terça-feira, 6 de agosto de 2013

Link Legal - Desafio maluco: ler toda Agatha Christie em 1 ano!


De médico,
de fã de Agatha Christie
e de louco,
cada um tem um pouco!


Anskov e seu livro
Navegando distraidamente pela internet um dia desses, me deparei com um vídeo de aspecto amador. Era um rapaz de seus 30 anos, vestido bem informalmente, de bermudas, chinelos e camiseta, caminhando da câmera em direção a um banquinho em um pacato quintal gramado de uma casa de classe alta. Ele trazia consigo um livro nas mãos. Ajeitou os óculos e começou a falar do livro, mostrando-lhe a capa, e contando suas impressões a respeito. E de quem era o tal livro? De Agatha Christie!

Pesquisei mais um pouco e descobri que o rapaz – suponho fortemente que seja norte-americano – que se assina como Anskov, criou para si mesmo, em dezembro de 2007, um desafio muito legal: ler toda a obra de Agatha Christie em 1 ano. Ele já era fã e já havia lido alguns livros. Bem, ele se aplicou bastante, todavia, em apenas 1 ano não conseguiu - obviamente. Então, mudou de estratégia: ler o máximo possível da obra até que consiga lê-la todinha. Agora, em 2013, Anskov promete que terminará de ler todos os livros afinal.

O bacana é que ele vai postando no blog somente vídeos sobre o percurso de seu desafio: o livro que está lendo, as dificuldades, as surpresas, tudo de um jeito super descontraído, como se estivesse batendo um papo com seus amigos, hora na sala de sua casa, hora em seu quarto, hora no quintal. Ele também contabiliza quantas barras chocolate ou quantos pacotes de batatas fritas comeu ao longo das leituras – mais ou menos como Bridget Jones fazia, lembram-se? Eu lhe enviei um comentário em nome do blog (e de quebra dos fãs brasileiros) dizendo assim:

Grande desafio! Eu mesma já li todos os livros e contos, para não mencionar os romances autobiográficos. Exceto por um e tão somente um: Cai o Pano, o qual foi um presente de aniversário de 18 anos (há mais de uma década, devo dizer) e o qual eu reservei para ler por último – só não sei quando exatamente ainda. Bem, eu também mantenho um blog dedicado a nossa Rainha do Crime, onde eu publico crônicas e textos leves e descontraídos sobre ela e seu trabalho. Porém, o blog é escrito em português, uma vez que eu sou brasileira. Por isso, imagino que ele não lhe seja muito útil. Mas, eu queria apenas que você soubesse que há milhares de fãs de Agatha Christie no Brasil também. Parabéns por sua iniciativa!

Dizem por aí que de perto ninguém é normal. Mas eu já penso que há alguns tipos de loucura que são muito mais saudáveis do que certas normalidades que andam fazendo pelo mundo a fora – haja vista as coisas ditas normais que os políticos brasileiros fazem todos os dias. Bem, Anskov ainda não me respondeu. Mas, se vocês quiserem acompanhar suas malucas aventuras literárias, basta clicar no link abaixo. Ah, só um detalhe: ele fala tudo em inglês, naturalmente. 

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário