sexta-feira, 16 de agosto de 2013

PERSONAGENS que também AMAMOS - O Life Coach de Agatha Christie


Profissão:

Especialista nos Assuntos do Coração


Maurice Denham como Parker Pyne


Quem disse que Parker Pyne não é um detetive? E quem disse que é? Um detetive; um psicólogo; um manipulador; um bom camarada. A maioria dos estudiosos da obra de Agatha Christie concorda que o personagem principal de Parker Pyne Investiga (Parker Pyne Investigates), o simpático servidor público aposentado Parker Pyne, não se encaixa exatamente na categoria de detetive. Sendo assim, qual seria então o seu oficio? Eu tenho uma teoria.

LIFE COACH


Se você acessar o site do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching (link ao final), você encontrará a seguinte definição: Life Coaching é uma modalidade de Coaching orientanda para vida pessoal, para aspectos como relacionamentos, planejamento, motivação, comunicação, família. No mesmo site consta, ainda, a seguinte explicação: o processo de Life Coaching é ideal para pessoas que estejam decididas a avançar no aprimoramento pessoal ou profissional. Para aqueles que estão dispostos a ampliar seus horizontes, ou empenhados em dar um novo rumo à vida.

Ora, mas não é exatamente isso o que Parker Pyne faz? Ajudar as pessoas a dar um novo – e mais feliz – rumo às suas vidas! Pronto: para mim, Parker Pyne é uma espécie de Life Coach – o pioneiríssimo Life Coach idealizado por Agatha Christie.


VOCÊ  É  FELIZ?


O ofício de Parker Pyne é o de ocupar-se em curar a tristeza. Muito mais do que se envolver em atividades de investigação, em solucionar crimes ou desvendar mistérios (embora ele até desempenhe um pouco destas atividades às vezes), Parker Pyne auxilia seus clientes a divisarem novas perspectivas em suas vidas e, assim, a recuperarem a felicidade perdida. Desde o princípio, ele deixa seus propósitos muito bem claros:





Você é feliz? Caso contrário, consulte Sr. Parker Pyne, 17 Richmond Street,

diz o anúncio publicado na coluna pessoal do Times. Lançando mão de manobras criativas, ele vai conduzindo seus clientes, conforme o caso, ao equilíbrio nas relações familiares, ou a melhora em seu relacionamento, ou a adquirir confiança em si mesmos, ou a enfrentar seus temores, ou a clarificar suas visões da vida. Enfim, a alcançar vários daqueles objetivos que são comumente listados como metas típicas de um processo de life coaching. E, a final de contas, aonde é que os targets de uma dinâmica de life coaching pretende nos levar senão a alguma forma de satisfação ou de felicidade?



REALIZANDO  SONHOS


Parker Pyne é uma espécie de Life Coach com a rara especialidade em realizar sonhos. Confundi-lo com um detetive é um engano, pois, em Parker Pyne Investiga, ele esclarece que não se considera como tal. A melhor definição de si mesmo e de seu trabalho pode ser encontrada lá também, em suas próprias palavras:

Eu sou, se você quiser colocar desta forma, um especialista nos assuntos do coração.

Concordo plenamente!


E você, é feliz? Então, conte-me um segredo: mesmo que se considere uma pessoa satisfeita, você não adoraria conhecer um Life Coach tão simpático como Parker Pyne? Quanto a mim, certamente que sim!



***************************


Nenhum comentário:

Postar um comentário