segunda-feira, 29 de julho de 2013

ENTRE ASPAS - Diversões infantis na época de Agatha Christie



Senhoras e Senhores: a diversão chegou!



Agatha Christie



Para fechar o período de férias, eu trago uma passagem da Autobiografia na qual Agatha Christie narra um trecho de suas memórias da infância: sob o olhar inocente de uma criança fascinada, ela descreve uma feira e suas atrações encantadoras para os pequenos de qualquer época. Serve também como uma evidência histórica, já que é uma interessante descrição do mundo circense naqueles tempos.





 (Segunda parte: Meninas e meninos, venham brincar)
A minha maior alegria e pela qual eu ansiava era a feira. O carrossel, onde eu cavalgava cavalos com crinas, a girar, a girar, a girar, e uma espécie de montanha-russa que subia e descia ladeiras. Duas máquinas tocavam música aos berros, e, quando nos aproximávamos do Carrossel ou dos carrinhos da montanha-russa, e a melodia combinada resultava em uma horrível cacofonia.
 

carrossel
Depois, havia ainda todas as exibições. A Mulher Gorda; Madame Arensky, que predizia o futuro; a Aranha Humana, horrível só de olhar, o Tiro ao Alvo,onde Madge e Monty gastavam sempre muito tempo e dinheiro. E barracas em que os alvos eram cocos, e Monty geralmente ganhava grandes quantidades deles, levando-os para casa para mim. Eu adorava cocos!
 
Fico imaginando como eram ingênuos e divertidos aqueles tempos...



 

Um comentário:

  1. No lugar desse carrossel, coincidentemente, há hoje uma imensa roda gigante

    ResponderExcluir