo das Spice Girls (1997). Quando ele vai acusar Emma Bunton do crime, uma das Spices, que portava uma arma, ela lhe lança um adorável sorriso ingênuo, e, encantado com a linda mocinha, Poirot decide acusar então um homem inocente.

A adaptação do livro Os Crimes ABC, que resultou no filme O Assassinato do Alfabeto (1965), não se preocupou em seguir o livro original. Pelo contrário: está mais para uma comédia baseada no livro, com uma sátira a Poirot, feito por Tony Randall, que investiga o assassinato enquanto foge das tentativas da polícia para tirá-lo da Inglaterra e mandá-lo de volta para a Bélgica.




Assassinato por Morte



James Coco interpretando Milo Perrier em Assassinato por Morte

Porém, uma das comédias que eu mais gosto no gênero é Assassinato por Morte (1976). Ela satiriza o tradicional mistério do crime ocorrido em uma casa vitoriana no campo. O personagem Milo Perrier (igual ao nome da famosa água francesa), feito por James Coco, é obviamente uma paródia de Poirot. Interessante é que, entre outros, Miss Marple também é satirizada no filme.

Hercule Poirot sem dúvidas impactou muita gente e deixou sua marca no universo das estórias de investigação, crime e mistério. Do contrário, não teria sido tão copiado e satirizado na dramaturgia. De modo semelhante, nos seriados de TV, nos livros, e em outros meios, o personagem de Agatha Christie também foi largamente parodiado. Na próxima publicação de Pelos bigodes de Poirot! eu comento algumas destas outras aparições cômicas de nosso querido detetive belga em outras mídias. Aguardem!



*********************


PS: Um recadinho para os fãs que ainda se incomodam com as sátiras ao nosso amado detetive belga: lembrem-se daquele ditado popular: Quem desdenha, quer comprar!

2 comentários:

  1. Adoro Assassinato por Morte, dificil de encontrar em DVD, nem sei se existe. Outro filme legal da TV Britânica é The Murder by the book, onde Poirot encontra... Agatha Christie! Tem no You Tube em 4 partes. Agatha está perfeita, Poirot também, mas existem alguns errinho e Agatha no filme tem uns 70 anos, quando na verdade tinha 85 quando a tal conversa se realizou. De quebra, vemos Max, Ed Cork e Bingo!

    ResponderExcluir
  2. Assassinato por Morte realmente é um clássico, você não acha, Tito? Assisti Murder by the book uma vez, mas, confesso, não achei lá muito bom, embora a ideia do encontro seja interessante. Legal saber que há a opção de assistir pelo You Tube. Talvez se possa vê-lo com outros olhos... Abraços!

    ResponderExcluir